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Técnicas de Comunicação em Público Catarina Duff Burnay 2012/203.

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Apresentação em tema: "Técnicas de Comunicação em Público Catarina Duff Burnay 2012/203."— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Comunicação em Público Catarina Duff Burnay 2012/203

2 a) Comunicar b) Como se tornar um bom comunicador c) As “dicas” essenciais d) Suportes visuais e) O comportamento não-verbal f) Apresentações de grupo em aula

3 a) Comunicar Falar Dizer Informar Verbalizar Exprimir Transmitir

4 a) Comunicar Communicare Comungar Tornar comum Partilhar Participar

5 a) Comunicar A B B A DIZOUVE OUVERESPONDE

6 a) Comunicar A B B A Diz o que tem necessidade de dizer Ouve o que tem necessidade de ouvir

7 a) Comunicar O facto de as pessoas ouvirem mais o que lhes interessa e menos o que lhes está a ser dito coloca acrescidas preocupações a quem comunica.

8 a) Comunicar Onde quero chegar: META O que devo e como devo fazer para lá chegar: CAMINHOS

9 a) Comunicar Comunicar para quê relação Comunicar o quê conteúdo Como Comunicar forma Objectivos Técnicas

10 a) Comunicar b) Como se tornar um bom comunicador c) As “dicas” essenciais d) Suportes visuais e) O comportamento não-verbal f) Apresentações de grupo em aula

11 b) Como se tornar um bom comunicador avaliar as próprias capacidades identificar quais as áreas mais fracas determinar quais as prioridades para melhorar

12 b) Como se tornar um bom comunicador Não se nasce bom comunicador Ser bom comunicador não é “ter jeito” Saber lidar com o medo

13 b) Como se tornar um bom comunicador Ter o desejo e o gosto de comunicar Compreender o processo comunicacional

14 b) Como se tornar um bom comunicador Dominar as técnicas base de comunicação interpessoal Gostar e saber ouvir

15 b) Como se tornar um bom comunicador PRATICAR, PRATICAR!

16 a) Comunicar b) Como se tornar um bom comunicador c) As “dicas” essenciais d) Suportes visuais e) O comportamento não-verbal f) Apresentações de grupo em aula

17 c) As “dicas” essenciais Preparar a comunicação de forma cuidada Formular com clareza o(s) objectivo(s) da comunicação

18 c) As “dicas” essenciais Colocar-se na pele do público Demonstrar ser “autoridade” na matéria Definir bem a estrutura da apresentação

19 c) As “dicas” essenciais Captar a atenção do público desde o início; Estar sempre ligado ao público: falar para e com o público; Evitar o discurso monótono.

20 c) As “dicas” essenciais Evitar frases feitas e palavras “parasitas”; Usar meios audiovisuais que tornem a mensagem mais fácil de perceber, mais interessante, mais memorizável;

21 c) As “dicas” essenciais Terminar “em grande”: boa conclusão e/ou imagem /mensagem impactante

22 a) Comunicar b) Como se tornar um bom comunicador c) As “dicas” essenciais d) Suportes visuais e) O comportamento não-verbal f) Apresentações de grupo em aula

23 d) Suportes Visuais Quatro principais razões para o uso de Power Point ou acetatos: Para reforçar a mensagem verbal. Para expor informação mais facilmente. Para tornar a apresentação menos densa. Para facilitar a atenção e memorização do público.

24 Principais erros na elaboração de slides ou acetatos Textos demasiado longos Uso excessivo de cores Mostrar 50 slides em 15 minutos Slides sem título Tabelas com demasiada informação Grande diversidade de estruturas

25 As abordagens teóricas apresentadas a seguir focam, de forma cronológica e organizadas por escolas e tendências, a complexidade das análises que discutem a) o papel do meio/emissor (literatura, cinema, rádio e televisão), b) o papel da mensagem (conteúdos/programas informativos e ficcionais) e c) o papel do receptor, atendendo, conforme o período histórico, à (suposta) passividade ou actividade dos indivíduos face a esses meios e a esses conteúdos. A questão identitária é uma das premissas base dos estudos explorados: numa primeira fase são analisados, essencialmente, comportamentos políticos e, numa segunda fase, são analisados os conteúdos, essencialmente produtos ficcionais veiculados pelas indústrias culturais acima indicadas, privilegiando-se as diferenças inerentes ao género, quer na perspectiva da produção, quer e de forma mais vincada, na perspectiva da recepção.

26 OBJECTOS Os meus objectos preferidos são: panela, televisão, cubos, colher... Era uma vez um gato maltês, tinha duas botas e tocava piano...

27 Principais cuidados a ter na elaboração de slides ou acetatos O texto deve ser legível em toda a sala Usar tópicos e frases curtas Usar imagens Todos os slides devem ter um título Evitar os fundos carregados e os fundos claros com letra clara Não abusar da animação

28 a) Comunicar b) Como se tornar um bom comunicador c) As “dicas” essenciais d) Suportes visuais e) O comportamento não-verbal f) Apresentações de grupo em aula

29 e) O comportamento não-verbal Não ficar estático Não ficar “eléctrico” Contacto visual pobre Interagir com o público e não com o slide

30 e) O comportamento não-verbal Não usar adornos em excesso Vestir-se de acordo com a ocasião Evitar maneirismos

31 a) Comunicar b) Como se tornar um bom comunicador c) As “dicas” essenciais d) Suportes visuais e) O comportamento não-verbal f) Apresentações de grupo em aula

32 Fazer uma preparação EM GRUPO e não cada um por si. É fácil perceber quando o “todo” é um amontoado de contributos, desarticulado e incoerente.

33 f) Apresentações de grupo em aula Torne a informação relevante para os colegas. Significa “encaixar” bem o que vão partilhar, ajudar a aprender. Integre a apresentação numa sequência de conteúdos da disciplina.

34 f) Apresentações de grupo em aula Promova a atenção de todos: dizendo sobre o que trata a apresentação. explicando por que razão ou razões a apresentação é importante.

35 f) Apresentações de grupo em aula Posicionem-se correctamente uns em relação aos outros: enquanto um apresenta, onde estão os outros colegas? e o que estão a fazer (postura de cada um).

36 f) Apresentações de grupo em aula Cada um deve reportar-se ao que os anteriores disseram (demonstrar que conhece “a parte” deles e como é que a sua se relaciona com o todo). E o primeiro reportar-se aos seguintes.

37 f) Apresentações de grupo em aula Atenção ao TEMPO da apresentação, de cada um e do grupo no seu todo. Controlar o tempo

38 f) Apresentações de grupo em aula Um dos membros do Grupo faz um resumo no final da apresentação.

39 Técnicas de Comunicação em Público Catarina Duff Burnay cburnay@fch.ucp.pt


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