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Terapia Racional-Emotiva Comportamental (TREC)

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Apresentação em tema: "Terapia Racional-Emotiva Comportamental (TREC)"— Transcrição da apresentação:

1 Terapia Racional-Emotiva Comportamental (TREC)
Profª Lina Sue Matsumoto Psicóloga e Psicoterapeuta Psicóloga no AMBAN-IPq-HCFMUSP (2013-atual) Psicóloga no PROATA-UNIFESP-Escola Paulista de Medicina (2012-atual) Certificada em Terapia Processual (2012) Aprimorada no Curso Avançado em Transtornos Alimentares - AMBULIM-IPq-HC-FMUSP (2008) Professora de Psicologia Cognitiva e Construtivismo - Universidade Paulista - UNIP ( ). Celular (11)

2 Albert Ellis ( ) TERAPIA RACIONAL EMOTIVA MODELO A-B-C CRENÇAS IRRACIONAIS DEBATE SOCRÁTICO ELLIS A 1ª psicoterapia contemporânea com clara ênfase cognitiva, tomando os construtos cognitivos como base dos transtornos psicológicos. Visa lidar com aspectos emocionais e comportamentais dos distúrbios emocionais, principalmente com estresse e pensamento. Grupo de crenças irracionais (atitudes, expectativas e regras pessoais)  crenças racionais (mais realísticas e úteis)

3 2 FORMAS DIFERENTES DE PENSAR:
1) MODELO AC 2 )MODELO AB  C

4 1) MODELO AC

5 A C MODELO AC POR DENTRO DE FORA “Você me deixou furioso...”
A situação Agente causador Ambiente A Consequências Comportamentos Reações / Emoções C POR DENTRO DE FORA Errado !!! O que acontece fora tem pouco poder sobre nós. São os sentidos que nos fazem perceber o mundo externo. O mundo externo não tem poderes mágicos, não pode se infiltrar em nosso cérebro e criar os nosso sentimentos. Ele apenas espera, na escuridão dos sentidos, o momento no qual será reconhecido. TEORIA  A provoca C PRESSUPOSIÇÃO  Algum A de fora fez com que sentíssemos certos Cs por dentro. Esta fórmula postula que basta examinar os As, para descobrir o que causou os Cs. Portanto, se você examinar com cuidado, acabará encontrando o A em questão. Assim, quando encontrá-lo, basta removê-lo e o C desaparecerá. Certo??? “Você me deixou furioso...” “Essas notícias me deprimem...” “Ele me deixou chateado...” “Ela acabou com a minha vida...” Profª Lina (11)

6 O MODELO A-B-C TREC  Obter mudança nos padrões de pensamento do sujeito, na forma de interpretação de seus acontecimentos de vida e em seus padrões de crenças sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o mundo em geral. CRENÇAS IRRACIONAIS seriam baseadas em conclusões errôneas, ilógicas e sem base em evidências objetivas. MODELO ABC é simples e pragmático, pode ser compreendido facilmente por qualquer pessoa e aplicado na vida cotidiana, com bons resultados, em curto espaço de tempo. Os acontecimentos ativadores (A) passam pelo sistema de crenças (B) do sujeito antes de despertarem as consequências (C ) emocionais ou de conduta.

7 2) MODELO AB C

8 MODELO AB C A Cognições Crenças Atitudes C B Representa nossas crenças a respeito da situação: pensamentos, imagens, fantasias, percepções, conclusões, interpretações. Representa, principalmente, nosso cérebro – como processa a informação bruta vinda de e a organiza em padrões, esquemas, temáticas e histórias. Assim, em vez de apenas olhar para o , procure ver o . B A Profª Lina (11)

9 Seu chefe o chama, e o critica por ter entregue o relatório atrasado.
MODELO AB C A Cognições Crenças Atitudes C B Seu chefe o chama, e o critica por ter entregue o relatório atrasado. Você considera a crítica injusta, já que sua secretária foi a responsável, pois ela não digitou o relatório a tempo. Você fica com raiva. Profª Lina (11)

10 MODELO AB C A Cognições Crenças Atitudes C B No caminho para o trabalho, João sente uma forte dor no estômago. “Ai!!! Será que pode ser câncer” Tem uma crise de ansiedade (Será Sindrome do Pânico?) Profª Lina (11)

11 MODELO AB C A Cognições Crenças Atitudes C B Suzana vai ao shopping e olha para o seu corpo refletido no espelho. “Nossa, como eu estou horrível” Sente-se deprimida. (Inicia nova dieta, compra laxante e diurético.) Profª Lina (11)

12 A C B MODELO AB C MEU EXEMPLO Cognições Crenças Atitudes
Profª Lina (11)

13 DISTORÇÕES COGNITIVAS segundo TREC
Perfeccionismo  “Se não for perfeito, sou incompetente” Falseamento  “Se eu não for como deveria ser, sou um farsante e logo as pessoas perceberão” Personalização  “Estou agindo muito pior do que deveria agir, e estão rindo, portanto tenho certeza de que estão rindo de mim” Rotulação e Supergeneralização  “Não deveria falhar jamais, se falhei sou um perdedor e um fracasso” Raciocínio Emocional  “Sinto-me como um completo estúpido e portanto meus fortes sentimentos demonstram que sou assim mesmo” Minimização  “Minhas conquistas são resultado de sorte. Os erros são responsabilidade minha e totalmente imperdoáveis”

14 DISTORÇÕES COGNITIVAS segundo TREC
Sempre e Nunca  “A vida deveria ser boa e não é, sempre será assim e nunca serei feliz” Desqualificando o positivo  “Quando me elogiam, só estão sendo amáveis e esquecendo-se das minhas falhas” Centrando-se no negativo  “Como as coisas estão indo mal e não deveriam ter dado errado, não vejo nada de bom em minha vida” Adivinhar o futuro  “Nunca irão me aceitar, pois vou fracassar e vão me depreciar para sempre” Saltando às conclusões  “Já que me viram falhar, e não deveria tê-lo feito, vão me ver como um idiota incompetente” Pensamento de tudo ou nada  “Se fracassar em algo importante, sou um fracasso total e completamente indesejável”

15 “As pessoas podem atingir uma mudança filosófica se tomarem consciência de que são responsáveis, em grande parte, por criar suas próprias perturbações emocionais e se reconhecerem a capacidade de mudar as crenças irracionais” Albert Ellis


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