A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NARRAÇÃO Disciplina: Redação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NARRAÇÃO Disciplina: Redação."— Transcrição da apresentação:

1 NARRAÇÃO Disciplina: Redação

2 NARRAÇÃO A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo. Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura:

3 NARRAÇÃO - Apresentação; - Complicação ou desenvolvimento; - Clímax;
- Desfecho.

4 NARRAÇÃO E NARRATIVIDADE
Em nosso cotidiano encontramos textos narrativos; contamos e/ou ouvimos histórias o tempo todo. Mas os textos que não pertencem ao campo da ficção não são considerados narração, pois essas não têm como objetivo envolver o leitor pela trama, pelo conflito. Podemos dizer que nesses relatos há narratividade, que quer dizer, o modo de ser da narração.

5 Os Elementos da Narrativa
Os elementos que compõem a narrativa são: - Foco narrativo (1º e 3º pessoa); - Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante); - Narrador (narrador-personagem, narrador- observador). - Tempo (cronológico e psicológico); - Espaço.

6 Tipos de Narrativa Romance: É uma narrativa sobre um acontecimento ficcional no qual são representados aspectos da vida pessoal, familiar ou social de uma ou várias personagens. Gira em torno de vários conflitos, sendo um principal e os demais secundários, formando assim o enredo. Novela: Assim como o romance, a novela comporta vários personagens, sendo que o desenrolar do enredo acontece numa sequência temporal bem marcada. Atualmente, a novela televisiva tem o objetivo de nos entreter, bem como de nos seduzir com o desenrolar dos acontecimentos, pois a maioria foca assuntos relacionados à vida cotidiana.

7 Tipos de Narrativa Conto: É uma narrativa mais curta, densa, com poucos personagens, e apresenta um só conflito, sendo que o espaço e o tempo também são reduzidos. Crônica: Também fazendo parte do gênero literário, a crônica é um texto mais informal que trabalha aspectos da vida cotidiana, muitas vezes num tom muito “sutil” o cronista faz uma espécie de denúncia contra os problemas sociais através do poder da linguagem. Fábula: Geralmente composta por personagens representados na figura de animais, é de caráter pedagógico, pois transmite noções de cunho moral e ético. Quando são representadas por personagens inanimados, recebe o nome de Apólogo, mas a intenção é a mesma da fábula.

8 Tipos de Discurso na Narrativa
Discurso direto: o narrador apresenta a própria personagem falando diretamente, permitindo ao autor mostrar o que acontece em lugar de simplesmente contar. Lavador de carros, Juarez de Castro, 28 anos, ficou desolado, apontando para os entulhos: “Alá minha frigideira, alá meu escorredor de arroz. Minha lata de pegar água era aquela. Ali meu outro tênis.”

9 Tipos de Discurso na Narrativa
Discurso indireto: o narrador interfere na fala da personagem. Ele conta aos leitores o que a personagem disse, mas conta em 3ª pessoa. As palavras da personagem não são reproduzidas, mas traduzidas na linguagem do narrador. Dario vinha apressado, o guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Foi escorregando por ela, de costas, sentou-se na calçada, ainda úmida da chuva, e descansou no chão o cachimbo. Dois ou três passantes rodearam-no, indagando se não estava se sentindo bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, mas não se ouviu resposta. Um senhor gordo, de branco, sugeriu que ele devia sofrer de ataque.

10 Tipos de Discurso na Narrativa
Discurso indireto livre: é uma combinação dos dois anteriores, confundindo as intervenções do narrador com as dos personagens. É uma forma de narrar econômica e dinâmica, pois permite mostrar e contar os fatos a um só tempo. Enlameado até a cintura, Tiãozinho cresce de ódio. Se pudesse matar o carreiro... Deixa eu crescer!... Deixa eu ficar grande!... Hei de dar conta deste danisco... Se uma cobra picasse seu Soronho... Tem tanta cascavel nos pastos... Tanta urutu, perto de casa... se uma onça comesse o carreiro, de noite... Um onção grande, da pintada... Que raiva!... Mas os bois estão caminhando diferente. Começaram a prestar atenção, escutando a conversa de boi Brilhante.

11 ESQUEMA-SÍNTESE DA NARRAÇÃO
Personagens: • Personagens principais: protagonistas x antagonistas. • Personagens secundários: auxiliares ou ajudantes. Apresentação dos personagens: • Direta: descrição de traços físicos e/ou psicológicos. • Indireta: ações, comportamentos, acontecimentos vividos pelos personagens, falas. Discurso: • Direto • Indireto • Indireto livre

12 ESQUEMA-SÍNTESE DA NARRAÇÃO
Enredo: • Linear: começo – meio – fim – os acontecimentos são contínuos. • Não linear: descontinuidade temporal, cortes ou saltos na sequência de ações, quebra da continuidade lógica e cronológica dos acontecimentos. • Cronológico: tempo dos relógios, objetivamente marcado. • Psicológico: duração interior das vivências.

13 ESQUEMA-SÍNTESE DA NARRAÇÃO
Foco Narrativo: • Narrador-personagem: 1ª pessoa • Narrador-observador: 3ª pessoa • Narrador-onisciente: 3ª e 1ª pessoas.


Carregar ppt "NARRAÇÃO Disciplina: Redação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google