A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AORML Agent-Object-Relationship Modeling Language Inteligência Artificial 2007/02 Renata S.S. Guizzardi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AORML Agent-Object-Relationship Modeling Language Inteligência Artificial 2007/02 Renata S.S. Guizzardi."— Transcrição da apresentação:

1 AORML Agent-Object-Relationship Modeling Language Inteligência Artificial 2007/02 Renata S.S. Guizzardi

2 Agent-Object-Relationship Modeling Language (AORML) AORML é uma linguagem de modelagem que estende UML para capturar importantes conceitos da modelagem a agentes; Modela o mundo como uma combinação de agentes, objetos, ações, eventos e compromissos/direitos; Distingue entre agentes institucionais, humanos e artificiais.

3 Conceitos: Comparação com Tropos Tropos Entidades Ator Objetivo Sofgoal Plano Recurso Relacionamentos Dependência Meio-fim Decomposição Contribuição AORML Entidades Agente (institucional, humano, artificial) Objeto Ação Evento Compromisso/Direito Relacionamentos Modelagem Conceitual: Especialização, Composição, Associação, Comunicação Interação: envia, recebe, executa, percebe

4 Sintaxe

5 Um Exemplo Simples

6 AORML Agent Diagram (AD) Modelo de informação do sistema/organização: modela entidades (agentes e objetos) e seus relacionamentos. Tipos de agentes são diferenciados usando-se estereótipos ( >, > e >) da UML. Todos os relacionamentos típicos da UML são usados: especialização, composição e associação. Além disso, há um terceiro tipo: Comunicação: identificado como > para indicar que dois agentes interagem. Objetos podem ser: entidades do domínio; crenças (informações) de agentes (diferenciados com > no caso de crença).

7 Interaction Sequence Diagram (ISD) Modela interações prototípicas, ou seja instâncias de sequências de interações Atenção: não são sequências genéricas como em UML. Inclui mensagem entre agentes, ações que os agentes realizam, eventos do ambiente e o compromisso entre agentes. Durante fases finais de Projeto Detalhado, as diferentes mensagens podem ser traduzidas para uma Linguagem de Comunicação de Agentes.

8 Interaction Frame Diagram (IFD) Generaliza tipos de interação entre dois agentes; Como em um ISD, inclui mensagens, ações, eventos e compromissos; Definem uma espécie de interface entre dois agentes.

9 Interaction Pattern Diagram (IPD) Modela o comportamento interno de um agente. Além dos elementos que os demais diagramas de interação exibem, inclui regras. Representa regras como a base do comportamento reativo dos agentes. Regras são exibidas visualmente e também descritas em texto. Pode ser utilizado para capturar o raciocínio de um agente.

10 Cenário de Conferência Científica Autores submetem artigos para serem revisados e considerados para apresentação na conferência. O chair da conferência delega para o chair do comitê de programas a revisão dos artigos. Este, por sua vez, distribui por email os artigos para membros do comitê de programa, enviando-lhes também um formulário padrão que deve ser seguido para registrar as revisões. Os membros do CP, por sua vez, aprovam ou não o artigo, reenviando o formulário por email, preenchido com sugestões de melhorias.

11 Primeiro Passo: identificar agentes e objetos do domínio

12 Segundo Passo: identificar os relacionamentos Inclui noção de cardinalidade. Ex.: um Artigo pode ser revisado por 2 ou três Membros do PC; um Membro Do PC pode revisar de 1 a N Artigos. Indica apenas que esses dois agentes se comunicam

13 Uso de Relacionamentos UML: Associação, Especialização e Composição Artigo Linha Científica Artigo Linha Industrial Arquivo Zip Enviado em 11 Arquivo PDF Título Arquivo PDF Texto Especialização/GeneralizaçãoComposição Associação

14 Terceiro Passo: incluir o Agente de Software

15 Quarto Passo: Modelar Interações prototípicas (ISDs) É Importante produzir vários modelos, para encontrar o caminho correto e as exceções

16 Quinto Passo: modelar as Interfaces (IFDs)

17 Sexto Passo: modelar o comportamento interno (IPDs)


Carregar ppt "AORML Agent-Object-Relationship Modeling Language Inteligência Artificial 2007/02 Renata S.S. Guizzardi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google