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O que é? Para que serve?. (RE)VIVER COM A MÚSICA  Projeto elaborado por: José Sousa  Unidade curricular: Seminário e Projeto  Docente: Mestre Bruno.

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1 O que é? Para que serve?

2 (RE)VIVER COM A MÚSICA  Projeto elaborado por: José Sousa  Unidade curricular: Seminário e Projeto  Docente: Mestre Bruno Amaral  Aluno nº: 43344  Ano: 3º de Educação Musical  Ano letivo: 2011/2012

3 Introdução  Ser idoso é antes de mais, um resistente contra as atrocidades da vida; tanto de saúde, como económicas, politicas e até mesmo culturais.  Idoso é aquele que deu muito ao longo da vida, sem saber se algum dia iria ser retribuído.

4 Caracterização do meio  Conselho de Penafiel  Constituído por trinta e oito freguesias  Vale do Sousa, Douro e Tâmega  Agricultura bastante boa  Vinha  Pastorícia  Rota do românico

5 A cultura em Penafiel  Associações, Bandas, Folclore, etc.  Existem cerca de 100 associações  Grupos de teatro  Associações para o desenvolvimento das Respetivas freguesias  Grupos de escuteiros  Bandas musicais  Grupos de jovens

6 A cultura em Penafiel  Centros sociais e culturais  agrupamentos musicais  Ranchos folclóricos  grupos corais  associações de bombeiros  outras de carater variado (futebol )

7 Caraterização da Freguesia de Figueira  406 habitantes (Censos 2011)  Documento histórico que denomina a Santa padroeira como Santa Marinha de Figueira

8 Caraterização institucional  Constituída em 10 de Março de 1994 e iniciou atividade em 10 de Maio de 1996 (IPSS) “Determina na prossecução do seu objetivo primordial, o de requalificar a vida da comunidade, a nossa instituição assume-se, atualmente, como importante agente social…” (presidente da instituição, Sr. Angelo Guedes ) A Associação para o Desenvolvimento de Figueira

9 Contextualização Teórica Envelhecimento demográfico A Europa sofre de um papy-boom como lhe chama Robert Rochefort (Veríssimo,2002), em oposição ao babu-boom das décadas de 50 e 60. Diminuição da Mortalidade A 3º idade no Concelho de Penafiel e no Mundo

10 Contextualização Teórica  Estilo de vida : Idade Cronológica Idade Jurídica Idade Física e Biológica Idade Psicoafectiva Idade Social

11 Contextualização Teórica  Conceito de Idoso: 65-74 Anos-idoso (entrada reforma 65 anos) 75-89 Anos - velho + 90 Anos -muito velho  ONU 3º idade (último quarto de vida)  UE optou pelo termo sénior (+ 50 Anos)  Outros definem que a idade depende de cada pessoa

12 Metodologia O que é o professor, na ordem das coisas? (Ruben Alves,27) “Talvez que um professor seja um funcionário das instituições que gerenciam lagoas e charcos, especialista em reprodução, peça num aparelho ideológico de Estado. Um educador, ao contrário, é um fundador de mundos, mediador de esperanças, pastor de projetos”

13 O Século XXI e o paradigma de aprendizagem ao longo da vida Segundo Tony Stevenson “Quando examinamos de mais perto a conversação como meio de estudar o futuro, mesmo de o criar(…) ela é então utilizadas como uma metodologia de substituição, para analises teóricas ou para processos participativos com vista à mudança”

14 A Música como propiciadora de condições favoráveis a uma boa adaptação ao processo fisiológico do envelhecimento “A música acompanha cada homem desde antes de seu nascimento até o momento em que morre” (Barcelos,1992)

15 Ação a ser desenvolvida pelo projeto  Formação de um grupo de Cantares populares;  Implementação de alguns instrumentos musicais.

16 Inquérito realizado junto dos Idosos  Gostam de música?  Como se sentem nos dias de atividade musical?  E se a música acabasse ?

17 Implementação do Projeto no terreno  Recordar canções da sua infância  Brincar com estas canções lembrando-os do seu passado  Ensinar a todos

18 Meios de divulgação  Apresentação através da Câmara  Apresentação direta nas instituições   Através da atuação com instituições que já pratiquem este projeto

19 Infraestruturas e materiais necessários  Sala  Instrumentos

20 Orçamentação  Despesa mensal com o professor  Possíveis instrumentos a adquirir

21 Considerações Finais Tendo em conta que este projeto já se encontra em vigor, podemos concluir que o sucesso é muito bom.

22 FIM


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