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PublicouJoãovictor Tome Alterado mais de 8 anos atrás
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Edilson Costa Lima O Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar Tele-sala São Luís - MA 2007
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1. Falando sobre o tema Transtorno do déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar.
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2. Fundamentação teórica. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é, segundo alguns especialistas, um transtorno neuropsicológico com base biológica. Goldstein afirma, ao descrever a hiperatividade de dentro de uma perspectiva clínica que: Embora empiricamente, desde os princípios do século XX, seja evidente a existência de crianças hiperativas, é em 1947 que Straus e os seus colaboradores apresentam o que foi considerada a primeira descrição clínica deste quadro em que está afetada principalmente a área do comportamento, destacando o nervosismo e o nível de afetividade como sintomas de lesão celebral.
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Em 1940, surgiu a desiganação de LCM, termo apoiado nas evidências demonstradas pelas associações de alteração comportamentais... Em 1962, o termo LCM, passou a se chamar DCM. As pesquisas não param e a partir da década de 80 e com o resultado de diversas investigações, o DSM-III (manual Diagnóstico e Estatístico das doenças mentais) alterou o termo para Distúrbio de déficit de atenção.
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3. Diagnóstico, sintomas e tratamento. –Etapas para diagnosticar a hiperatividade: a)Primeira etapa: comportamento da criança deve se enquadrar na definição de distúrbio, apresentar sintomas antes dos sete anos, não ser resultado de distúrbios autistas e já está se manifestando há mais de seis meses. b)Aplicação de um questionário bem elaborado.
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c) Comportamento do aluno em sala de aula. d) Avaliação do comportamento da criança em ambientes variados. e) Etapa de conclusão: confirmado ou negando a hiperatividade.
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Segundo Benczik, “para se pensar no diagnóstico de TDAH é necessário a presença de sintomas em pelo menos dois ambientes diferentes”. Por fim, o diagnóstico do TDAH é fundamentalmente clínico e deve obrigatoriamente ter por base os seguimentos das causas que o caracterizam.
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Sintomas TDAH 1° Grupo Desatenção e hiperatividade; Agitação e impulsividade; Não prestar atenção a detalhes; Cometer erros por descuido; Dificuldade de concentração em jogos e tarefas.
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Sintomas TDAH 2º Grupo Ficar mexendo as mãos e ou os pés quando sentados; Não parar sentado por muito tempo; Pular/ correr excessivamente; Ser muito barulhento; Intrometer-se em conversas ou jogos dos outros.
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Meios de tratamento do TDAH. Tratamento médico-psicofármacos. Tratamento comportamental-técnico de modificação da conduta. Tratamento cognitivo-técnicas comportamentais.
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4- Psicopedagogia na escola A escola no seu cumprimento de sua função social, deverá desenvolver nas crianças e jovens que nela confiam a sua formação, competência e habilidades para prepará-los para agir conforme as exigências da contemporaneidade.
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5- Psicopedagogia - Origem Iniciou na Europa, século XX. A primeira tentativa de articulação entre a medicina, a Psicologia, a Psicanálise e a Pedagogia, deram-se na França. (bossa, 2000, p-82). Os estudos referentes a Psicopedagogia, no Brasil, têm uma história de aproximadamente 30 anos, inicialmente dedicados a pesquisa, depois da década de 70 – oferecidos os primeiros cursos na área de Psicopedagogia.
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A atuação do psicopedagogo, na instituição, visa a fortalecer-lhe a identidade... Para tanto, juntamente com toda a equipe escolar, este profissional estará mobilizado na construção de um espaço concreto de ensino-aprendizagem.
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“Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão” (Paulo Freire)
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