Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLavínia Ramalho Alterado mais de 9 anos atrás
1
Planejamento PESQUISA SALARIAL Conceito Gráficos Análises
Caderno de coleta. Caderno de resultados.
2
CONCEITO A pesquisa de Salários é um instrumento gerencial cuja utilização possibilita conhecer as práticas de remuneração utilizadas no mercado, oferecendo à organização a possibilidade de permanecer competitiva tanto em termos de captação quanto de retenção dos seus recursos humanos.
3
PESQUISA SALARIAL Metodologia A Escolha de Cargos
A Escolha de Empresas Corte de Extremos Tratamento Estatístico Cálculos de ajuste.
4
Caderno de Coleta Encadernação
Áreas de Pesquisa (Benefícios, práticas, salários, etc.) Codificação Apresentação dos resultados finais Agradecimentos pela participação Garantia de sigilo absoluto.
5
Caderno de Resultados Introdução com agradecimentos
Metodologia aplicada Relação de Empresas por nome e contatos Relação de cargos (horistas, mensalistas) Análise dos benefícios e práticas Resultados estatísticos Gráficos Análises das diferenças.
6
A Escolha dos Cargos... Definir, inicialmente, seus “Cargos-Chave”
Definir os cargos mais importantes para sua empresa Reajuste os títulos dos seus cargos quando necessário Identifique amostras de cargos ao longo de toda a sua estrutura Separe cargos horistas, mensalistas e executivos.
7
A Escolha das Empresas Segmento que atua Porte Tipo de mão-de-obra
Região geo-econômica Política Salarial Concorrentes, fornecedores, parceiros, etc.
8
Corte de Extremos Toda pesquisa recebe informações muito acima e muito abaixo da média o que distorce os resultados finais. É preciso escolher uma metodologia de “corte” desses extremos (desvio padrão, um percentual acima e abaixo da média, etc.)
9
Tratamento Estatístico da Pesquisa
Menor Salário Mediana M.A.P. Primeiro Quartil Terceiro Quartil Maior Salário
10
Cálculo do Reajuste Salarial
Mesma Data-Base: A empresa que realiza a pesquisa é o paradigma; As demais se ajustam aos seus critérios para ficarem todas no mesmo patamar. Datas-Base diferentes: Retorna-se à data-base anterior (Tzero) Aplica-se um mesmo índice de reajuste (por exemplo INPC) a todas as demais, da data-base até o mês da pesquisa.
11
Análises dos resultados da Pesquisa Salarial
Procedimentos praticados na mercado Níveis médios dos salários Tendências das políticas utilizadas Tendências dos benefícios praticados Maiores e menores salários por cargo
12
Exemplo de Gráfico
13
Caderno de Resultados Encadernação Explicação da Metodologia
Codificação Apresentação dos resultados finais Agradecimentos pela participação Garantia de sigilo absoluto.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.