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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português

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Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português
Ensino Médio 1ª Série Origens da Literatura Brasileira

2 COMPONENTE CURRICULAR, Série
Tópico Origens O estudo sobre as origens da literatura brasileira deve ser feito levando-se em conta duas vertentes: a histórica e a estética. Histórica: a literatura brasileira é uma expressão da literatura portuguesa. Estética: ressalta as divergências que desde o primeiro instante se acumularam no comportamento do colonizador e colonizado, influindo na nossa literatura (1).

3 Literatura de informação
A história da literatura brasileira pode ser dividida em duas grandes eras: a Colonial e a Nacional. Era Colonial – do Quinhentismo até o Arcadismo. A Era Nacional - do Romantismo até o Modernismo. A produção literária que se segue ao Modernismo é conhecida como literatura brasileira Contemporânea (2). Estilos de época na literatura brasileira Imagem: Map of Brazilian states divisions /Felipe Menezes / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic, 2.0 Generic and 1.0 Generic. Quinhentismo Literatura de informação Realismo Naturalismo Parnasianismo Pré-Modernidade Barroco Modernismo Arcadismo Romantismo Simbolismo

4 Contexto Histórico

5 A época de quinhentos é considerada a mais valiosa da literatura portuguesa. Os grandes feitos do Ultramar, as figuras heroicas, a crítica à própria sociedade foram elementos importantes da poesia portuguesa quinhentista. É também a época de Gil Vicente, considerado o pai do teatro português. Em 1524 nasce Luís Vaz de Camões (3). Imagem: François Pascal Simon Gérard / United States Public Domain.

6 Portugal continuava a ser um país extremamente religioso, marcado por inúmeras procissões e manifestações de fé, através da construção de mosteiros e igrejas; a evangelização dos novos territórios descobertos é uma das prioridades da Coroa (4).

7 Com o crescente interesse dos europeus pelas terras recém-descobertas, expedições eram organizadas no intuito de descrever e noticiar a respeito das novas terras (5). Imagem: Pedro Reinel, Jorge Reinel, Lopo Homem (mapmakers), and António de Holanda (miniaturist) / Public Domain.

8 O Brasil, descoberto nos anos de 1500, viu surgir nessa época o embrião de sua literatura: inicialmente com o primeiro documento escrito em terras tupiniquins e mais tarde com uma literatura influenciada pela religiosidade e motivada pela ideia de evangelizar os povos que aqui já estavam. O chamado Quinhentismo recebe tal nome por se referir a esse período dos anos de 1500. Imagem: Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo / Public Domain.

9 O Quinhentismo Esta expressão é a denominação genérica de todas as
manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, correspondendo à introdução da cultura europeia em terras brasileiras. Não se pode falar em uma literatura "do" Brasil, como característica do país naquele período, mas sim em literatura "no" Brasil – uma literatura ligada ao Brasil, mas que denota as ambições e as intenções do homem europeu (6).

10 No Quinhentismo, o que se demonstrava era o momento histórico vivido por Portugal. Quem produzia literatura naquele período estava com os olhos voltados para as riquezas materiais, enquanto a literatura dos jesuítas se preocupava com o trabalho de catequese (7).

11 A literatura do Quinhentismo tem como tema central os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, na forma da literatura informativa das Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contra-Reforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus (8). Imagem: Polonia, antes de / Department of National Heritage, Wartime losses / Public Domain. Imagem: Detalhe do livro de Lisuarte de Abreu, armada de 1520, navio de Rui Vaz Pereira, 1556 / Public Domain. Imagem: Public Domain.

12 Com exceção da carta de Pero Vaz de Caminha, considerada o primeiro documento da literatura no Brasil, as principais crônicas da literatura informativa datam da segunda metade do século XVI, já que a colonização só pode ser contada a partir de A literatura jesuítica, por seu lado, também caracteriza o final do Quinhentismo, tendo esses religiosos pisado o solo brasileiro somente em 1549 (9).

13 A Literatura Informativa
Também chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas, é reflexo das grandes navegações, e empenha-se em fazer um levantamento da terra nova, de sua flora, fauna, de sua gente. É, portanto, uma literatura meramente descritiva e, como tal, sem grande valor literário (10). Imagem: Detalhe do livro de Lisuarte de Abreu, armada de 1520, navio de Rui Vaz Pereira, 1556 / Public Domain.

14 Imagem: Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, / Oscar Pereira da Silva / Museu Paulista / Public Domain. A principal característica dessa manifestação é a exaltação da terra, resultante do assombro do europeu que vinha de um mundo temperado e se defrontava com o exotismo e a exuberância de um mundo tropical. Com relação à linguagem, o louvor à terra aparece no uso exagerado de adjetivos, quase sempre empregados no superlativo (11).

15 O autor mais importante da literatura informativa brasileira é Pero Vaz de Caminha. Sua "Carta ao El Rei Dom Manuel sobre o Achamento do Brasil", além do inestimável valor histórico, é um trabalho de bom nível literário. O texto da carta mostra claramente o duplo objetivo que, segundo Caminha, impulsionava os portugueses para as aventuras marítimas: a conquista dos bens materiais e a dilatação da fé cristã. Imagem: Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manoel / Public Domain.

