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Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial

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Apresentação em tema: "Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

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2 Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
A língua é um código que permite uma diversidade de usos, onde nós, falantes, adotamos o mais adequado às exigências situacionais da comunicação, a que chamamos de variações lingüísticas. Essas variações são decorrentes de vários fatores, entre os quais destacamos: As variações observadas na utilização da língua, individual ou social, são denominadas de variações lingüísticas.

3 Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
Fatores regionais: presença de variações regionais ou regionalismos. A língua é a mesma, porém verificam-se algumas variações conforme a região em que a mesma está sendo falada. É forma de falar típica de cada região. Podemos perceber que a fala de um gaúcho difere em muitos termos da fala de um nordestino.

4 Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
Fatores culturais ou sociológicos: o nível intelectual dos indivíduos atua diretamente no modo de falar dos mesmos. O mesmo se pode afirmar sobre a formação cultural. Estas variáveis são responsáveis por uma fala mais elaborada, culta ou menos polida. Se observarmos uma conversa entre um professor de literatura e um agricultor poderemos observar a diferença.

5 Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
Fatores contextuais ou variações situacionais: dependendo do ambiente em que nos encontramos modificamos nossa forma de falar. Se o ambiente nos exige mais polidez optamos por utilizar palavras mais elaboradas. Ao contrário, se estamos em um ambiente mais descontraído, como numa conversa entre amigos, nosso modo de falar se torna menos elaborado.

6 Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
Os níveis de fala são gerados por influências geográficas, sociológicas ou contextuais.

7 Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
ATENÇÃO: Na fala das pessoas, encontramos o reflexo desses fatores e isto gera os diferentes níveis de fala (ou de linguagem), que podem ser classificados em:

8 Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
Nível formal (culto): em que são obedecidas as regras prescritas pela gramática normativa. É próprio de discursos acadêmicos e trabalhos científicos.

9 Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
Nível informal (coloquial ou popular): oposto ao formal, não segue estritamente a norma gramatical, apresentando gírias e formas contraídas. É a linguagem familiar ou espontânea, é o que a maioria das pessoas utiliza no cotidiano.

10 Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
Nível técnico ou profissional: linguagem específica utilizada por algum grupo como o de mecânicos, controladores de vôos, analistas de sistemas etc.

11 Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
Na comunicação empresarial deve-se cuidar da qualidade: Textos claros, corretos gramaticalmente, objetivos, concisos etc. Prioriza-se a norma culta ou o nível formal.

12 Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
“O nível das comunicações empresarias deve ser o da norma culta, pois é o único nível que dá total segurança de entendimento com clareza quando, evidentemente, bem redigido ou falado. É o nível das comunicações oficiais, dos textos jurídicos, dos estudos em geral” (NADÓLSKIS, 2003, p.78).

13 A Comunicação Escrita no Cotidiano da Empresa: Tipos e Modelos de Redação
Na empresa, dependendo do objetivo haverá uma correspondência adequada à situação.

14 A Comunicação Escrita no Cotidiano da Empresa: Tipos e Modelos de Redação
Todo profissional que trabalha necessita, em algum momento, de utilizar-se da comunicação escrita que, segundo PIMENTA, seus principais objetivos são: Obter e fornecer informação; Promover uma ação específica; Promover, manter ou encerrar relacionamentos comerciais.

15 A seguir apresentaremos os veículos da redação administrativa.
A Comunicação Escrita no Cotidiano da Empresa: Tipos e Modelos de Redação A seguir apresentaremos os veículos da redação administrativa. São eles:

16 A Comunicação Escrita no Cotidiano da Empresa: Tipos e Modelos de Redação
Carta: correspondência utilizada para informar aprovação em concurso; tratar de assuntos gerais com variadas instituições; solicitar ou agradecer colaboração; justificar atos ou atitudes; homenagear, censurar, advertir etc. Componentes: cabeçalho; data; destinatário; assunto; vocativo; contexto; fecho; nome, cargo e assinatura (do emitente); anexo (opcional).

17 A Comunicação Escrita no Cotidiano da Empresa: Tipos e Modelos de Redação
Circular: correspondência, produzida em várias vias, tratando de interesse amplo e dirigida a muitos destinatários. Cada via deve ser assinada ou autenticada, para ter um caráter original. Seu conteúdo, em geral, é composto por orientações e recomendações. Componentes: cabeçalho; data; vocativo; contexto; fecho; nome, cargo e assinatura (do emitente).

18 A Comunicação Escrita no Cotidiano da Empresa: Tipos e Modelos de Redação
Memorando: correspondência interna para comunicações breves e menos solenes como avisos, consultas etc. Componentes: cabeçalho; número de ordem; data; vocativo; assunto; contexto; fecho; nome, cargo e assinatura (do emitente).

19 A Comunicação Escrita no Cotidiano da Empresa: Tipos e Modelos de Redação
Relatório: Documento que contém informações, fatos, estatísticas ou recomendações coletadas com o objetivo de melhorar processos ou serviços. Componentes: título; relatores; introdução: referências: quem requisitou, objetivos etc.; período; procedimento para coleta de dados; corpo do relatório: informações propriamente ditas; conclusões, deliberações (quando for um relatório de reunião) e recomendações.

20 A Comunicação Escrita no Cotidiano da Empresa: Tipos e Modelos de Redação
O Tipos de Relatório:O relatório pode ser: individual ou coletivo; simples ou complexo; parcial ou completo; periódico ou eventual; técnico, científico, administrativo, de estágio, de visita, de cursos realizados, de apreciação sobre um tema etc.

21 A Comunicação Escrita no Cotidiano da Empresa: Tipos e Modelos de Redação
Requerimento: documento que serve para fazer solicitações a uma autoridade. Também chamado de petição. Componentes: vocativo; contexto; fecho; data; assinatura. Procuração: documento pelo qual uma pessoa confere poderes legais a outra para tratar de negócios ou agir em seu nome. Ofício: comunicação oficial expedida por autoridades da administração ou dirigido a particulares.

22 A Comunicação Escrita no Cotidiano da Empresa: Tipos e Modelos de Redação
Notificação: documento através do qual se informa o destinatário, pessoa física ou jurídica, sobre procedimentos a serem tomados pelo interessado ou medidas que serão tomadas pelo remetente. Ata: documento de registro do desenvolvimento de uma reunião, assembléia ou sessão. Deve ser escrita com clareza, resumidamente. Os numerais (datas etc.) devem ser grafados por extenso.

23 A Comunicação Escrita no Cotidiano da Empresa: Tipos e Modelos de Redação
Boletim: texto produzido para informação interna ou externa. Em geral, é composta de resultados de pesquisa ou resumo de algum evento importante. Manual: texto didático, para ser utilizado por várias pessoas, que apresenta informações e orientações em linguagem técnica. Jornal, revista: Devem seguir o mesmo formato, linguagem e qualidade técnica dos jornais e revistas em circulação, tratando assuntos de interesse interno e externo.

24 A Comunicação Escrita no Cotidiano da Empresa: Tipos e Modelos de Redação
ou correio eletrônico: é um recurso que possibilita a troca de mensagens e arquivos digitais de forma rápida e versátil por meio da Internet. Um dos meios que tem substituído algumas formas tradicionais de comunicação, sendo intensamente usado nas empresas. Para a comunicação interna, o veículo que tem sido mais utilizado são os s.


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