A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário"— Transcrição da apresentação:

1 Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Passaporte da leitura Apresentação da leitura Conteúdos / Aulas previstas Nomenclatura da avaliação nos testes Critérios de autoavaliação Processo de auto e heteroavaliação Critérios de avaliação Blog / Mail Matriz dos testes escritos

2 Estrutura das aulas 1º BLOCO DA SEMANA (90 min.) Registo do sumário
ESTUDO DO TEXTO (é necessário o manual) Projeto “Ler, lazer e aprender” – Desenvolvimento do projeto e apresentações de leituras ( 2º BLOCO DA SEMANA (90 min.) Minitestes de gramática Registo do sumário Escrita ( ESTUDO DA GRAMÁTICA (é necessário o manual) EDUCAÇÃO LITERÁRIA (45 min.) Registo do sumário – Faz-se sempre na aula seguinte, num bloco de 90 min. Leituras (é necessário o manual)

3 Estrutura do Caderno diário
ÍNDICE 1 – PLANOS (Calendário escolar, estrutura das aulas, etc.) 2 - PASSAPORTE DA LEITURA 3 - SUMÁRIOS 4 - ESTUDO DO TEXTO 5 - ESTUDO DA GRAMÁTICA 6 – ESCRITA (facultativo) 7 – ARQUIVO (Testes, propostas de escritas, etc.) Exemplos

4 Passaporte da leitura / 9ºAno
Título Autor Editora N.º de páginas (mínimo de 600 / período) Data do início Data do fim Exemplos

5 Apresentação de leitura
OBJETIVOS Identificar o livro Referir o assunto do livro Ler e justificar a escolha de um excerto do livro TEMPO 2 minutos ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS Preparação Livro Slide (ou trailer de promoção do livro) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Correção Clareza

6 Apresentação de leitura (slide)
ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS Título Autor Excerto (pág.) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Organização Criatividade

7 Fraco - não estuda Não satisfaz – 30 min. Satisfaz – 1h00
Estudo individual 9ºB Fraco - não estuda Não satisfaz – 30 min. Satisfaz – 1h00 Satisfaz Bastante – 1h30 Excelente – 2 horas Comportamento 9ºB Fraco - 4X e / ou 2R Não satisfaz – 3X e / ou 1R Satisfaz – 2X Satisfaz Bastante – 1X Excelente – 0

8 Processo de autoavaliação
Todas as semanas, os alunos entregam à professora o resultado da reflexão sobre a autoavaliação de acordo com os critérios definidos. Pode ser entregue na sala de aula ou enviado por mail. Heteroavaliação Nesse registo de reflexão, os alunos devem ainda referir a avaliação que fazem da turma, justificando e usando a seguinte nomenclatura: Fraco; Não Satisfaz; Satisfaz; Satisfaz Bastante; Excelente.

9 Conteúdos / Aulas Previstas (9ºB)
1º Período Conteúdo Aulas previstas O Auto da Barca do Inferno Educação literária Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 65 aulas 2º Período Conteúdo Aulas previstas Os Lusíadas Educação literária Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 62 aulas 3º Período Conteúdo Aulas previstas 12 poemas Educação literária Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 33 aulas

10 Nomenclatura dos testes

11 Critérios de avaliação
Instrumentos de avaliação (domínios do conhecimento) Ponderação Testes escritos/fichas de avaliação sumativa 55% 80% Participação na aula: *Leitura em voz alta; *Interpretação e análise de texto; *Levantamento de questões; *Competência linguística; *Apreciações críticas fundamentadas; *Apresentação de trabalhos; *Intervenções com base no trabalho de casa; *Trabalhos escritos, realizados na aula; *Trabalhos de pesquisa; *Trabalhos de projeto/portefólio; *Organização do caderno diário. 25% Atitudes valores Ponderação Participação na aula: *Sentido de responsabilidade: material; pontualidade; respeito pelos prazos estabelecidos. *Empenhamento: interesse pelas atividades propostas. *Autonomia: autoavaliação; valorização do espírito crítico e de iniciativa. *Comportamento: respeito pela opinião dos outros; cooperação com outrem; respeito pelos colegas e professor. 20%

12 Blog e


Carregar ppt "Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google