A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18–05-2004 Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18–05-2004 Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18–05-2004 Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na capacitação do ProInfo M E C S E E D

2 FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES O que é um Professor Multiplicador ?

3 FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES recursos materiais “infra-estrutura” recursos humanos “formação ” L A B N T E PROF – GEST -... MULT ESP lato sensu pres-ead

4 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO Objetivo formação de professores multiplicadores programas das redes estaduais/municipais regiões Centro-Oeste e Nordeste

5 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO Perfil do Professor Multiplicador Profissional pré-qualificado para atuar: na preparação das escolas públicas de educação básica para a incorporação das TIC na sua prática educativa, na formação de recursos humanos para a gestão e o uso pedagógico da tecnologia, na assessoria tecnológico-pedagógica às escolas e no acompanhamento/avaliação da aplicação da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, bem como na produção e difusão do conhecimento nessas áreas

6 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO Atribuições do Professor Multiplicador Planejar e executar ações a partir de uma ótica transformadora viabilizando a articulação entre o projeto político-pedagógico, as atividades de gestão e a prática educativa Criar ou assessorar a criação de ambientes de aprendizagem com o suporte das novas tecnologias Capacitar professores e equipes administrativas das escolas Atuar como agentes de mudanças educacionais

7 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO Atuação do Professor Multiplicador Infra-estrutura Formação Projetos Relações Interpessoais

8 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO e a d e-proinfo construção coletiva proposta inovadora Concepção

9 Tecnologia e escola Suporte e oficinas tecnológicas Tecnologia e cognição Áreas do conhecimento Tópicos especiais Projetos Salas ambientes CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INTEGRAÇÃO X CULTURA DA FRAGMENTAÇÃO

10 Carga horária 40 horas – módulo introdutório 360 horas – atividades diversas 60 horas – trabalho de conclusão TEMPO EAD X CULTURA DA CARGA HORÁRIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO

11 Equipe do ambiente virtual Coordenação do Curso Coordenações das Salas Ambientes Docentes Orientadores e Especialistas Auxiliares Apoio Técnico-Administrativo Cursistas CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPAÇO EAD X CULTURA DA SALA DE AULA

12 Equipe do ambiente campo Professores das Escolas Alunos das Escolas/Comunidades Técnicos Comunidade Escolar (dir-coord-pais-...) Professores Multiplicadores dos NTE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO

13 Múltipla Formação Professores Multiplicadores Auxiliares Formadores Técnicos CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO

14 Estruturação/Organização turmas Sala Projetos turmas de 20 cursistas 4 equipes de 5 cursistas em cada turma 1 docente orientador para cada turma 1 multiplicador monitor para cada 2 equipes CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO desenvolvimento de projeto ao longo do curso

15 Estruturação/Organização turmas outras Salas 6 turmas de 40 cursistas docentes especialistas p/cada turma CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO desenvolvimento de atividades temáticas (sala) apoio ao desenvolvimento dos projetos

16 Recursos tecnológicos do ambiente virtual: fóruns (equipe/pj, turma/pj, turma/sala,...) chats (marcados antecipadamente) e-mail (comunicação não socializada no ambiente) agenda – notícias – tira dúvidas webfolio - biblioteca CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO

17 Considerações sensibilidade dos gestores (condições) conectividade x recursos utilizados tempo (computação – liberação) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO

18 Considerações política de valorização do profissional da Educação direito do aluno – educação c/qualidade social inclusão digital (aluno – professor) - cidadania CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO

19 Considerações Finais mudança de paradigma (estrutural – organizacional – pedagógico – cultural) EaD – projeto social (dimensão continental – desigualdades regionais >0 <0 custo x investimento x qualidade) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO

20 Perspectivas (reflexões – sugestões) ampliação do programa de formação ProInfo formação continuada (mult-prof estados/municípios) formação inicial aprimoramento permanente do ambiente e-proinfo (novas metodologias - integração tecnologias ) (política de software livre) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO

21 Convite FORUM NACIONAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÚBLICA, GRATUITA COM QUALIDADE SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO

22 FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES soniasette@uol.com.br Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na capacitação do ProInfo M E C S E E D


Carregar ppt "FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18–05-2004 Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google