Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBernardo De Almeida Alterado mais de 10 anos atrás
1
Data Warehouse Um Data Warehouse é um armazém de dados, contendo dados extraídos do ambiente de produção da empresa. De acordo com INMON (1997), um Data Warehouse, pode ser definido como um banco de dados especializado, o qual integra e gerencia o fluxo de informações a partir dos bancos de dados corporativos e fontes de dados externas à empresa.
2
Data Warehouse A função do Data Warelhouse é tornar as informações corporativas acessíveis para o seu entendimento, gerenciamento e utilização. Para o desenvolvimento de um Data Warehouse é baseado em etapas.
3
ETAPAS DO PROJETO DE DATA WAREHOUSE
IDENTIFICAR PROCESSOS A MODELAR. FATOS GRANULARIDADE DEFINIR DIMENSÕES ESPECIFICAR OS FATOS ANALISAR ATRIBUTOS DAS DIMENSÕES PROJETO FÍSICO SUPORTE A MUDANÇAS PREVISÃO DO HISTÓRICO CARGA E EXTRAÇÃO DOS DADOS
4
DATAWAREHOUSE ORIENTADO A ASSUNTOS INTEGRADO NÃO VOLÁTIL HISTÓRICO GRANULARIDADE DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES APLICAÇÕES INTEGRAÇÃO DADOS D W É UM CONJUNTO DE DADOS ATUAIS E HISTÓRICOS, EXTRAÍDOS DE VÁRIOS SISTEMAS OPERACIONAIS, DESTINADOS A FORNECER INFORMAÇÕES QUE AUXILIEM O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
5
CARACTERÍSTICAS PROJETADOS POR ASSUNTOS/NEGÓCIOS
Exemplo de uma Companhia de seguros Os principais assuntos, negócios da empresa As aplicações podem ser
6
DADOS ALTAMENTE INTEGRADOS
CARACTERÍSTICAS DADOS ALTAMENTE INTEGRADOS DADOS NÃO VOLÁTIL DADOS HISTÓRICO
7
CARACTERÍSTICAS GRANULARIDADE GRANULARIDADE = NIVEL DE DETALHE
TEMPO PRODUTO REGIAO DIA ANO SEMESTRE MES LINHA CIDADE REGIÃO TRIMESTRE ESTADO GRANULARIDADE = NIVEL DE DETALHE MAIOR GRANULARIDADE, MENOR DETALHAMENTO, MAIOR VOLUME
8
APLICAÇÕES OPERACIONAIS
DIFERENÇAS ENTRE DW E APLICAÇÕES OPERACIONAIS APLICAÇÕES OPERACIONAIS DW FOCO RECUPERAÇÃO DE DADOS PARA ANÁLISES / DECISÕES ENTRADA DE DADOS PARA AS OPERAÇÕES DE NEGÓCIO (TRANSAÇÕES) USUÁRIOS GESTORES DE NEGÓCIO ALTOS EXECUTIVOS FUNCIONÁRIOS OPERACIONAIS FUNCIONÁRIOS DE CONTROLE OBJETO DA ANÁLISE PROCESSO DECISÓRIO INDICADORES DE DESEMPENHO FLUXO DE ATIVIDADES OPERACIONAIS TIPO DE DADOS ESTÁVEIS HISTÓRICOS ALGUNS SUMARIZADOS DINÂMICOS CORRENTES DETALHADOS TEMPO DE RESPOSTA VÁRIOS SEGUNDOS / MINUTOS / HORAS FRAÇÕES DE SEGUNDO OU ALGUNS SEGUNDOS ESTRUTURA DE DADOS RELACIONAL MULTIDIMENSIONAL NORMALIZADA
9
DATA MART FOCO DATA MART GESTORES DE NEGÓCIOS
É UM CONJUNTO DE DADOS DO DATA WAREHOUSE, CUSTOMIZADOS PARA ATENDER A NECESSIDADES DE ANÁLISES ESPECÍFICAS DE UMA ÁREA OU PROCESSO DO NEGÓCIO DA EMPRESA
10
DATA MART x DATA WAREHOUSE
INCLUSÃO DE REQUISITOS DE TODAS AS FUNÇÕES DE NEGÓCIO MENOR CUSTO E ESFORÇO PARA IMPLEMENTAÇÃO INICIAL DEFINIÇÕES DE DADOS E REGRAS DE NEGÓCIOS CONSISTENTES AUMENTO DE PERFORMANCE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DOS USUÁRIOS REDUNDÂNCIA DE DADOS MINIMIZADA CONTROLE DO DATA MART PELA PRÓPRIA ÁREA DE NEGÓCIO A QUAL ATENDE
11
(LINHAS E COLUNAS DIMENSÕES) SOBRE A QUAL O USUÁRIO PODE
OLAP (Online analytical processing) CÁLCULOS (RANKINGS / TOP TEN) MÉDIAS SOMAS CUMULATIVAS COMPARAÇÃO ENTRE PERÍODOS CÁLCULOS ESTATÍSTICOS / FINANCEIROS TABELA (LINHAS E COLUNAS DIMENSÕES) SOBRE A QUAL O USUÁRIO PODE “DRILL DOWN” “DRILL UP” “DRILL ACROSS”
12
MODELO MULTIDIMENSIONAL
CUBO VALOR VENDIDO PRODUTOS MERCADOS TEMPO VENDAS CÉLULAS DO CUBO CONTÉM VALORES MENSURÁVEIS E AS BORDAS DEFINEM AS DIMENSÕES. PODEM EXISTIR MAIS QUE TRÊS DIMENSÕES NO NEGÓCIO
13
IMPLEMENTAÇÃO Carga dos Dados
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.