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EDUFARURAL EDUCAÇÃO FAMILIAR RURAL
PATOS DE MINAS - MG
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LOCALIZAÇÃO Patos de Minas - Alto Paranaíba - Minas Gerais
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POPULAÇÃO
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OCUPAÇÃO SETOR ECONÔMICO
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DADOS COMPLEMENTARES 95,14% 84,87%
das propriedades rurais têm área de até 100 hectares- a maior parte em regime de agricultura familiar - INCRA/EMATER 84,87% das propriedades possuem até 50 hectares
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DADOS COMPLEMENTARES Escolas Rurais
Municipais: alunos - ensino fundamental - educação infantil Estaduais: alunos - ensino fundamental e médio Os 700 alunos do entorno do Distrito-sede estudam na cidade.
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EDUFARURAL JUSTIFICATIVAS
Fluxo decrescente de alunos Propriedades rurais desabitadas Alunos desinteressados, com desempenho escolar insatisfatório Baixa auto-estima dos alunos (“caipiras”) Alto índice de jovens desempregados
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EDUFARURAL JUSTIFICATIVAS
Insatisfação dos pais - desesperança e pessimismo Desejo que os filhos se “formem” e mudem para a cidade, em busca de futuro melhor Professores sem nenhuma ligação com o meio rural material didático-pedagógico voltado para questões urbanas
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PARCEIROS E INTERLOCUTORES
Instituto de Economia da UNICAMP Instituto de Economia da UFU Faculdade de Agronomia do UNIPAM Escola Agrotécnica da FEPAM EMATER SENAR
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PARCEIROS E INTERLOCUTORES
IEF SEBRAE Sindicato dos Produtores Rurais Sindicato dos Trabalhadores Rurais Banco do Brasil EMBRAPA
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CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
Necessidade de um plano de desenvolvimento rural no município, que contemplasse a agricultura familiar Liberdade de escolha - um modelo de educação democrático que considera valores e especificidades urbanos e rurais Produção de material didático e paradidático referente aos assuntos do campo: produção, trabalho e cultura.
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PRESSUPOSTOS A proposta fundamenta-se em:
Essencialidade do trabalho como elemento formador da subjetividade e do ser social - Luckács Metodologia libertadora de Paulo Freire - resgate da identidade do homem e da mulher do campo, tendo como ponto de partida o contexto natural, social e econômico.
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OBJETIVOS Elaborar planos pedagógicos que considerem o campo - a importância do “rural” na cultura e na economia nacional, a valorização do homem, da cultura, do trabalho/produção e do espaço físico-geográfico rural; Promover aprendizagens que contemplem os interesses e as necessidades do cidadão e cidadã do campo sem perder de vista as pesquisas, a tecnologia e os empreendimentos urbanos.
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OBJETIVOS Fomentar novos valores, atitudes e comportamentos, possibilitando outras modalidades de trabalho e/ou criação de bens materiais, a partir de tecnologias compatíveis com o espaço físico-geográfico e a realidade econômico-produtiva rural; Articular formas de organização associativa/comunitária, fortalecendo social, política e economicamente os grupos produtivos rurais.
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METODOLOGIA Currículos consonantes com os PCNs
Reestruturação curricular - valores, saberes e competências adequadas à maior eficiência como protagonistas de suas comunidades, capazes de transitarem por cooperativas, agências de crédito, mercados fornecedores e consumidores
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METODOLOGIA Implantação da disciplina EDUFARURAL
Suporte técnico aos planejamentos e às ações, inclusive das famílias - Estagiários da Escola Agrotécnica Desenvolvimento de projetos de estudos e pesquisas, aulas expositivas, dias de campo, palestras e relatos de experiências e técnicas inovadoras, trabalhos comunitários e parceria com a comunidade escolar
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METODOLOGIA Acompanhamento “in loco” pela SEMEC
Assistência às escolas pelos parceiros - capacitação e orientação técnica Formação Continuada dos Educadores da rede municipal
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METODOLOGIA Produção de Material Paradidático e formação de professores, em parceria com a EMBRAPA Valorização do homem do campo Empreendedorismo Mercado Agrícola Organização de Agricultores Meio Ambiente Modalidades Produtivas de Pequeno Porte e Processamento em Pequenas Produções Agricultura Familiar
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METODOLOGIA Conexão com o PROGREDIR - Programa de Geração de Renda, Emprego e Desenvolvimento Integrado.
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RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS
Maior integração Escola/Família Maior dinamismo na escola, atividades contextualizadas Reestruturação do espaço físico-escolar Crescimento profissional e surgimento de novas lideranças entre os professores
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RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS
Planejamento e execução de atividades interdisciplinares Surgimento e/ou consolidação de trabalho coletivo nas escolas Troca de conhecimentos entre alunos e professores.
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DESAFIOS Falta de recursos financeiros para execução de alguns projetos locais e aquisição de material de apoio pedagógico Falta de envolvimento de alguns profissionais Falta de envolvimento de alguns Conselhos de Desenvolvimento Comunitário Falta de capacitação mais intensificada dos professores. Exigência de uma mudança de mentalidade, de cultura e de hábitos por parte dos educadores
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CONTATOS Prefeitura de Patos de Minas
Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Rua Tenente Bino, 32 - Centro Cep: Fone (34)
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