16 A célebre carta foi escrita em Porto Seguro, entre 26 de abril e 2 de maio de O escrivão só interrompeu o trabalho no dia 29, quando ajudou o capitão-mor a reorganizar os suprimentos da frota (12). Imagem: Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manoel / Public Domain.

17 Literatura Jesuíta A principal preocupação dos jesuítas era o trabalho de catequese, objetivo que determinou toda a sua produção literária, tanto na poesia quanto no teatro. Mesmo assim, do ponto de vista estético, foi a melhor produção literária do Quinhentismo brasileiro. Além da poesia de devoção, os jesuítas cultivaram o teatro de caráter pedagógico, baseado em trechos bíblicos, e as cartas que informavam aos superiores na Europa sobre o andamento dos trabalhos na colônia (13). Imagem: Polonia, antes de / Department of National Heritage, Wartime losses / Public Domain.

18 Pe. Manoel da Nobrega Pe. José de Anchieta
Imagem: Estácio de Sá em São Vicente, 1565 / Manoel da Nobrega abencoa partida de José Ancieta – Detalhe / Domínio Público. Imegem: Companhia de Jesus (Roma) e Biblioteca Nacional de Portugal / Domínio Público

19 O padre José de Anchieta um dos principais representantes do Quinhentismo brasileiro, veio para o Brasil em 1553 e, no ano seguinte, fundou um colégio no planalto paulista, a partir do qual surgiu a cidade de São Paulo. Era chamado pelos índios de "Grande Piahy" (supremo pajé branco) (14). Imagem: Anchieta e Nóbrega na cabana de Pindobuçu, 1927 / Benedito Calixto / Museu Paulista / Domínio Público.

20 Ao realizar um exaustivo trabalho de catequese, José de Anchieta deixou uma fabulosa herança literária: a primeira gramática do tupi-guarani, insuperável cartilha para o ensino da língua dos nativos; várias poesias no estilo do verso medieval; e diversos autos, segundo o modelo deixado pelo poeta português Gil Vicente (15). Imagem: Evangelio nas Selvas, 1893 / Benedito Calixto / Pinacoteca do Estado de São Paulo / Domínio Público.

21 Exercícios de Fixação

22 1. Comente as afirmações a seguir (22):
Na obra de José de Anchieta, encontram-se poesias e textos para teatro com clara intenção catequista. b) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, daí ser predominantemente descritiva. Imagem: Índios apiaká no rio Arinos, Mato Grosso , 1827/ Hércules Florence / Domínio Público.

23 2. "Águas são muitas; infindas. E. em tal maneira é graciosa que,
2. "Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem". No texto (17): Pero Vaz Caminha assume a atitude de um observador frio. b) Caminha se empolga pelas coisas da terra. c) Caminha apenas está atento ao que vê, desprezando o entusiasmo tão comum da época. Imagem: Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, / Oscar Pereira da Silva / Museu Paulista / Public Domain.

24 DESAFIO

25 Você é Pero Vaz de Caminha, responsável por contar ao Rei de Portugal a respeito da nova terra. Escreva uma carta sobre o achamento do Brasil. Imagem: Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, / Oscar Pereira da Silva / Museu Paulista / Public Domain.

26 Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 3 Map of Brazilian states divisions /Felipe Menezes / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic, 2.0 Generic and 1.0 Generic. 05/02/2012 5 François Pascal Simon Gérard / United States Public Domain. 06/02/2012 7 Pedro Reinel, Jorge Reinel, Lopo Homem (mapmakers), and António de Holanda (miniaturist) / Public Domain. 8 Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo / Public Domain. 11a Public Domain. 11b Polonia, antes de / Department of National Heritage, Wartime losses / Public Domain. 11c Detalhe do livro de Lisuarte de Abreu, armada de 1520, navio de Rui Vaz Pereira, 1556 / Public Domain. 13

27 Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 14, 23 e 25 Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, / Oscar Pereira da Silva / Museu Paulista / Public Domain. 06/02/2012 15 Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manoel / Public Domain. 16 17 Polonia, antes de / Department of National Heritage, Wartime losses / Public Domain. 18a Companhia de Jesus (Roma) e Biblioteca Nacional de Portugal / Domínio Público 18b Estácio de Sá em São Vicente, 1565 / Manoel da Nobrega abencoa partida de José Ancieta – Detalhe / Domínio Público. 19 Anchieta e Nóbrega na cabana de Pindobuçu, 1927 / Benedito Calixto / Museu Paulista / Domínio Público.

28 Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 20 Evangelio nas Selvas, 1893 / Benedito Calixto / Pinacoteca do Estado de São Paulo / Domínio Público. 06/02/2012 22 Índios apiaká no rio Arinos, Mato Grosso , 1827/ Hércules Florence / Domínio Público.


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