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Administração e o Mercado de Trabalho

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Apresentação em tema: "Administração e o Mercado de Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Administração e o Mercado de Trabalho
Aula 5 Kelly Cristina Vieira

2 Tríade do administrador
Competiti-vidade Compe-tências STE

3 Transformação Base de produção Modelos de gestão
Maquinofatura Sistemofatura Base de produção Modelos de gestão Novos padrões de relações comerciais

4 Funções gerenciais Maquinofatura Sistemofatura Planejamento, execução, liderança e controle são processos isolados. Planejamento, execução, liderança e controle são processos integrados.

5 Gestão orgânica ou viva
Modelo de gestão Maquinofatura Sistemofatura Gestão mecanicista Gestão orgânica ou viva

6 Gestão orgânica ou viva
Processo de gerir organizações e pessoas a partir de visão sistêmica e integrada dos níveis da empresa: recursos, processos, relações e identidade. Gestão orgânica ou viva

7 Gestão orgânica ou viva
Identidade (Missão, valores e visão) Relações (Emoções e Personalidade) Processos (Fluxos de processos) Recursos (Prédio/equipamentos, capital) Gestão orgânica ou viva

8 O verdadeiro diferencial competitivo
Competitividade Batalha da Competitividade “Mercado Exigente” Aceleração das Mudanças Aumento da Complexidade Aumento da Competitividade Tempo 1945 – 1965 “Batalha da Produção Mercado Carente” 1965 – 1985 Batalha do Preço “Mercado Saturado”

9 Gestão orgânica ou viva
Gestão dos processos Gestão das relações entre as pessoas Gestão orgânica ou viva

10 3. Para trabalhar com processos interdependentes.
1. As necessidades de mercado são traduzidas em objetivos organizacionais. 2. Que são fatores de motivação dos empregados. 4. Para criar respostas que satisfaçam às necessidades do mercado.

11 O centro são as pessoas e suas competências.

12 Tríade do administrador
Competiti-vidade Compe-tências STE

13 Fluxo de trabalho Requer uma gama de conhecimentos específicos que interagem com o todo organizacional. Requer a aquisição de novas competências e habilidades que visam a empresabilidade e empregabilidade.

14 Transformação do mundo do trabalho
As mudanças tecnológicas tornam o trabalho MAIS Demandam trabalhadores com MAIS Inteligência Diferenciação Responsabilidade Habilidade relacional Capacidade de crescimento Cognitivo Complexo Fluido Trabalho Trabalhador

15 O trabalho não é mais um conjunto de tarefas associadas descritivamente ao cargo, mas se torna o prolongamento direto da COMPETÊNCIA que o indivíduo mobiliza em face de uma situação profissional mutável e complexa.

16 Biografia e Socialização
Experiência Biografia e Socialização Formação Competência humana

17 Referências ARAÚJO, L.C.G.; GARCIA, A.A. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2009. BOHLANDER, G.; SNELL, S. Administração de Recursos Humanos. Tradução: Maria Lúcia G. Leite Rosa, Solange Aparecida Visconti. Revisão Técnica: Flávio Bressan. São Paulo: CengageLearning , 2009. BORGES-ANDRADE, J.; ABBAD, G. S.; MOURÃO, L. (Org.). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações do trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006. DUTRA, J.S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2009. FLEURY, M. T. L. As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002. FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra cabeças caleidoscópico da indústria brasileira. Rio de Janeiro: Atlas, 2001. GUIMARÃES, A.S.A.; CASTRO, N.A. Trabalho, sindicalismo e reconversão industrial no Brasil nos anos 90. Lua Nova, São Paulo, v. 22, 1990. HOWARD, A. The changing nature of work. San Francisco: Jossey-Bass, 1995. KILIMNIK, Z. M., SANT’ANNA, A. S. Modernidade organizacional, política de gestão de pessoas e competências profissionais. In: BORGES-ANDRADE, J.; ABBAD, G. S.; MOURÃO, L. (Org.). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações do trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006, cap. 4.

18 Referências LAWLER III, E.E. From job-based to competency-based organizations.Journal of Behavior, Chichester, v.15, Jan.1994. LE BOTERF, G. De la compétence – Essaisur um attacteurétrange.LesÉditions D’Organizations. Quatrièmetirage. Paris, 1995. MARTINS, V. Seja assertivo. São Paulo: Campus, 2005. MCCLELLAND, D.C SPENCER, L.M. Competency assessment methods: history and state of the art. Boston Hay: McBerResearch Press, 1990. MOGGI, J. Gestão Viva: a célula como modelo de organização. São Paulo: Gente, 2001. MOGGI, J.; BURKHARD, D. O Espírito Transformador: a essência das mudanças no século XXI. 4ª Edição. São Paulo: Antroposófica, 2005. PINTO, R.P.; VALE, I.F.; SOARES, M.C.; MORAIS, E.C. Instrumentos de apoio à construção de um projecto vocacional nos Centros Novas Oportunidades. Agência Nacional para Qualificação. Lisboa, 2008. ZARAFIN, P. Objectif compétence. Paris: Liaisons, 1999.

19 Administração e o Mercado de Trabalho
Atividade 5 Kelly Cristina Vieira

20 Curiosidade O que é Empresabilidade? O que é Empregabilidade?

21 Empresabilidade É a capacidade que empresas apresentam de permanecerem competitivas em seu mercado, e isso se dá por meio de flexibilidade estrutural e de inovação.

22 Empregabilidade É a capacidade que o profissional apresenta para se manter empregado em sua área de atuação, e isso se dá por meio de atualização e aprendizado contínuo.


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