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PublicouNathan Mattos Alterado mais de 10 anos atrás
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A importância da redação na qualidade do trabalho científico
LNCC Petrópolis/RJ 11 a 13 de maio de 2005 Curso de Atualização sobre Avaliação do Trabalho Científico A importância da redação na qualidade do trabalho científico Maria Mércia Barradas Pesquisadora científica aposentada – Instituto Biológico de São Paulo Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)
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Qualidade do trabalho científico
Pesquisa Texto (redação) Publicação (revista, periódico)
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escrita, o pensamento. dos pensamentos.
REDAÇÃO: é a arte de bem expressar, na escrita, o pensamento. ESTILO: é a maneira pessoal de expressão dos pensamentos.
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cada leitor interpreta de um jeito diferente.
A linguagem literária é conotativa cada leitor interpreta de um jeito diferente.
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A linguagem científica é denotativa.
clara, concisa, precisa “nada” nas entrelinhas
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Qualidades essenciais da redação científica
correção concisão clareza harmonia originalidade vigor precisão elevação da linguagem
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“Mais do que qualquer outro profissional,
sem dúvida, o cientista tem a obrigação de escrever não apenas de maneira a fazer-se entendido, como de modo a não ser mal compreendido”. (E.H. McClelland, 1943; apud Barrass, Os cientistas precisam escrever)
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Para uma comunicação eficiente:
Pense Planeje Escreva Reveja (Barrass, Os cientistas precisam escrever )
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Estrutura do trabalho Título Autor (es) Resumo Palavras-chave
Abstract Key-words Introdução Material e Métodos Resultados/Discussão/Conclusão Referências Bibliográficas
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RESPOSTAS PARA: 2. Por que? (objetivos) 3. Para quem? (leitor)
1. O que? (título) 2. Por que? (objetivos) 3. Para quem? (leitor) 4. Onde? (material e métodos) 5. Quando? (material e métodos) 6. Como? (material e métodos) 7. Quanto? (resultados) 8. O que significa? (discussão) 9. E então? (conclusões)
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Redação do trabalho científico
Escolha do periódico (ver “Instruções aos autores”)
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Estratégias para tornar o texto mais conciso
Modificar a redação. Eliminar termos desnecessários. Empregar termos menores. Evitar repetição de palavras.
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Modificar a redação verifica-se que não houve diferença quanto
Analisando os dados contidos na tabela 1, verifica-se que não houve diferença quanto à produção... Não houve diferença na produção (tabela 1)...
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Termos desnecessários (eliminar)
Os dados estão na tabela a seguir... Como já foi mostrado anteriormente... Peso médio ao redor de 5 kg Fruto de formato oval Polpa de cor alaranjada
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Termos menores (preferir)
Primeiramente = primeiro Aplicação = uso Posteriormente = depois Utilizar = usar Conseqüentemente = assim Constitui-se = é Representa = é Consonância = acordo
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Repetição de palavras (evitar)
O experimento 1 foi executado assim: o terreno foi preparado mecanicamente, o plantio foi realizado manualmente e a adubação foi de acordo com Soares (1985). - 25 palavras O experimento 1 foi executado assim: terreno preparado mecanicamente, plantio manual e adubação de acordo com Soares (1985). - 18 palavras
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REDAÇÃO CIENTÍFICA Evitar
tautologia (dizer o mesmo duas vezes, com palavras diferentes) circunlóquio (várias palavras que podem ser substituídas, sem perder o significado, por uma única palavra) adjetivos desnecessários advérbios desnecessários linguagem pessoal
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TAUTOLOGIA (dizer o mesmo duas vezes, com palavras diferentes)
Em minha própria opinião pessoal Cada indivíduo, isoladamente Agrupados conjuntamente Superpostos uns sobre os outros Um após outro, em sucessão O fruto foi dividido em duas metades iguais
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CIRCUNLÓQUIO (conjunto de palavras que pode ser substituído, com vantagem, por uma só palavra)
Em vista do fato de (porque) com a exceção de (exceto) que se conhece pelo nome de (chamado, denominado) neste preciso momento (agora) durante o tempo em que (enquanto)
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Outras regras práticas
Utilizar sinônimos, para evitar repetição de palavras. Não construir parágrafos muito longos. Padronizar, quando houver diferentes opções. Evitar o uso de termo estrangeiro, quando houver o correspondente em português. Evitar cacofonia. Evitar rimas. Evitar o uso de termos desconhecidos (pouco empregados). Evitar voz passiva.
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REDAÇÃO CIENTÍFICA Atenção: grafia significado (sentido) pontuação acentuação crase concordância regência colocação dos termos na oração emprego de maiúsculas abreviaturas
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Simplificar, para não complicar:
1. “Não procrastines o que for de feitura hodierna”. “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”. 2. “A bucéfalo de oferenda não perquiras a conformação odôntica”. “De cavalo dado não se olham os dentes”.
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Redação científica A importância da pontuação
Testamento mal redigido: “Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres.” Para quem iria a herança?
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Possibilidades: 1. Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres. 2. Deixo os meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres. 3. Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres! 4. Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres!
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Redação científica A importância da pontuação
Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe do mesmo fazendeiro era o pai do bezerro. Carregar uma pedra de São Paulo ao Rio de Janeiro uma andorinha só não faz verão.
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Versatilidade e pluralidade das palavras no contexto do nosso idioma
Redação científica Versatilidade e pluralidade das palavras no contexto do nosso idioma Alice vive do amor. Eduardo Prado também. Ali se vive do amor. E do ar do prado também. Propaganda em um salão de beleza em região limítrofe de Brasília/DF: Corto cabelo e pinto.
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Recomendações para um estilo mais eficiente
Dê passagem às frases curtas. Prefira palavras curtas e simples. Ponha as sentenças na forma positiva. Opte pela voz ativa. Escolha termos específicos. Fique com as palavras concretas. Restrinja a entrada de adjetivos. Prefira frases enxutas. Seja conciso. Corra atrás da frase harmoniosa. Busque a clareza. Teste a legibilidade do texto. Squarisi, Dad & Salvador, Arlete. A arte de escrever bem – um guia para jornalistas e profissionais do texto. 2.ed. São Paulo:Contexto, p.
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“Uma frase longa nada mais é que duas curtas”. (Vinicius de Moraes)
“Mãe é mãe. Genitora é a tua. Progenitora é a vó”. (Carlos Lacerda) “Ser simples é complicado”. (Amália Rodrigues) “Precisa fazer algo” resolverá mais problemas que “algo precisa ser feito”. (Glennvan Ekeren) “Dê nomes aos bois”. (Voz do povo) “Minha terra tem palmeiras / onde canta o sabiá”. (Gonçalves Dias)
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“Corto adjetivos, advérbios e todo tipo de palavra que está lá para fazer efeito”. (Georges Simenon)
“A era das belas frases acabou”. (Theodor Fontane) “Escrever é cortar”. (Marques Rebelo) “Uma bela palavra posta fora do lugar estraga o pensamento mais bonito”. (Voltaire) “O estilo deve ter três virtudes: clareza, clareza, clareza”. (Montaigne) “Se lemos algo com dificuldade, o autor fracassou”. (Jorge Luis Borges)
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