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A Temperatura Como Fator Abiótico

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Apresentação em tema: "A Temperatura Como Fator Abiótico"— Transcrição da apresentação:

1 A Temperatura Como Fator Abiótico
Adaptações dos animais às temperaturas extremas Nome do Aluno, número, ano e turma Escola EB 2/3 Martim de Freitas

2 Escola EB 2/3 Martim de Freitas
Introdução Os animais estão distribuídos por todas as partes do globo terrestre, desde os pólos ao equador, das grandes altitudes às maiores profundezas oceânicas. Todos estão bem adaptados ao meio onde vivem e, por isso, têm adaptações (físicas, fisiológicas ou comportamentais) para fazer face a fatores abióticos extremos. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

3 Objectivos do trabalho
Identificar as caraterísticas físicas que permitem aos animais sobreviver às baixas temperaturas (zonas polares e subpolares); Identificar as caraterísticas físicas que permitem aos animais sobreviver às altas temperaturas (desertos quentes); Conhecer os comportamentos dos animais face às baixas temperaturas(zonas polares e subpolares); Conhecer os comportamentos dos animais face às altas temperaturas (desertos quentes). Escola EB 2/3 Martim de Freitas

4 Zonas polares e subpolares
Os seres vivos que habitam nas regiões polares e subpolares têm de sobreviver às temperaturas negativas que se fazem sentir durante o Invernos nestas regiões. Para fazer face a estas temperaturas extremas, apresentam quer características físicas, quer comportamentos, que impedem a perda de calor e a morte por hipotermia. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

5 Adaptações às baixas temperaturas I
Caraterísticas físicas: Completa com três características físicas para sobreviver ao frio, carateriza-as e refere exemplos de animais que as apresentem. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

6 Adaptações às baixas temperaturas II
Comportamentos: Completa com três comportamentos diferentes para sobreviver aos longos meses de Inverno, carateriza-os e refere exemplos de animais que os manifestem. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

7 Adaptações às altas temperaturas I
Caraterísticas físicas: Completa com três caraterísticas físicas que permitem aos animais sobreviver às altas temperaturas, carateriza-as e refere exemplos de animais que as apresentem. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

8 Adaptações às altas temperaturas II
Comportamentos: Completa com três comportamentos diferentes que os seres vivos adoptam para sobreviver às elevadas temperaturas dos desertos, carateriza-os e refere exemplos de animais que os manifestem. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

9 Escola EB 2/3 Martim de Freitas
Conclusão Todos os animais estão bem adaptados ao meio onde vivem. Uns estão preparados para o frio intenso, outros para o calor infernal! Todos diferentes e, no entanto, necessários ao equilíbrio dos ecossistemas. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

10 Referências Bibliográficas
Enumera, por ordem alfabética, os sites e/ou os livros consultados. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

11 Recursos da Biblioteca Escolar
Vários (1994). Enciclopédia da Ciência 4 – a vida. Editorial Verbo, Lisboa. Cota: OR (030)/7094 Gallavotti, B. (2001). A Ecologia – Enciclopédia da Ciência (Hiperlivro, vol. 14). Asa Editores II, Porto. Cota: OR (030)/8090 Del, C. (1986). Enciclopédia Juvenil Ilustrada – Natureza. Resomnia Editores, Lisboa. Cota: OR (030)/775 Jollands, D. (1986). Enciclopédia Cambridge da Ciência – Formas de vida na Terra, vol.8. Editorial Verbo, Lisboa. Cota: OR (030)/785 Procura ainda informações em enciclopédias multimédia. Para pesquisa na Internet devem ser utilizados termos específicos e deve ser evitada a consulta de páginas de blog’s. Os manuais dos 5º e 8ª anos são também recursos muito importantes. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

12 Escola EB 2/3 Martim de Freitas
Bom Trabalho! Escola EB 2/3 Martim de Freitas


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