A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Decisão #1 Decisão-chaveUtilização de C para desenvolvimento do MCTCore. DriversRNF: O código deve ser escrito na linguagem C. Descrição O sistema legado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Decisão #1 Decisão-chaveUtilização de C para desenvolvimento do MCTCore. DriversRNF: O código deve ser escrito na linguagem C. Descrição O sistema legado."— Transcrição da apresentação:

1 Decisão #1 Decisão-chaveUtilização de C para desenvolvimento do MCTCore. DriversRNF: O código deve ser escrito na linguagem C. Descrição O sistema legado a ser usado para comunicação com o sistema SCADA é escrito em C. C é uma linguagem imperativa de ótimo desempenho para aplicações em tempo real. VantagensAlto desempenho. DesvantagensDificuldade no tratamento de erros. Observações A linguagem não é tão familiar para os membros do time. Ainda precisa ser estudada com mais detalhes. StakeholdersDesenvolvedores; Testadores; Gerente.

2 Decisão #2 Decisão-chave Utilização de Java para desenvolvimento da lógica de negócio do MCTAlarms e MCT Viewer. Drivers RNF: O MCTAlarms deve ser escrito em Java. RNF: O MCTViewer deve ser escrito em Java. Descrição Java é uma linguagem orientada a objetos de alto nível. Desenvolvimento de sistemas nessa linguagem é muito facilitado pelo alto nível de abstração. Roda sobre uma máquina virtual, logo portabilidade é um ganho. VantagensPortabilidade devido à máquina virtual. Desvantagens Desempenho comprometido por conta da máquina virtual. Observações Java é utilizada para implementação da lógica de negócio. A interface gráfica propriamente dita será implementada em GXT. StakeholdersDesenvolvedores; Testadores; Gerente.

3 Decisão #3 Decisão-chave Utilização de GXT para desenvolvimento da interface gráfica do MCTViewer. Drivers RNF: A interface gráfica do MCTViewer deve ser escrita em GXT. DescriçãoRENATO PREENCHER VantagensPortabilidade – suporte aos browsers usados pelo cliente. DesvantagensRENATO PREENCHER ObservaçõesRENATO PREENCHER StakeholdersDesenvolvedores; Testadores; Gerente; Operadores.

4 Decisão #4 Decisão-chaveUtilização de criptografia MD5 para senhas. DriversRF: Acesso ao sistema através de login e senha. Descrição As senhas dos usuários armazenadas no banco de dados devem ser criptografadas usando a técnica MD5 para maior segurança no acesso aos dados. VantagensMétodo de criptografia seguro. Desvantagens- Observações- StakeholdersDesenvolvedores; Testadores; Gerente; Operadores.

5 Decisão #5 Decisão-chaveUtilização de SGBD MySQL. Drivers RNF: O banco de dados onde serão armazenados os dados obtidos do sistema SCADA deve ser gratuito. Descrição O SGBD MySQL é o maior e mais conhecido banco de dados open source do mercado. A comunidade é bastante ativa e seu uso é amplo em grandes projetos. Vantagens SGBD open source com comunidade ativa; Fácil configuração e manutenção. Desvantagens- Observações- StakeholdersDesenvolvedores; Testadores; Gerente; DBA.

6 Decisão #6 Decisão-chave Utilização de servidor Apache Tomcat como servidor web. DriversRNF: A interface do MCTViewer deve ser web. Descrição O Apache Tomcat é um dos servidores web mais utilizados no mundo. Sua confiabilidade é reconhecida mundialmente. Vantagens Servidor utilizado amplamente em todo o mundo; Facilidade de configuração e manutenção; Portabilidade entre diferentes sistemas operacionais. Desvantagens- Observações- StakeholdersDesenvolvedores; Testadores; Gerente.

