A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

M.Sc FLORISVALDO GAMA DE SOUZA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "M.Sc FLORISVALDO GAMA DE SOUZA"— Transcrição da apresentação:

1 M.Sc FLORISVALDO GAMA DE SOUZA
PROF. DE ENSICO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

2 ATIVIDADES ACADÊMICAS E CIENTÍFICAS
SEMINÁRIO

3 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
Introdução Objetivos da aula Atividades suporte Conceito Objetivos do seminário Atividades no seminário Tipos de seminário Componentes de um seminário Duração de um seminário Roteiro de um seminário Normas para apresentação Dicas para alcançar a qualidade do seminário Conclusão Contatos

4 INTRODUÇÃO CONGRESSO; SIMPÓSIO; CONFERÊNCIA; ENCONTROS; JORNADAS;
MESA REDONDA; OFICINAS; FÓRUM; WORK SHOPS

5 OBJETIVOS DA AULA Explicar a fundamentação teórica de um seminário;
Mostrar as técnicas de apresentação de um seminário; Ensinar a elaborar o roteiro de um seminário; Fortalecer competências e habilidades para um seminarista.

6 ATIVIDADES SUPORTE LEITURA; ESTUDO; RESUMO; ANÁLISE DE TEXTO;

7 CONCEITO PODE SER CONCEITUADO COMO UMA TÉCNICA DE PESQUISA, QUE SE PODE DESDOBRAR EM ESTUDOS INDIVIDUAIS OU EM GRUPOS, DESDE O SEGUNDO GRAU ATÉ OS CURSOS DO MAIS ALTO NÍVEL, COMO TAMBÉM NOS CENTROS DE PESQUISA E EM QUALQUER TIPO DE EMPRESA OU ORGANIZAÇÃO.

8 OBJETIVOS DO SEMINÁRIO
ENSINAR, USANDO A PESQUISA PARA REVELAR O GOSTO E HABILIDADES PARA INVESTIGAÇÃO; DOMINAR AS TÉCNICAS DE PESQUISA DE UMA DETERMINADA DISCIPLINA EM ATIVIDADE INDIVIDUAL E EM GRUPOS; SISTEMATIZAR FATOS OBSERVADOS; DAR RESPOSTA PARA O ESTUDO E EXATIDÃO DAS IDÉIAS; APROFUNDAR CONHECIMENTOS, DIVULGAR PESQUISAS E CONHECIMENTOS.

9 ATIVIDADES NO SEMINÁRIO
MESA-REDONDA- onde se discute sobre um determinado assunto, podendo ou não ser levado ao conhecimento de toda clientela. CONFERÊNCIA – onde especialistas explanam sobre tema do evento. PAINEL – organizado por especialistas, expondo um tema, cada qual a seu turno, discutindo entre si e em seguida pode haver questionamentos por parte da platéia.

10 TIPOS DE SEMINÁRIO CLÁSSICO Seminário individual.
Responsabilidade de um expositor. A exposição pode ser sobre um tema inteiro ou parte dele. O comentador avalia.

11 TIPOS DE SEMINÁRIO CLÁSSICO EM GRUPO
Os participantes são expostos em grupos. Responsabilidade de todo o grupo. A exposição é feita por um membro de cada grupo ou por todo grupo. Cada membro fala sobre uma parte do tema central. Em vez de comentador, forma-se um grupo comentador ou de crítica. Deve ser bem estruturado para não haver problemas na apresentação.

12 TIPOS DE SEMINÁRIO EM GRUPO
Inicialmente todos estudam individualmente o tema para ter um visão geral do mesmo. Formam-se grupos de maneira a abranger todos os substitutos do tema central. Todos falam nos respectivos grupos. Cada membro fala sobre uma parte do tema central. Os questionamentos são colocados pelos grupos e não por alunos ou participantes individualmente.

13 COMPONENTES DE UM SEMINÁRIO
DIRETOR Professor, especialista ou responsável que propõe o tema e orienta a pesquisa e a organização, dirige e avalia o seminário.

14 COMPONENTES DE UM SEMINÁRIO
RELATOR Professor, especialista ou aluno(s) que expõe o resultado obtido na pesquisa.

15 COMPONENTES DE UM SEMINÁRIO
SECRETÁRIO Anota tudo o que se passa desde o início da pesquisa e durante a realização do seminário (as conclusões parciais e finais).

16 COMPONENTES DE UM SEMINÁRIO
COMENTADOR Após a exposição, critica responsavelmente a exposição, antes da discussão e do debate.

17 COMPONENTES DE UM SEMINÁRIO
PARTICIPANTES Alunos e convidados. São feitos questionamentos, não apenas para concordar ou discordar, mas para acrescentar e para tirar dúvidas, com perguntas pertinentes.

