A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características Empreendedoras em Contadores Empresários

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características Empreendedoras em Contadores Empresários"— Transcrição da apresentação:

1 Características Empreendedoras em Contadores Empresários
Autoras: Márcia Athayde Matias Kátia Rocha Pereira Belo Horizonte 2009

2 Antecedentes Percepção da opção entre profissionais de contabilidade por empreender um negócio próprio; No Brasil, profissionais da contabilidade ativos, sendo empreendimentos contábeis; Em Minas Gerais, profissionais ativos e organizações contábeis, sendo 586 individuais e sociedades.

3 Empreendedorismo Campo de estudos/ empreender /empreendedor;
É uma pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos, mantendo alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios e promover a inovação constante; Um empreendedor continua a aprender a respeito de possíveis oportunidades de negócios e a tomar decisões moderadamente arriscadas; É uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões.

4 Histórico O termo empreendedorismo remonta à idade média;
Século XX foi consolidada a noção do empreendedor como a pessoa que se engaja em um processo de criar algo assumir os riscos e as recompensas; Joseph Schumpeter declara que os empreendedores são a força motriz do crescimento econômico; Max Weber foi um dos primeiros autores a se preocupar com o aspecto comportamental do empreendedores; Década 50, foram intensificados os estudos sobre quais características do ser humano poderiam determinar uma maior propensão para a realização empreendedora; David McClelland elabora a Teoria das Necessidades, base do mais consistente estudo sobre as características empreendedoras já realizado.

5 Objetivo do Trabalho Identificar através de uma pesquisa com contadores empresários de Belo Horizonte quais as características empreendedoras dominantes para esta categoria.

6 Justificativa Pela possibilidade de esclarecer e de motivar a classe contábil a se conhecer sob a ótica empreendedora; Gerar um direcionamento específico para a disciplina Empreendedorismo que pode ser ministrada na fase de graduação. Aqui se produz uma valiosa informação contábil: aquela sobre a própria contabilidade. E o valor que se agrega é ao capital humano, pelo auto-conhecimento e os benefícios dele decorrentes.

7 Fundamentação Teórica
Teoria das Necessidades, de David McClelland. Necessidade de afiliação; Necessidade de poder; Necessidade de realização. Definição das características empreendedoras. David McClelland; Projeto desenvolvido originalmente pela UNCTAD – United Nations Conference on Trade and Development; Incorporado pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; Disseminado através de convênios com países em desenvolvimento, batizado de Projeto EMPRETEC. vocação para o empreendedorismo

8 Características Empreendedoras

9 Metodologia de Pesquisa
Estudo exploratório - busca aprimorar o conhecimento sobre um determinado grupo; Através de questionário com 55 afirmativas, a serem pontuadas por uma escala de 01 a 05 (nunca até sempre) + 12 questões para levantamento de características sobre o grupo; Realizada uma análise estatística simples, correlacionando os resultados com o nível de estratificação aberto na amostra; Amostra piloto com 15 contadores empresários.

10 Principais Resultados
Característica dominante. Amostra completa.

11 Principais Resultados

12 Principais Resultados

13 Principais Resultados
Características que se manifestaram em menor intensidade: Correr Riscos Calculados, em 33% dos respondentes; Persistência e Exigência de Qualidade e Eficiência, 27% dos respondentes.

14 Conclusões Observou-se um interessante perfil, no qual 59% dos contadores empresários apresentaram a mesma característica empreendedora como dominante, numa indicação de homogeneidade entre a categoria; Uma vez identificados alguns padrões, é possível realizar trabalhos específicos para o fortalecimento e estímulo às características entre profissionais da contabilidade; Por ser uma pesquisa piloto, não é possível generalizar os resultados, certamente sua maior limitação é o tamanho da amostra. Dados os resultados obtidos, sugerem-se novas pesquisas para ampliar o conhecimento sobre as características empreendedoras de nossos contadores.

15 As Autoras Márcia Athayde Matias
Kátia Rocha Pereira Agradecimento: Grupo Rede Integrar de Contabilistas Consultores


Carregar ppt "Características Empreendedoras em Contadores Empresários"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google