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História da Educação no Brasil
Aula 4 Karen Fernanda Bortoloti
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Nesta aula Século XIX Brasil: de Colônia a Império
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Século XIX: a educação nacional
O desenvolvimento do capitalismo obrigou a escola a se modernizar. A complexidade do trabalho exigia melhor qualificação da mão de obra.
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Século XIX: a educação nacional
Conteúdos técnicos e científicos teriam a mesma importância dada às antigas matérias clássicas e literárias. Ensino superior: criação das escolas politécnicas.
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Século XIX: a educação nacional
Ocorreu uma expansão da rede escolar e a criação da pré-escola. Os cuidados com a metodologia tomaram contornos mais rigorosos em virtude das novas ciências humanas, sobretudo da Psicologia.
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Século XIX: a educação nacional
Reforço do dualismo escolar. Ao lado da expansão da rede escolar, outro objetivo dos educadores no século XIX era formar a consciência nacional e patriótica.
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Brasil: de Colônia a Império
1808: vinda da família real para o Brasil 1822: Independência : Primeiro Reinado : Período Regencial : Segundo Reinado 1888: Abolição 1889: Proclamação da República
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Cultura Imprensa Régia Biblioteca Nacional Jardim Botânico do Rio
Museu Real Missão cultural francesa
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Educação brasileira no Período Joanino
Ainda não havia uma política educacional e as aulas régias predominavam. Com a chegada da família real, foi necessária a criação de inúmeras escolas e do ensino superior.
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Ensino superior Academia Real da Marinha. Cursos médico-cirúrgicos.
Diversos cursos avulsos de química, agricultura e economia.
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Ensino elementar Precário e deixado em segundo plano.
Nem o Decreto de 1827 conseguiu resolver esse “problema”.
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A elite educava seus filhos em casa, com preceptores.
Ensino mútuo 1834 – descentralização do ensino elementar: cada província era responsável por esse ensino.
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Ensino secundário Ensino de má qualidade, com professores pouco qualificados, autoritários e incompetentes. Colégio Pedro II – destinado a educar as elites. Seminário de Olinda – formação mais global, inspirada pelos ideais Iluministas.
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Ainda era forte a presença religiosa na educação, ao contrário do que acontecia na Europa. Leôncio de Carvalho pensou o ensino em seus três níveis.
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Ensino superior Faculdades = institutos isolados
Elitista e aristocrático Diploma – “enobrecimento”
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Formação de professores
Escolas Normais (1835) – não ocupavam lugar de destaque. A formação de professores não era relevante, pois não acreditavam na necessidade de métodos para ensinar. Aspecto artesanal da educação.
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Ensino profissionalizante
Casas de Educandos Artífices - Formação para o trabalho qualificado. - Mais assistencialistas e disciplinadoras.
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Referências ARANHA, M. L. de A. História da Educação e da Pedagogia. Geral e do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Moderna, MANCORDA, M.A. História da educação. Da antiguidade aos nossos dias. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1992.
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Referências RIBEIRO, M.L.S. História da educação brasileira: a organização escolar. Campinas: Autores Associados, 1995. STEPHANOU, M. e BASTOS, M. H.C. (orgs). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, v. II: Século XIX, 2004.
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História da Educação no Brasil
Atividade 4 Karen Fernanda Bortoloti
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A vinda da família real para o Brasil provocou algumas transformações do ponto de vista cultural. Identifique algumas delas, discutindo sobre a sua importância.
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