18 DURAÇÃO DE UM SEMINÁRIO
Tempo de duas a quatro horas. Para que haja melhor aproveitamento por parte da clientela, é bom que não dure mais de 3 horas. A preparação, dura vários dias entre a pesquisa, as reuniões e a preparação para apresentação.

19 ROTEIRO DO SEMINÁRIO PLANO
São as unidades: títulos e subtítulos, divisões. Ter lido todo o material com espírito crítico. Estabelecer relações para os aspectos comuns. Ex.

20 ROTEIRO DO SEMINÁRIO INTRODUÇÃO
Pessoal, bem objetiva, dar idéia do conteúdo do trabalho.

21 ROTEIRO DO SEMINÁRIO CONTEÚDO Deve ser apresentado em unidades.
Escrito com linguagem clara, objetiva e concisa. Não se deter em pormenores.

22 ROTEIRO DO SEMINÁRIO CONCLUSÃO
Interpretação pessoal, também em linguagem objetiva. Deve estar relacionada com os objetivos.

23 ROTEIRO DO SEMINÁRIO REFERÊNCIAS
Indica todas as fontes que foram usadas e dentro da técnica.

24 ROTEIRO DO SEMINÁRIO PARTICIPANTES Nome; Turma; Data; Local;
Dados da instituição.

25 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO
ESCRITA Normas da ABNT para apresentação do trabalho, citações, resumos, referências etc. ORAL Compreende os aspectos referentes ao conteúdo, à parte expositiva e técnicas para a elaboração das ilustrações.

26 DICAS PARA ALCANÇAR A QUALIDADE DO SEMINÁRIO
Ao ser apresentado o tema, investigue e observe a abrangência do mesmo; Reúna todas as fontes de pesquisa para discorrer sobre o assunto; Faça o desenvolvimento do trabalho; Construa o trabalho escrito dentro das normas estudadas; Elabore a apresentação em power point;

27 DICAS PARA ALCANÇAR A QUALIDADE DO SEMINÁRIO
Utilize tópicos e frases concisas, nunca textos. Faça uma apresentação bem ilustrativa com figuras, imagens etc. Revise todo o conteúdo para não aparecer erros, principalmente ortográficos. Crie o roteiro da apresentação, enumerando seus tópicos organizados por autor, tempo e fala.

28 DICAS PARA ALCANÇAR A QUALIDADE DO SEMINÁRIO
Distribua o roteiro aos participantes e também ao auxiliar do recurso audiovisual. Teste todos os recursos didáticos previamente. Tenha sempre uma cópia de segurança como suporte ao imprevisível. Utilize um apontador para indicar o desejável no slide

29 DICAS PARA ALCANÇAR A QUALIDADE DO SEMINÁRIO
Evite atravessar o foco de luz do data show. Mantenha-se ergonomicamente apreciável. Procure não segurar material escrito. Não fale com as mãos. Utilize comunicação de acordo com o público presente.

30 DICAS PARA ALCANÇAR A QUALIDADE DO SEMINÁRIO
Quando a apresentação for em grupo disponha-o em lugar apropriado. Mantenha sintonia e sincronismo com os slides e o auxiliar dos recursos didáticos. Convide a platéia a se envolver com apresentação.

31 DICAS PARA ALCANÇAR A QUALIDADE DO SEMINÁRIO
Conquiste seu público. Seja você mesmo. Conheça o terreno em que vai pisar. Seja breve. Aprenda a se relacionar com o público. Treine, treine e treine. Vá em frente mesmo com friozinho na barriga LAURA SOMOGGI, Revista exame. Jul. de 1999. Você tem medo de falar em público?

32 DICAS PARA ALCANÇAR A QUALIDADE DO SEMINÁRIO
O verdadeiro segredo para ser um excelente palestrante é preparar-se mais e mais, só assim terá o domínio e segurança necessários para melhor desenvoltura.

33 DICAS PARA ALCANÇAR A QUALIDADE DO SEMINÁRIO
Realize tudo antecipadamente em tempo útil deixando sempre uma margem de segurança para o preparo interior.

34 CONCLUSÃO SENDO UMA ATIVIDADE ACADÊMICA-CIENTÍFICA OPORTUNIZA CONHECIMENTO, PRÁTICAS E HABILIDADES QUE FAVOREM O CRESCIMENTO INTELECTUAL E COLETIVO.

35 CONTATOS BR 153, Km 480, DISTRITO AGROINDUSTRIAL, CX POSTAL 151 PARAÍSO DO TOCANTINS – TO - Fones- CIAL (63) CEL (63)


Carregar ppt "M.Sc FLORISVALDO GAMA DE SOUZA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google