A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
Prof. Fábio Marinho

2 Empreendedorismo (entrepreneurship)
Por quê é um tema importante? É possível ensinar a alguém como ser empreendedor?

3 Empreendedor Uma pessoa que cria uma empresa, qualquer que seja ela
Uma pessoa que compra uma empresa já estabelecida e introduz inovações, assumindo riscos e agregando valor Um funcionário que identifica ou cria um novo negócio, introduz inovações em sua organização, gerando vantagem competitiva e valor para os acionistas Empreendedor

4 O modelo do processo empreendedor de Timmons
comunicação oportunidade recursos “business plan” liderança criatividade time

5 O empreendedor na ótica de Louis Filion
concebe desenvolve realiza visões

6 Pré-requisitos Canalização da energia, foco
Buscar experiência e conhecimento Pensamento lateral e horizontal Capacidade de pensar e fazer escolhas Aptidão e vontade de se comunicar Determinação Perseverança: longo prazo

7 Visão “Imagem projetada no futuro do lugar que se quer ser ocupado pelos seus produtos no mercado, assim como a imagem projetada do tipo de organização necessária para consegui-lo”

8 Processo da ciação da visão de Filion
liderança energia percepção do mundo visão relações

9 Weltanschauung: percepção do mundo
Como desenvolver uma visão sem a compreensão do setor? Como identificar uma oportunidade real sem conhecer a área de negócios em que se pretende atuar?

10 Energia Quantidade de tempo alocada para a execução das atividades profissionais Intensidade (qualidade) da execução

11 onde investir a energia
necessidades implicações no negócio crescimento e lucratividade novas fontes de lucro gerenciamento racionalização de custos rapidez e prontidão flexibilidade inovação integração transformação do negócio lealdade dos clientes conhecimento é chave relacionamento qualidade da experiência rede de parceiros amplitude cobertura influência

12 Liderança Weltanschauung Compreensão do setor de negócios
Energia: motivação, comprometimento, persuasão, clareza na comunicação, negociação Relacionamento

13 Estágios da Visão Complementar: atividades de gestão para sustentar a Central Central: consolidação de uma ou mais Emergentes Emergentes: idéias de produtos e serviços que queremos lançar

14 Origem e desenvolvimento da visão
Auto-avaliação: descrição das ws-chave; energia; liderança; auto-conceito; autonomia; exame dos pontos fortes e fracos Descrição dos modelos empresariais preferidos Identificação das áreas de mercado que oferecem oportunidades de negócio Descrição das visões emergentes Descrição de uma visão central

15 Ligações entre os sistemas
relações visões ações

16 Níveis de relações Primário: familiares. Ligações em torno de mais de uma atividade. Secundário: conhecidos. Ligação em torno de uma atividade bem determinada. Rede de ligações. Terciário: cursos. Livros, viagens, congressos, feiras e exposições industriais.

17 O sistema de Relações internas relações externas familiares direção
subordinados internas superiores pares colegas outros relações profissionais ideológicas externas esportivas afastados familiares religiosas pessoais imediatos políticas sociais próximos

18 Pergunta Qual a diferença entre visão e sonho?

19 Pergunta Qual a diferença entre empreendedor e administrador?

20 O empreendedor e as combinações entre visão e relações
administrador peq.empresa empreendedor méd. empresa gde.empresa sonhador cortesão + -

21 Administrador x Empreendedor
Faz certo as coisas Eficiência Gerencia Baseado em controles Ênfase na tática, estrutura e sistemas Curto prazo Como e quando Busca previsibilidade Evita riscos Ocupa um cargo Relógio Faz as coisas certas Eficácia Inovação Baseado na confiança Ênfase na filosofia, valores essenciais, metas compartilhadas Longo prazo O quê e por quê Busca mudanças Corre riscos Lidera Bússola Fonte: W.Bennis, R.Towsend, J.Kotter, J.Katzenbach, S.Covey, e outros

22 Estudo das oportunidades
A flecha lançada A palavra pronunciada A oportunidade perdida Três coisas que nunca voltam atrás: Provérbio chinês

23 Idéias são diferentes de oportunidades
Como identificar uma idéia que pode dar origem a uma oportunidade?

24 Oportunidade é uma idéia que está vinculada a um produto ou serviço
Ela tem: Algo de novo Atende um nicho de mercado Tem potencial para gerar lucro É baseada em necessidades insatisfeitas Surge em um momento propício para quem vai se beneficiar dela

25 Avaliação das oportunidades
Ser compatível com as características do empreendedor (personalidade, ws, energia, liderança, sonhos, ...) Se confrontada com as forças e fraquezas individuais (conhecimento do setor, experiência, requisitos de tecnologia, etc...) Avaliar as ameaças externas que incidem sobre a oportunidade

26 “Education is the only ticket to success in a knowledge-based society
“Education is the only ticket to success in a knowledge-based society. Education is the ‘big game’ in the globally interdependent economy. Period.” Tom Peters Liberation Management

27 Erros a evitar Paixão pelo produto ou serviço
Paranóia (não posso mostrar a idéia porque pode ser roubada) Perfeccionismo (ainda não está pronto) Muito tarde ou muito cedo Não reconhecer ou evitar a concorrência Preço baixo como estratégia de entrada Desejo ou necessidade de lucro rápido

28 Empreendedor sofre! “Tudo que podia ser inventado já foi inventado.” Charles H. Duell, comissário do serviço de patentes EUA, 1899 “A televisão não será capaz de se manter no mercado depois dos primeiros seis meses de funcionamento. As pessoas vão se cansar de ficar olhando para uma caixa de madeira todas as noites.” Darryl F. Zanuck, presidente da 20th Century Fox, 1946 “O conceito é interessante e bem estruturado, mas para merever uma nota maior que 5 a idéia deveria ser viável.” Examinador de Yale sobre a tese de Fred Smith propondo um serviço confiável de malote. Mais tarde, Smith fundou a Fedex.

29 EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
Prof. Fábio


Carregar ppt "EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google