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A importância da redação na qualidade do trabalho científico

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Apresentação em tema: "A importância da redação na qualidade do trabalho científico"— Transcrição da apresentação:

1 A importância da redação na qualidade do trabalho científico
LNCC Petrópolis/RJ 11 a 13 de maio de 2005 Curso de Atualização sobre Avaliação do Trabalho Científico A importância da redação na qualidade do trabalho científico Maria Mércia Barradas Pesquisadora científica aposentada – Instituto Biológico de São Paulo Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)

2 Qualidade do trabalho científico
 Pesquisa  Texto (redação)  Publicação (revista, periódico)

3

4 escrita, o pensamento. dos pensamentos.
 REDAÇÃO: é a arte de bem expressar, na escrita, o pensamento.  ESTILO: é a maneira pessoal de expressão dos pensamentos.

5  cada leitor interpreta de um jeito diferente.
A linguagem literária é conotativa  cada leitor interpreta de um jeito diferente.

6 A linguagem científica é denotativa.
 clara, concisa, precisa  “nada” nas entrelinhas

7 Qualidades essenciais da redação científica
 correção  concisão  clareza  harmonia  originalidade  vigor  precisão  elevação da linguagem

8 “Mais do que qualquer outro profissional,
sem dúvida, o cientista tem a obrigação de escrever não apenas de maneira a fazer-se entendido, como de modo a não ser mal compreendido”. (E.H. McClelland, 1943; apud Barrass, Os cientistas precisam escrever)

9 Para uma comunicação eficiente:
 Pense  Planeje  Escreva  Reveja (Barrass, Os cientistas precisam escrever )

10 Estrutura do trabalho  Título  Autor (es)  Resumo  Palavras-chave
 Abstract  Key-words  Introdução  Material e Métodos  Resultados/Discussão/Conclusão  Referências Bibliográficas

11 RESPOSTAS PARA:  2. Por que? (objetivos)  3. Para quem? (leitor)
 1. O que? (título)  2. Por que? (objetivos)  3. Para quem? (leitor)  4. Onde? (material e métodos)  5. Quando? (material e métodos)  6. Como? (material e métodos)  7. Quanto? (resultados)  8. O que significa? (discussão)  9. E então? (conclusões)

12 Redação do trabalho científico
 Escolha do periódico (ver “Instruções aos autores”)

13 Estratégias para tornar o texto mais conciso
 Modificar a redação.  Eliminar termos desnecessários.  Empregar termos menores.  Evitar repetição de palavras.

14 Modificar a redação verifica-se que não houve diferença quanto
 Analisando os dados contidos na tabela 1, verifica-se que não houve diferença quanto à produção...  Não houve diferença na produção (tabela 1)...

15 Termos desnecessários (eliminar)
 Os dados estão na tabela a seguir...  Como já foi mostrado anteriormente...  Peso médio ao redor de 5 kg  Fruto de formato oval  Polpa de cor alaranjada

16 Termos menores (preferir)
 Primeiramente = primeiro  Aplicação = uso  Posteriormente = depois  Utilizar = usar  Conseqüentemente = assim  Constitui-se = é  Representa = é  Consonância = acordo

17 Repetição de palavras (evitar)
 O experimento 1 foi executado assim: o terreno foi preparado mecanicamente, o plantio foi realizado manualmente e a adubação foi de acordo com Soares (1985). - 25 palavras  O experimento 1 foi executado assim: terreno preparado mecanicamente, plantio manual e adubação de acordo com Soares (1985). - 18 palavras

18 REDAÇÃO CIENTÍFICA Evitar
 tautologia (dizer o mesmo duas vezes, com palavras diferentes)  circunlóquio (várias palavras que podem ser substituídas, sem perder o significado, por uma única palavra)  adjetivos desnecessários  advérbios desnecessários  linguagem pessoal

19 TAUTOLOGIA (dizer o mesmo duas vezes, com palavras diferentes)
 Em minha própria opinião pessoal  Cada indivíduo, isoladamente  Agrupados conjuntamente  Superpostos uns sobre os outros  Um após outro, em sucessão  O fruto foi dividido em duas metades iguais

20 CIRCUNLÓQUIO (conjunto de palavras que pode ser substituído, com vantagem, por uma só palavra)
 Em vista do fato de (porque)  com a exceção de (exceto)  que se conhece pelo nome de (chamado, denominado)  neste preciso momento (agora)  durante o tempo em que (enquanto)

21 Outras regras práticas
 Utilizar sinônimos, para evitar repetição de palavras.  Não construir parágrafos muito longos.  Padronizar, quando houver diferentes opções.  Evitar o uso de termo estrangeiro, quando houver o correspondente em português.  Evitar cacofonia.  Evitar rimas.  Evitar o uso de termos desconhecidos (pouco empregados).  Evitar voz passiva.

22 REDAÇÃO CIENTÍFICA Atenção:  grafia  significado (sentido)  pontuação  acentuação  crase  concordância  regência  colocação dos termos na oração  emprego de maiúsculas  abreviaturas

23 Simplificar, para não complicar:
1. “Não procrastines o que for de feitura hodierna”.  “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”.  2. “A bucéfalo de oferenda não perquiras a conformação odôntica”.  “De cavalo dado não se olham os dentes”.

24 Redação científica A importância da pontuação
Testamento mal redigido: “Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres.” Para quem iria a herança?

25 Possibilidades: 1. Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.  2. Deixo os meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.  3. Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres! 4. Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres!

26 Redação científica A importância da pontuação
Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe do mesmo fazendeiro era o pai do bezerro. Carregar uma pedra de São Paulo ao Rio de Janeiro uma andorinha só não faz verão.

27 Versatilidade e pluralidade das palavras no contexto do nosso idioma
Redação científica Versatilidade e pluralidade das palavras no contexto do nosso idioma Alice vive do amor. Eduardo Prado também.  Ali se vive do amor. E do ar do prado também.  Propaganda em um salão de beleza em região limítrofe de Brasília/DF:  Corto cabelo e pinto.

28 Recomendações para um estilo mais eficiente
Dê passagem às frases curtas. Prefira palavras curtas e simples. Ponha as sentenças na forma positiva. Opte pela voz ativa. Escolha termos específicos. Fique com as palavras concretas. Restrinja a entrada de adjetivos. Prefira frases enxutas. Seja conciso. Corra atrás da frase harmoniosa. Busque a clareza. Teste a legibilidade do texto. Squarisi, Dad & Salvador, Arlete. A arte de escrever bem – um guia para jornalistas e profissionais do texto. 2.ed. São Paulo:Contexto, p.

29 “Uma frase longa nada mais é que duas curtas”. (Vinicius de Moraes)
“Mãe é mãe. Genitora é a tua. Progenitora é a vó”. (Carlos Lacerda) “Ser simples é complicado”. (Amália Rodrigues) “Precisa fazer algo” resolverá mais problemas que “algo precisa ser feito”. (Glennvan Ekeren) “Dê nomes aos bois”. (Voz do povo) “Minha terra tem palmeiras / onde canta o sabiá”. (Gonçalves Dias)

30 “Corto adjetivos, advérbios e todo tipo de palavra que está lá para fazer efeito”. (Georges Simenon)
“A era das belas frases acabou”. (Theodor Fontane) “Escrever é cortar”. (Marques Rebelo) “Uma bela palavra posta fora do lugar estraga o pensamento mais bonito”. (Voltaire) “O estilo deve ter três virtudes: clareza, clareza, clareza”. (Montaigne) “Se lemos algo com dificuldade, o autor fracassou”. (Jorge Luis Borges)


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