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Capítulo - Inteligência

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Apresentação em tema: "Capítulo - Inteligência"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo - Inteligência
Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo - Inteligência

2 Início da Psicologia Experimental
Wilhiam Wundt ( ) Início da psicologia enquanto ciência Fundação do primeiro laboratório dedicado à psicologia experimental

3 A Universidade de Leipzing A Universidade de Leipzing
Universidade de Leipzing na Alemanha – Vista da avenida de entrada da Universidade de Leipzig e o prédio onde estava localizado o Laboratório de Wundt.

4 Experimentos em Psicofísica
Wundt (no centro) e seus colaboradores, Sander, Klemm, Wirth e Dittrich, em 1918

5 Experimentos em Psicofísica
A realização de experimentos em psicofísica no Laboratório de Wundt . Na Figura, Wund realizando um experimento com seus colegas em Leipzig

6 Os Equipamentos do Laboratório
Compassos Cronômetro Ressonador Profundidade Ressonador Metrônomo Dinamômetro Diapasão

7 Em Busca de Leis Gerais Psicologia enquanto ciência básica – Experimentos em psicofísica com objetivo de descobrir leis gerais.

8 A Origem da Psicologia Diferencial
Início do Estudo da Inteligência A Origem da Psicologia Diferencial Francis Galton ( ) foi um dos pioneiros no desenvolvimento de medidas da inteligência humana. De acordo com a tradição filosófica empirista, o conhecimento é adquirido pela experiência através dos órgãos sensoriais. Dessa forma, Galton acreditava que poderia mediar a inteligência humana através da capacidade do sujeito descriminar estímulos. Para tal, desenvolveu os primeiros aparelhos específicos para medir com precisão processos relacionados com discriminação sensorial e coordenação motora.

9 O Laboratório de Galton

10 O anúncio do Laboratório Antropométrico

11 Binet e os testes de inteligência
Alfred Binet ( ): Psicólogo francês. Junto com Théodore Simon desenvolveu primeiro teste de inteligência de habilidades cognitivas em Trabalhou com crianças de diferentes idades. O teste era padronizado de acordo com a idade da criança. Conceito de «idade mental». Ou seja, se o teste fosse realizado com sucesso pela maior parte das crianças com idade superior a 12 anos, mas fosse mal respondido pelas mais novas, significava que a sua idade mental era de 12 anos.

12 Objetivos do Provão de Psicologia Binet trabalhando com crianças

13 Objetivos do Provão de Psicologia Um teste de inteligência de Binet

14 O velho mundo x O novo mundo
Terman Spearman Titchener Galton Binet Wundt

15 Uma Inteligência Geral: O Fator g
Charles Spearman ( ) – Sólida formação em estatística. Desenvolveu um estudo com 24 crianças em uma escola. Percebe que existe uma grande correlação com as varias medidas de inteligência. Todas as medidas correlacionam-se muito bem. Inferência de uma “Inteligência Geral”. Início da teoria dos dois fatores da inteligência.

16 Teoria dos dois fatores: Fator g

17 Teoria dos Fatores Múltiplos
Edward Thorndike ( ) Além de descobrir a Lei do Efeito, propôs que existem três tipo diferentes de inteligência:

18 Teoria dos Fatores Múltiplos
Louis Thurstone ( ) Utilizando técnicas de analise fatorial, propôs que a inteligência pode ser melhor descrita e avaliada através de de habilidade mentais ao invés de um único fator. Esse fator único não fornece informações específicas acerca do tipo de inteligência.

19 Fatores relativamente Independetes
Teoria dos fatores Múltiplos Fatores relativamente Independetes

20 Comparação entre os dois modelos
Um único fator Vários fatores

21 Teoria dos Fatores Múltiplos
Inteligência formada por 7 fatores independentes

22 Conteúdos, Operações e Produtos
Teoria dos Fatores Múltiplos J. P. Guilford ( ) Crítica à teoria do fator único. Utilizando técnicas de análise fatorial, chega a propor a existência de habilidade mentais. Produto de três dimensões: Conteúdos, Operações e Produtos

23 Teoria dos Fatores Múltiplos
Inteligência formada por 150 habilidades independente como resultado de uma interação entre 5 tipos de conteúdos, 6 tipos de produtos e 5 tipos de operações. 5 Conteúdos X 6 Produtos x 5 Operações = 150 Habilidades

24 A Organização Hierárquica
Fatores Hierárquicos UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A RESOLVER O PROBLEMA DOS FATORES A Organização Hierárquica

25 Teoria dos Fatores Múltiplos
Um único fator Vários fatores

26 Teoria dos Fatores Hierárquicos

27 Teoria dos Fatores Hierárquicos
Um único fator Vários fatores Fatores Hierárquicos

28 Teoria dos Fatores Hierárquicos
Cyril L. Burt (1883 – 1971) Raymond Cattell ( ) John B. Carroll ( ) Alguns teóricos que propuseram uma organização hierárquica da inteligência

29 Teoria dos Fatores Hierárquicos

30 Processamento da Informação
Perspectiva Cognitiva UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A COMPREENSÃO DA INTELIGÊNCIA Processamento da Informação

31 Teoria da Inteligências Múltiplas
Howard Gardner -Psicólogo do desenvolvimento. Propõem que a inteligência não é constituída de um fator. Inicio da teoria das inteligências múltiplas. O sistema educacional não está preparado para lidar com todas estas formas de inteligência

32 Teoria da Inteligências Múltiplas

33 Teoria Triarquica da inteligência
Robert Sternberg Teoria Triarquica da inteligência

34 Teoria Triarquica da inteligência

35 Uma ou Várias Inteligências: Resumo


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