A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FAPAN - Faculdade de Agronegócio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FAPAN - Faculdade de Agronegócio"— Transcrição da apresentação:

1 FAPAN - Faculdade de Agronegócio
ESTRUTURAS DE MERCADO FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte Disciplina: Economia

2 Concorrência Perfeita: Bens e serviços
Grande nº de compradores e vendedores; Cada um tão pequeno que nenhum deles, individualmente, consegue afetar o preço; Produtos homogêneos;

3 Os lucros e a concorrência
No mercado em concorrência perfeita os preços, prazos, condições e produtos são iguais. Pergunta-se: Os lucros também são iguais? Não. Porque cada empresa tem sua estrutura de custos.

4 Monopólio Única firma vendedora para vários compradores;
Produto sem substituto próximo; Os consumidores aceitam as condições do monopolista ou abandonam o mercado;

5 Concorrência Monopolista
Muitas empresas vendedoras; Produtos diferenciados (mas que são substitutos próximos entre si); Por isso, empresa única ao produzir tal bem, o que lhe confere, temporariamente, monopólio;

6 Oligopólio Pequeno nº de firmas que dominam o mercado, controlando a oferta do produto; Produto pode ser homogêneo ou diferenciado;

7 Concorrência Perfeita: Fatores de produção
Grande nº de compradores e vendedores; Fatores de produção são homogêneos (idênticos); Total transparência de mercado;

8 Monopsônio É também chamado de monopólio da compra de insumos.
Único comprador que se defronta com vários vendedores de fatores de produção; Preço determinado pelo comprador;

9 Monopólio Bilateral Único comprador se defronta com um único vendedor de determinado fator de produção; Monopolista que se defronta com um monopsonista;

10 Oligopsônio É o oligopólio da compra de insumos;
Pequeno nº de compradores; Influenciam preços dos recursos produtivos; Recursos podem ser homogêneos ou diferenciados;

11 Concorrência Monopsonística
Grande nº de compradores; Fatores de produção são diferenciados, possuindo substituto próximos, mas não perfeitos; Compradores não possuem poder de mercado, mas sim preferências;

12 Quadro: Resumo das estruturas de mercado

13 PREÇOS Preços Absolutos (Monetários):
Aqueles relacionados com alguma unidade monetária; Preços tomados isoladamente, sem comparações com outros; São totalmente irrelevantes para a tomada de decisões.

14 PREÇOS Preços Relativos:
Preço de um bem tomados em relação aos preços de outros bens; São totalmente relevantes para a economia e para a tomada de decisões. Dois bens, A e B: o preço relativo do bem A nos diz quantas unidades do bem B devemos desistir para adquirirmos mais unidades do bem A.

15 PREÇOS Preço de Mercado: Preço de mercado: único preço que vai prevalecer em um mercado, se ele for competitivo; Em um mercado não competitivo, o preço de mercado será a média dos preços deste produto. O preço de mercado da maioria dos produtos poderá sofrer alterações ao longo do tempo.

16 RENDA E RIQUEZA Renda: Aquilo que você ganha em um determinado período de tempo; Riqueza: Valor total das coisas que você possui, menos tudo o que você deve;


Carregar ppt "FAPAN - Faculdade de Agronegócio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google