A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biocombustíveis 00/04499 – Danilo Alves Araujo 03/29967 – Luis Felipe C. Figueredo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biocombustíveis 00/04499 – Danilo Alves Araujo 03/29967 – Luis Felipe C. Figueredo."— Transcrição da apresentação:

1 Biocombustíveis 00/04499 – Danilo Alves Araujo 03/29967 – Luis Felipe C. Figueredo

2 Biocombustíveis 2 A História  Início (até década de 50) Antes da disseminação dos combustíveis fósseis, várias experiências foram feitas com combustíveis a base de óleo vegetal: Motores diesel eram alimentados por mistura de petróleo filtrado, óleos vegetais e até mesmo óleos de peixe; Motores diesel eram alimentados por mistura de petróleo filtrado, óleos vegetais e até mesmo óleos de peixe; Exposição Mundial de Paris (1900): Motor diesel funcionando com óleo de amendoim; Exposição Mundial de Paris (1900): Motor diesel funcionando com óleo de amendoim; Instituto Nacional de Tecnologia investia no uso de óleos de ouricuri, mamona, e algodão em motores diesel (1950). Instituto Nacional de Tecnologia investia no uso de óleos de ouricuri, mamona, e algodão em motores diesel (1950).

3 Biocombustíveis 3 A História  Crise de 1973/4 Contexto: Contexto: Estoques de petróleo começam a cair, percebe-se que o petróleo é um bem não-renovável e irá acabar; Apoio dos EUA e da Europa à Israel durante a guerra do Yom Kippur (Dia do Perdão). Conseqüências: Conseqüências: Vendas para os EUA e para Europa embargadas; Elevação do preço do barril em mais de 300% em três meses (U$2,90 à U$11,65).

4 Biocombustíveis 4 A História  Resposta Brasileira Pró-óleo – Programa Nacional de Produção de Óleos Vegetais para Fins Energéticos: Pró-óleo – Programa Nacional de Produção de Óleos Vegetais para Fins Energéticos: Visava gerar um excedente de óleo vegetal capaz de tornar seus custos de produção competitivos com os do petróleo. Pró-álcool: Pró-álcool: Visava substituir os motores a gasolina por motores a etanol obtidos por via fermentativa a partir da cana-de-açúcar.

5 Biocombustíveis 5 A História  Resposta Brasileira  O governo chegava a financiar até 80% dos investimentos fixos de destilarias à base de cana-de-açúcar e até 90% para destilarias à base de outras matérias-primas, como mandioca e babaçu.  Em 1979, 80% da frota de veículos eram produzidos com motores a álcool. O Brasil passou a produzir álcool em larga escala.

6 Biocombustíveis 6 A História  O Biodiesel  Universidade Federal do Ceará – UFCE chegou a desenvolver um combustível a base de óleos vegetais e com propriedades semelhantes ao óleo diesel, o biodiesel.  No mundo, alternativas similares ganharam espaço. A Europa investia, com sucesso, na produção de biodiesel a partir de óleo de canola, enquanto que na Malásia e nos Estados Unidos surgiam experimentos bem sucedidos em biodieseis a base de palma e soja, respectivamente.

7 Biocombustíveis 7 A História  O Biodiesel  Problema: A viabilidade econômica da produção destes óleos. Em valores para 1980, a relação de preços internacionais de óleos vegetais em relação ao petróleo: Dendê: 3,30 Girassol: 3,54 Dendê: 3,30 Girassol: 3,54 Soja: 3,85 Amendoim: 4,54

8 Biocombustíveis 8 A História  Época Atual  Aumento da demanda energética mundial;  Redução dos estoques de petróleo;  Altos aumentos no valor do barril de Petróleo.  Avanços Tecnológicos e investimentos em pesquisa estão reduzindo os preços dos Biocombustíveis;  Preocupação mundial com o meio-ambiente e com a poluição dos combustíveis fósseis.

9 Biocombustíveis 9 A História  Preço Internacional do Petróleo:


Carregar ppt "Biocombustíveis 00/04499 – Danilo Alves Araujo 03/29967 – Luis Felipe C. Figueredo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google