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A nova geografia portuária mundial e o lugar do Brasil

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Apresentação em tema: "A nova geografia portuária mundial e o lugar do Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 A nova geografia portuária mundial e o lugar do Brasil
Profª Drª Rita de Cássia Ariza da Cruz DG/FFLCH/USP

2 Objetivos Discutir as principais características da nova geografia portuária mundial. Analisar, criticamente, o lugar do Brasil nesse contexto. Analisar, criticamente, o lugar dos portos do Nordeste nesse contexto.

3 O que chamamos de “geografia portuária”
Como se organiza a nova geografia portuária mundial c) Qual o lugar do Brasil na geografia portuária contemporânea d) Qual o lugar do Nordeste e) Perspectivas para o futuro

4 A geografia portuária Entendemos por geografia portuária a distribuição espacial dos portos pelo mundo. Consideramos nesta análise apenas os portos organizados e entendemos que esses portos não apenas ocupam um lugar no espaço, mas estão intimamente relacionados aos espaços em que se inserem.

5 A nova geografia portuária mundial
Algumas características: o gigantismo dos navios a especialização/racionalização a hegemonia dos armadores a hegemonia dos portos da Ásia de Sudeste

6 O transportador global e o transportador marítimo
O papel do armador passou de entregador a parte integrante do processo produtivo, ao qual ele assegura a continuidade. Sem ele, a multilocalização não ocorreria. A esse novo sujeito Genet (1999) denominou “transportador global” (global carrier), em substituição a “transportador marítimo”.

7 A escolha de um porto pelos armadores
fatores relevantes: posição geográfica e tarifária em relação à rede de transporte terrestre preocupações do armador: adaptar o navio ao volume de tráfego esperado; assegurar contratualmente a entrega.

8 A hegemonia da Ásia de Sudeste - os novos países industrializados
“Novos Países Industrializados – NICs”: países que vivenciaram nas últimas décadas - pós II Grande Guerra - processos intensos de industrialização, capazes de mudar sua situação no mundo.

9 Fig.1- Novos países industrializados

10 Outra característica desse momento histórico: a multilocalização
tradução territorial do fenômeno da globalização diz respeito à produção espalhada pelo território, viabilizada, principalmente, pelo aparecimento do contêiner principais ramos de atividade envolvidos: automobilístico, químico e eletrônico.

11 Tabela 5 Os dez maiores portos do mundo: caracterização geral segundo o volume de carga transportado. Dados para o ano de 2003. FONTE: Port of Rotterdam/Port Information Desk.

12 Dez maiores portos do mundo em movimentação de carga conteinerizada
2006 2005 2004 2003 2002 CINGAPURA 24.792 23.200 21.329 18.410 16.941 HONG KONG 23.230 22.427 21.984 20.449 19.144 SHANGAI 21.720 18.084 14.554 11.280 8.620 SHENZEN 18.469 16.197 13.660 10.600 7.614 BUSAN 12.030 11.843 11.430 10.370 9.436 KAOHSIUNG 9.700 9.471 9.714 8.843 8.493 ROTERDÃ 9.690 9.288 8.292 7.144 6.506 DUBAI 8.923 7.619 6.429 5.152 4.194 HAMBURGO 8.862 8.088 7.003 6.138 5.374 LOS ANGELES 8.470 7.485 7.321 7.200 6.106 * Número X 1000 TEU’s (Twenty Feet-Equivalente-Units) – Unidades de Vinte Pés Fonte: Port of Rotterdam/Port Authorities/Marketing Information & Service (2007)

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16 Maiores portos do mundo em movimentação geral de carga e de carga conteinerizada (2003).

17 Tendências do setor portuário
Expansão/modernização Privatização Fusões entre empresas Aumento da competitividade Regionalização

18 O lugar do Brasil na economia-mundo
Pressuposto: movimento da economia- mundo X movimento da economia nacional Pontos fortes: estabilização da moeda; controle da inflação; crescimento da economia; ampliação do mercado consumidor Pontos fracos: questão cambial; proeminência de produtos primários na pauta de exportações.

