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Orientações para o Planejamento Escolar 2013

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Apresentação em tema: "Orientações para o Planejamento Escolar 2013"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações para o Planejamento Escolar 2013
HISTÓRIA

2 Definição de História:
A disciplina de História é concebida como “uma janela indispensável que se oferece para a observação, análise, avaliação crítica das práticas sociais ao longo do tempo sem excluir o presente”. (Currículo de CH e suas tecnologias. p. 30)

3 Objetivos da História:
Despertar a consciência em relação ao exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

4 Desenvolver um posicionamento crítico frente aos problemas que afetam a vida social, reconhecendo o diálogo como ponto de partida fundamental para a tomada de decisões coletivas; e

5 Refletir sobre si mesmo, reconhecendo-se como integrante, dependente e agente transformador do ambiente, cuidando para preservá-lo e assumindo posturas e atitudes de intervenção solidária na sociedade, visando a conquista de níveis elevados de qualidade de vida para si e para o conjunto de cidadãos. (Idem.p. 30)

6 Currículo: “Garantir a todos uma base comum de conhecimentos e competências para que as escolas passassem a funcionar, de fato, como uma rede”. (Proposta Curricular do Estado de São Paulo: História. p.8.)

7 Onde ... Os conteúdos são meios que amparam professores e alunos no processo de desenvolvimento de capacidades, compreensão de conceitos e organização dos fenômenos sociais situando-os historicamente.

8 Base Comum: CURRÍCULO FORMAL O que ensinar: Conteúdos Conceitos
Habilidades e competências CURRÍCULO FORMAL

9 A execução do currículo não ocorre de forma homogênea em todas as escolas, anos, turmas por isso é preciso: Recorrer aos documentos escolares: planos de ensino, diários de classe, avaliação final do ano letivo;

10 CURRÍCULO REAL Levantar o que efetivamente os alunos estudaram no
ano/série anterior. CURRÍCULO REAL

11 OBJETIVO DO PLANEJAMENTO:
É sistematizar um trabalho que garanta aos alunos o domínio de tudo o que está previsto no currículo.

12 Antes de iniciar o planejamento é preciso...
Desenvolver um bom diagnóstico da aprendizagem dos alunos Avaliar a necessidade de adequação do currículo

13 Conteúdos

14 Habilidades: São desenvolvidas e mobilizadas no desenvolvimento dos temas e conteúdos e não são exclusivas de uma ou outra situação de aprendizagem. Elas não são pontuais, mas permeiam todas as séries/anos. Considerar além da Matriz do SARESP, o próprio Currículo do Estado de São Paulo.

15 Conceitos: Construção do pensamento histórico: tempo (permanência, mudança, simultaneidade), fonte, sujeito, processo; Formação histórica: cultura, cidadania, alteridade, além daqueles associados diretamente ao conteúdo estudado.

16 Concluindo: O diagnóstico inicial não deve priorizar somente se os alunos sabem conteúdos previstos para a série anterior, mas também: identificam diferentes fontes e sua importância para a construção da História; produzem textos articulando os conceitos; dominam as diversas linguagens e leituras.

17 Lembrar: Lei /03: obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira“. Lei /08 : obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

18 Bibliografia: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias/ Secretaria da Educação. Coordenação Geral: Maria Inês Fini; Coordenação de área Paulo Micelli. São Paulo: SEE/SP, 2010. Orientações para o Planejamento escolar Disponível em: Acesso: 18/02/2013. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: História. Coordenação Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008. Acesso 22/02/2013. Acesso 22/02/2013.


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