A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III Encontro de Boas Práticas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III Encontro de Boas Práticas"— Transcrição da apresentação:

1 III Encontro de Boas Práticas
Reforço Escolar aos Alunos E.E. Profª Lurdes Penna Carmelo Projeto: Confecção de Jornal

2 OBJETIVO Desenvolver as habilidades de comunicação oral e escrita;
Utilizar diferentes registros de conteúdos verbais e não verbais como meio para produzir, expressar e comunicar; Estimular o trabalho em grupo para a construção coletiva do conhecimento; Contribuir com a formação crítica, exercício da cidadania, desenvolvendo a auto estima e facilitando a aquisição do aprendizado.

3 OBJETIVOS Público Alvo
Alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, que apresentavam dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento.

4 JUSTIFICATIVA Antes de iniciarmos este projeto, verificamos que os alunos tinham pouco contato com esse gênero (jornal), e dificuldade para manusear e localizar assuntos. Com o início das obras de saneamento básico no bairro, pensamos em utilizar o jornal como meio para informar os habitantes sobre um assunto que fará parte do dia a dia da comunidade e que virá impactar as suas vidas. O jornal é uma excelente ferramenta de estudo de gêneros a ser explorado e um bom instrumento para o desenvolvimento e prática de conteúdos como a interpretação, a produção de textos, identificação de erros ortográficos e gramaticais. Ele ainda provoca nos alunos habilidades como pesquisar, produzir, criticar, interpretar, discernir e corrigir.

5 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
Sala exclusiva para o reforço. Professores contratados pelo instituto TCP e que também atuam como eventuais na escola, facilitando uma melhor integração entre o trabalho do reforço e a rotina da escola. Apoio total da equipe gestora, auxiliando no alinhamento do trabalho de reforço com o currículo escolar. Sala de Informática. Sala de Leitura. Aulas no contra turno. Lanche para os alunos.

6 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
1º passo: Conhecimento e curiosidades O início de obras de saneamento básico no bairro provocou a curiosidade dos alunos, que já estavam participando de um projeto sobre o Meio Ambiente nas aulas regulares. Isto levou o grupo de reforço a aceitar o desafio de pesquisar e produzir um jornal sobre o assunto e mostrar o que aprenderam.

7 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
2º passo: Pesquisa sobre a Sabesp Os alunos pesquisaram a obra que estava sendo feita e o significado de “tratar o esgoto”.

8 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
3º passo: Estudando a estrutura e organização de um jornal Como é feito um jornal? Manchete, cadernos, notícias, reportagens, entrevistas, texto de opinião, charge, classificados, anúncios. O que são e para que servem cada um destes itens?

9 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
4º passo: Elaborando questões para as entrevistas dos repórteres - Conhecer a organização de um jornal em uma visita ao jornal “Cruzeiro do Sul” da cidade de Sorocaba.

10 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
5º passo: Palestras e entrevistas Convites para visitas à escola: do topógrafo responsável pela obra da Sabesp na região. da diretora da S.O.S. Itupararanga. do editor chefe do “Jornal do Povo” da cidade de Ibiúna.

11 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
6º passo: Escolha do nome do jornal e confecção das pautas - Cada grupo de alunos foi responsável por uma pauta do jornal e um grupo ficou responsável pela digitação e diagramação.

12 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Finalmente: Publicação - O Jornal do Povo ofereceu uma página para a publicação do nosso jornal, sem anúncios e sem custos!

13 DESAFIOS ENCONTRADOS Acreditar na possibilidade da finalização do projeto, diante das dificuldades referentes à leitura e escrita apresentadas pelos alunos. Busca de parcerias que pudessem auxiliar na execução do projeto. Formatar as matérias dentro do gênero jornal. Incluir os alunos não alfabéticos na realização do projeto.

14 SOLUÇÕES DESENCADEADAS
Atividades sequenciadas e diferenciadas para a concretização do projeto (Estudo do gênero e estratégias de leitura). Busca de parcerias, aproveitando o conhecimento e amizades dos membros da comunidade escolar com membros da: S.O.S Itupararanga, Jornal do Povo, Jornal Cruzeiro do Sul, além de contato com a SABESP. Integração ao projeto dos alunos na fase de alfabetização, através de atividades como “Você Sabia”, Caça Palavras e Charges. Inclusão do grupo de reforço em matemática com atividades sobre a tiragem do jornal.

15 RESULTADOS Resultados Qualitativos
Ao participar do projeto, a grande maioria dos alunos apresentou melhoras comportamentais e atitudinais. Uma grande melhora da auto estima, por participar do projeto de construção de um jornal foi o mais notado. Os alunos passaram a se comportar de maneira mais responsável, demonstrando compromisso e dedicação para com os estudos e mais respeito com colegas e professores.

16 RESULTADOS Resultados Quantitativos
Ao longo do projeto os alunos apresentaram melhora em atividades que envolvem as habilidades de leitura, escrita, localização de informações explícitas e participação oral. Além de uma grande diminuição das faltas. Acompanhamos seus avanços por meio de fichas individuais, registros em portfólios e pelos depoimentos dos professores de sala nos HTPCs e Conselhos.

17 Trabalho em equipe Leitura e produção

18 Produções originais – sem correção
Produção escrita - Avanços conquistados 7ª série 5ª série Produções originais – sem correção

19 Produções originais – sem correção
Produção escrita- Avanços conquistados 5ª série 4ª série Produções originais – sem correção

20 Trabalho em equipe O jornal e a Matemática

21 Trabalho em equipe Turma de Alfabetização

22 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Jornal do Povo Jornal Folha de São Paulo Revista Recreio Enciclopédia Planeta Terra (encarte da Revista Recreio) Enciclopédia Visual (encarte da Revista Recreio) Ciência Hoje (encarte da Revista Recreio) Ler e Escrever na Escola (Délia Lerner) Ensinar e Aprender (SEE)

23 PARA REPLICAR EM SUA ESCOLA
Entre em contato Nome: Andréia de Oliveira Fernandes Cargo: Professora do instituto TCP e professora eventual da escola E. E. Profª Lurdes Penna Carmelo Telefone: (15) (da escola)


Carregar ppt "III Encontro de Boas Práticas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google