A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Benedito Gomes dos Santos Filho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Benedito Gomes dos Santos Filho"— Transcrição da apresentação:

1 Benedito Gomes dos Santos Filho
Universidade Federal Rural da Amazônia CORRELAÇÕES ENTRE O TEOR DE CLOROFILAS E N TOTAL EM ESPÉCIES FLORESTAIS INTRODUZIDAS NAS JAZIDAS DA BOGPM, URUCU, AM* Benedito Gomes dos Santos Filho Prof. Adjunto, Instituto Sócio-Ambiental e dos Recursos Hídricos, Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém-Pa. * Trabalho financiado pela REDE 03 CT-PETRO AMAZÔNIA – PT 02/FINEP Belém-Pará 2006

2 Introdução Comportamento ecofisiológico das espécies é pouco conhecido; Solos degradados x disponibilidade de nitrogênio; Deficiência de nitrogênio: cloroses  degradação de clorofilas Teores de clorofila e de nitrogênio total nas folhas; Clorofilômetro: método para predizer a necessidade de adubação nitrogenada em várias culturas.

3 Objetivo Avaliar a relação entre a leitura do clorofilômetro portátil com as concentrações de clorofila a e b e de nitrogênio total extraídas em laboratório a partir de amostras foliares das espécies florestais introduzidas em clareiras artificiais. .

4 Espécies avaliadas Jazida 23 Jazida 48
Material e Métodos Base de Operações Geólogo Pedro de Moura (Petrobras-BR) Fevereiro a março de 2005 Jazida 23 LUC 12 Jazida 48 LUC 29 Espécies avaliadas Jazida 23 Jazida 48 Jenipapo (P) Acapurana (C) Bacuri (C) Lacre (P) Cumaru (P) Paricá (P)

5 Jazida 23 Jazida 48 Áreas experimentais
Base de Operações Geólogo Pedro de Moura, Urucu-AM

6 Determinação de clorofilas por SPAD
Medidor portátil de clorofilas (modelo CCM-200, Opti-Science); Folhas fisiologicamente ativas e com bom aspecto fitossanitário; Amostras: folhas de quatro plantas por espécie; Horários de 8:00 as 10:00h na jazida 23 e entre 14:00 e 16:00h na Jazida 48. Determinações bioquímicas de pigmentos Amostras foliares advindas das mesmas folhas; Coleta em envelopes de papel alumínio e acondicionadas sob gelo; Teores de clorofila a, b e total (a+b) foram realizadas no Laboratório de Fisiologia Vegetal do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém-Pa.

7 Determinação de N foliar total
Foi realizada no Laboratório de Solos da Embrapa-Amazônia Oriental, em Belém-Pa; O padrão de amostragem foi idêntico aquele descrito para as determinações bioquímicas de pigmentos foliares; Os resultados foram expressos em g N kg-1 de matéria seca.

8 Resultados e Discussão
Figura 1. Teores foliares de clorofila a (Fig. 1A), clorofila b (Fig. 1B), clorofila a + b (Fig. 1C) e nitrogênio foliar total (Fig. 1D) de espécies arbóreas na base de operações Geólogo Pedro de Moura (Petrobras-BR), na região de Urucu, município de Coari, AM. Os dados referem-se às médias de quatro repetições desvio padrão da média. Letras maiúsculas denotam e letras minúsculas denotam diferenças estatísticas entre espécies nas jazidas 23 e 48, respectivamente, pelo teste de Newman-Keuls (P < 0,05).

9 Figura 2. Relações entre teores foliares de cloro-fila a (Fig
Figura 2. Relações entre teores foliares de cloro-fila a (Fig. 2A e 2B), clorofila b (Fig. 2C e 2D), clorofila a + b (Fig. 2E e 2F) e nitrogênio fo-liar total (Fig. 2G e 2H), determinados bioquimi-camente, e os teores clo-rofilas totais determina-dos pelo clorofilômetro, em espécies arbóreas na base de operações Geólo-go Pedro de Moura (Pe-trobrás-BR), na região de Urucu, município de Coari, AM. Cada ponto refere-se às médias de quatro repetições de cada uma das espécies.

10 Conclusões A leitura realizada com clorofilômetro estima com boa precisão o teor de clorofila nas folhas, porém não estima a contento os teores de N.

11 Agradecimentos Universidade Federal Rural da Amazônia


Carregar ppt "Benedito Gomes dos Santos Filho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google