7 Decisão #7 Decisão-chave Utilização de persistência em arquivos para tolerância a falhas do banco de dados. Drivers RNF: O MCTCore deve registrar grandezas elétricas mesmo em situações onde o banco de dados encontra-se inoperante. Descrição Persistência em arquivos é a única alternativa caso o banco de dados se encontre inoperante. Vantagens Continuar registrando os valores obtidos do sistema SCADA. Desvantagens Meio menos seguro de armazenamento; Necessidade de copiar os dados para o banco de dados quando esse voltar a operação. Observações- StakeholdersDesenvolvedores; Testadores; Gerente; DBA.

8 Decisão #8 Decisão-chave Organizar arquitetura do MCTViewer utilizando o padrão Model View Controller (MVC). DriversRNF: A interface do MCTViewer deve ser web. Descrição A camada de interface com o usuário (IU) deve ser organizada em dois grandes sub-módulos: Views que servem interface gráfica com o usuário e Controlador que tem dois propósitos de mapear comandos dados pelo usuário na entrada em chamadas para a lógica de negócio e despachá-la para a View correta dependendo da resposta obtida da lógica de negócio. As duas camadas “lógica de negócio” e “persistência” compõem o Modelo (M) chamado pelo controlador ao receber eventos de entrada do usuário. Vantagens Organização da interface gráfica; Desacoplamento da lógica de negócio; Flexibilidade. Desvantagens- Observações- StakeholdersDesenvolvedores; Testadores; Gerente.

9 Decisão #9 Decisão-chave Utilização de protocolo TCP para notificação das anormalidades e normalidades. Drivers RF: Fazer broadcast para todas as máquinas da rede em caso de detecção de anormalidades. RF: Fazer broadcast para todas as máquinas da rede em caso de volta à normalidade da tensão dos barramentos. Descrição O protocolo TCP é um protocolo de transporte de dados que garante confiança e ordem nos dados enviados a um destinatário. VantagensGarantia da chegada de mensagens de anormalidade. Desvantagens Mais lento que o protocolo UDP. Observações Como rodará na rede interna da empresa as perdas de tempo de transmissão e propagação serão praticamente desconsideráveis. StakeholdersDesenvolvedores; Testadores; Gerente.

10 Decisão #10 Decisão-chaveUtilização de padrão em camadas para o MCTViewer. DriversDivisão do sistema em módulos. Descrição- Vantagens Baixo acoplamento entre módulos, já que há isolamento entre as camadas “inferiores” e “superiores”. Partes do sistema podem ser trocadas sem afetar o restante do sistema. O isolamento da interface com o usuário numa camada separada permite construir uma interface usando várias tecnologias diferentes. Desvantagens Eficiência é prejudicada pela troca de mensagens entre as camadas distintas. Efeito cascata em mudanças realizadas nas camadas. Observações- StakeholdersDesenvolvedores; Testadores; Gerente.

11 Decisão #11 Decisão-chave Utilização de Java Swing para desenvolvimento da interface gráfica do MCTAlarms. Drivers RF:Acessar o MCTViewer quando operador desejar cadastrar justificativas/ações tomadas. RF:Funcionar no System tray do Windows. Descrição A biblioteca Swing é nativa de Java para o desenvolvimento de interfaces gráficas simples e funcionais. Vantagens Simplicidade de uso; Funcionalidade. Desvantagens Interface pobre. Observações Nesse contexto será utilizada apenas para geração de avisos e redirecionamento ao MCTViewer. StakeholdersDesenvolvedores; Testadores; Gerente; Operadores.

12 Decisão #12 Decisão-chave Utilização do EasyAccept para testes da lógica de negócio. DriversRNF: Testes de aceitação automatizados. DescriçãoForma de validação e verificação do sistema. Vantagens Simplicidade de uso; Funcionalidade; Automatização. Desvantagens- Observações- StakeholdersDesenvolvedores; Testadores; Gerente.


Carregar ppt "Decisão #1 Decisão-chaveUtilização de C para desenvolvimento do MCTCore. DriversRNF: O código deve ser escrito na linguagem C. Descrição O sistema legado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google