19 O Sistema Portuário Brasileiro Atual
estruturação sistêmica estrutura hierárquica e articulada regionalização da economia/especialização portuária (racionalização das operações) dinâmica econômica da hinterlândia: centralidade/polarização de cada porto exceções: agro-negócio e produção extrativa de base natural Detalhar o atual sistema portuário brasileiro. Aumento da movimentação portuária – explicar tabela 1 (Antaq) Os portos brasileiros. Importância por: a) Tipos de navegação (tab.2); b) tipo de carga (tab.3); c) por toneladas (tab.4); d) por tipo genérico de carga (tab.5).

20 O Sistema Portuário Brasileiro Atual
A partir do Anuário, listou-se 35 unida­des, de magnitudes variadas, que compõem o sistema portuá­rio marítimo brasileiro. Não estão incluídos os terminais petrolífe­ros e os numero­sos portos exclusivos de empresas, que constituem um conjun­to à parte. O Anuário não inclui todos os portos existentes, sendo a lacuna mais sensível a do porto de Paranaguá. Os portos listados abrangem toda a zona costeira do Brasil, existindo pelo menos uma unidade portuária em cada estado da federação. Os destaques estaduais nessa atividade são o Espírito Santo e o Rio de Janeiro, ambos com seis portos, cuja posição territorial central no litoral é responsável por este adensamento portuário. O porto de Santos permanece com uma ampla primazia na atracação de navios e na movimentação geral de cargas, seguido pelo Rio de Janeiro e por Rio Grande, em relação a embarcações de longo curso. O porto de Vitória destaca-se na cabotagem e Itaqui, Tubarão e Sepetiba na tonelagem (Tabelas 2 e 3).

21 Grandes portos litorâneos:
Rio Grande Paranaguá Santos; Sepetiba Rio de Janeiro Tubarão Suape Itaqui

22 Portos intermediários:
Fortaleza Salvador Itajaí

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27 Conseqüência da Inadequação dos Portos (Bndes, 1998)
Congestionamento dos portos Sistemas de logística pouco ágeis e caros Opção pelo transporte rodoviário Perguntar aos participantes: quais as conseqüências da inadequação dos portos? Depois apresentar a lista e discuti-la. Como resultado das deficiências, observa-se (BNDES, 1998): ·        congestionamento nos portos; ·        impossibilidade de implantação de sistemas de logística que reduzam o custo de transportes e agilizem a movimentação das mercadorias; Opção pelo transporte rodoviário, dada sua maior versatilidade e adaptabilidade ao atual estágio de (des)organização dos portos, apesar desse modal ser mais caro, mais poluidor e de contribuir decisivamente para os intensos congestionamentos que se observam nas principais cidades e estradas brasileiras; necessidade de montagem de uma complexa estrutura burocrática no interior da empresa para coordenar o atendimento às exigências legais e dos vários prestadores de serviços, o que termina por gerar desestímulos à empresas que possuem capacidade técnica e competitividade para disputar mercados internacionais, mas que terminam por sucumbir à rede de ineficiências conhecida como Custo-Brasil ----- Discutir com os participantes o papel do poder público na atual estrutura. Discutir com os participantes se a privatização é a solução. O resultado mais evidente dessas distorções é o mapa atual que revela excessiva pulverização do sistema portuário ao longo da costa atlântica brasileira. Alguns de nossos portos estão localizados em regiões de difícil captação de demanda (FARIA, 1998). A privatização dos portos brasileiros, segundo diversos especialistas, é o caminho necessário para sua modernização. A transformação do papel do Estado, passando de provedor de serviços para o de regulador, conforme previsto na Lei 8.630/93, é inevitável. Resta saber se esta Lei ou qualquer outro diploma legal é capaz de assegurar as amplas reformas exigidas no sistema portuário. Além dos diplomas legais, é preciso comprometimento dos atores sociais diretamente envolvidos para implementar o que está referendado na lei. Papel do poder público Privatizar é a solução?

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29 Infra-Estrutura do CIPP
Terminal Portuário do Pecém 56 km de Fortaleza Terminal Off-Shore Profundidade: 15,5 m 2 Piers: 4 berços de Atracação Alfandegado Atracação de Navios em 2003: 289 Localização Estratégica: Europa e USA. Área Portuária: ha


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