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Logística Empresarial Universidade de Brasília GRUPO 19 S.

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Apresentação em tema: "Logística Empresarial Universidade de Brasília GRUPO 19 S."— Transcrição da apresentação:

1 Logística Empresarial Universidade de Brasília GRUPO 19 S

2 introdução Concebido pelas Forças Armadas norte- americanas; Processo de aquisição e fornecimento de materiais durante a 2ª Guerra Mundial; Valorização do processo logístico ao longo do tempo; Ciclos, custos e nível de serviço. Logística Empresarial Universidade de Brasília

3 Supply Chain Logística Empresarial Universidade de Brasília

4 função da logística Movimentação de cargas, desde MP até PF; Melhorar níveis de rentabilidade: custos satisfação do cliente Diminuir a distância entre produção e demanda; Logística Empresarial Universidade de Brasília

5 Layout do Processo Ford e a verticalização  visão orientada à fábrica; Terceirização de processos, visando a especialização da empresa no potencial produtivo  visão orientada ao cliente; Produção em massa e Produção customizada (pontes de informação); Logística Empresarial Universidade de Brasília

6 adição de valor Busca por um alto nível de atendimento (vantagem competitiva) induzindo inovações nos serviços; Foco: aproximar os clientes dos serviços que desejam; Uso da rede de internet como ferramenta para adicionar valor ao produto/serviço ; Interação entre empresas independentes (ex.: ciclista) Logística Empresarial Universidade de Brasília

7 Explique o conceito conhecido como supply chain. Esse conceito evoluiu do conceito de logística, que antes tratava apenas da execução das atividades relativas à movimentação de materiais e ao fluxo de informações, do fornecedor ao consumidor final e vice-versa, e, de forma segmentada. Porém, com o passar do tempo, o conceito foi evoluindo e ganhou uma nova concepção e assim passou a existir a integração das diversas áreas envolvidas na produção, dimensionamento e layout de armazéns, alocação de produtos em depósito, transportes (roteirização, dimensionamento de frota de veículos), distribuição, seleção de fornecedores e clientes externos, surgindo assim esse novo conceito que é chamado de Supply Chain ou logística integrada.

8 Descreva a relação que existe entre a logística empresarial e a administração. A relação que existe entre elas é que a logística empresarial estuda como a administração pode melhorar os níveis de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, isso, por meio de planejamento, organização e controles efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que têm por objetivo facilitar o fluxo de produtos.

9 Sabendo que a logística é um assunto vital dentro da empresa, explique qual é a sua função na organização? Visto que a logística é um assunto vital na organização, a sua função é de analisar as maneiras de como a administração pode obter cada vez mais eficácia/eficiência em seus serviços de distribuição a seus clientes e consumidores, tudo isso tendo em conta o planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.

10 O processo de negócio são atividades que obtém um produto ou serviço específico para o cliente (Devenport, 1994). Explique essa afirmação. O que o autor quer dizer com essa afirmação, é que as empresas buscam um alinhamento de todos os seus aspectos, com o propósito de responder as necessidades de cada cliente especificamente.

11 Quais os principais características da logística física e sua relação com a logística de serviços? O transporte e o armazenamento são os principais processos que compõem a distribuição física, movimentando os produtos desde o fim da produção até o mercado de clientes. Os canais de distribuição são os principais caminhos dos produtos, eles são representados por atacadistas, varejistas, revendedores, distribuidores. A logística física busca diminui a distância entre o serviço buscado pelo cliente e o que realmente as empresas possuem para apresentar. O objetivo é possuir o menor número de produtos em estoque, aliado a um baixo número de indisponibilidade. A logística de serviços é responsável com que a velocidade deste tramite serviço/cliente seja a menor possível, evitando com que o cliente desista de adquirir seu produto, seja em uma relação física como filas, ou em atendimento telefônico em Sacs ou Internet. Este processo precisa ser eficaz justamente nos momentos de maior necessidade, como em horários de pico e muito movimento. A adição de valor ao cliente é algo fundamental para que o processo tenha maior eficiência.

12 Tendo em vista que as empresas possuem realidades organizacionais distintas entre si, qual seria a melhor forma de realizar uma melhor aplicação de métodos logísticos? As atividades logísticas podem ser classificadas em fases de acordo com o grau de interelação existente entre diversos agentes da organização. Estas relações iniciam-se quando a empresa trata dos problemas logísticos apenas internamente e, após isso, passa a pensar em conseguir criar um elo de integração com o cliente. É uma fase progressiva até que se possa realizar algo em em direção ao tratamento integrado empresa-fornecedor e atingir finalmente a fase da logística integrada, que é a tendência atual, a procura de uma forma mais rentável que adicione valor ao cliente e racional na distribuição dos produtos, não somente no aspécto interno, como em 1 ambiente externo.

13 Grupo: 19S - créditos Júlio e Rafael: Slides Jonathan e Pedro: Perguntas OBRIGADO!


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