A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atendimento Fraterno INTERNET

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atendimento Fraterno INTERNET"— Transcrição da apresentação:

1 Atendimento Fraterno INTERNET
Objetivo: Apresentar a experiência de uma equipe de Atendimento Fraterno, que atua pela Internet, desde Esse trabalho é uma das atividades realizadas regularmente pelo IRC-Espiritismo ( que conta com o apoio do Centro Espírita Léon Denis (RJ) e com cerca de cinqüenta voluntários espalhados por todo o País. 6° Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo - Vitória Palestrante: Raphael Vivacqua Carneiro

2 Função do Espiritismo “A função do Espiritismo não é curar corpos, mas animar o homem, a fim de que se autocure espiritualmente, e a saúde seja-lhe uma conseqüência da própria transformação moral” Divaldo Franco Mundo de Provas e Expiações Mundo de Regeneração Os problemas que aturdem as criaturas humanas, nos dias de hoje, são os mais diversificados possíveis e vão desde a simples necessidade de conhecimento até as angústias provocadas pelas mais pesadas provações. Nessa variada gama, encontra-se a clientela que busca esclarecimento e consolo nas casas espíritas. O Atendimento Fraterno é das mais relevantes atividades realizadas nessas instituições, que são campo de trabalho do Cristo. Todavia, a atividade de dedicar atenção ao próximo e orientar através do diálogo está presente em todo lugar – é parte da vida – podendo ser exercida no lar, na rua, no transporte coletivo, no escritório, onde se esteja, inclusive no chamado “mundo virtual” da Internet. Aflições Doutrina Espírita Esclarecer e Consolar Reforma Moral

3 .Espiritismo na INTERNET.
Canal #Espiritismo Vibração Espírita Estudos Espíritas Perguntas & Respostas A Internet é um excelente meio de divulgação de idéias e informações, devido à sua facilidade, versatilidade, abrangência, interatividade e baixo custo. Já existem diversas iniciativas de divulgação do Espiritismo na Internet, tanto por meio de páginas na WWW, como por correspondências via , e também pela conversação em tempo real proporcionada pelo IRC e pelos canais de voz do PalTalk. O IRC-Espiritismo é um desses empreendimentos. Estruturado desde junho de 1997, a partir das idéias reunidas por um grupo de voluntários, o IRC-Espiritismo possui os seguintes objetivos principais: divulgação da Doutrina Espírita estudo e esclarecimento doutrinário auxílio fraterno e apoio moral criação de laços de amizade O IRC-Espiritismo atinge pessoas dos mais diversos locais do Brasil e do mundo, pertencentes a variadas crenças, raças, idades e níveis culturais. Muitos procuram-no com o intuito de obter esclarecimento de questões cotidianas sob uma visão espírita. Outros freqüentam-no com o intuito de receber uma palavra de consolo para suas aflições. E há aqueles mais interessados em estudar e conhecer os princípios básicos da doutrina. Pela Internet, o IRC-Espiritismo consegue atingir também a uma população anônima, que não pode ou nem sempre vai a uma Casa Espírita. A divulgação espírita consegue ampliar o seu poder de alcance. Palestras Virtuais Atendimento Fraterno

4 Estrutura do Atendimento Fraterno
Instituído no IRC-Espiritismo em 1999 Equipe de 15 pessoas treinadas Livro de texto do Projeto Manoel Philomeno de Miranda (Centro Caminho da Redenção) Atividades: Diálogo fraterno, em particular Estímulo e orientação, com base na Doutrina Encaminhamento a uma casa espírita Modos on-line (IRC) e off-line ( ) O treinamento foi adaptado a partir do Projeto Manoel Philomeno de Miranda, e possui dois módulos: o módulo teórico e o módulo de exercícios. O módulo teórico aborda os seguintes tópicos: Atendimento fraterno através do diálogo Preparação para o atendimento Equipe de trabalho Recomendações aos atendentes Entrevista Recomendações aos entrevistadores Lembretes importantes Encaminhamento Entrevistas complementares Tempo Acompanhamento Orientações para um diálogo fraterno Decálogo do não no atendimento fraterno Crianças e o atendimento fraterno Considerações finais Durante o treinamento, são realizadas reuniões semanais no IRC, com todo o grupo, objetivando discutir o assunto em estudo e sanar as dúvidas existentes. O módulo de exercícios contém uma série de estudos de casos, em que o treinando deve simular o atendimento real que seria feito e as orientações que seriam dadas ao solicitante. Um avaliador analisa o atendimento feito pelo treinando, e o instrui sobre a melhor forma de condução.

5 Atendimento Fraterno no IRC
#Espiritismo –=[ Tema: O Perispírito – L.E.: itens ]=– <Cuca> O perispírito tem relação com a saúde? <Paulo> Claro, as doenças do corpo físico manifestam-se primeiro no perispírito. <Maria> É verdade que os Espíritos podem “atravessar” paredes? *** Joana has joined #Espiritismo <Joana> Alguém pode me ajudar? Estou precisando... <Raphael> Sim, Maria. A matéria não oferece obstáculo aos Espíritos. <Maria> Então é verdade isso... @EspiriBOT @Pedro @Raphael Cuca Joana Maria Nina Paulo O Atendimento Fraterno on-line, no IRC, ocorre por meio de diálogos privativos (pvt). Pode ocorrer a qualquer momento, por iniciativa dos operadores ou dos usuários necessitados. <Joana> Meu pai faleceu recentemente e tenho medo que ele esteja mal… <Pedro> Não se aflija, amiga. A prece nesses momentos é um remédio.

6 Reunião de Atendimento Fraterno
#Espiritismo_Atendimento –=[ Tema: Reunião de A.F. ]=– <Pedro> DIVINA SURPRESA <Pedro> Chico Xavier, pelo Espírito Maria Dolores <Pedro> <Pedro> Alma fraterna e boa, <Pedro> se o impulso da prece te abençoa, <Pedro> quando queiras orar... *** Joana has joined #Espiritismo_Atendimento @EspiriBOT @Pedro @Raphael @Wania Cuca Joana Maria Paulo <Wania> Raphael, hoje você atuará na recepção. Por favor, verifique se Joana necessita de atendimento. <Raphael> Ok, já estou verificando. <Wania> Pedro, por favor, continue com a colocação das mensagens. As reuniões de Atendimento Fraterno, no IRC, ocorrem semanalmente num canal próprio. Os operadores comunicam-se num canal privativo, e são divididos em funções: dirigente, recepcionista, entrevistador. Os usuários são atendidos no modo privativo (pvt), enquanto mensagens edificantes são colocadas no canal público. <Raphael> Seja bem-vinda, Joana. Caso deseje, podemos conversar sobre suas dificuldades, à luz da Doutrina. <Joana> Sim, eu gostaria.

7 Atendimento Fraterno por E-mail
From: Perguntas e Respostas IRC-Espiritismo Subject: [Atendimento] [Perguntas e Respostas] 1523 ==[ Dados do Usuário ]== Nome: Joana Localidade: Salvador - BA Sexo: Feminino É Espírita? Sim Nascimento: 06/02/1965 ==[ Pergunta ]== Sou casada há quinze anos e infeliz. Estou envolvida com outro. Queria ter coragem de largar tudo... ==[ Resposta ]== Querida Joana, Nossa felicidade não pode ser construída sobre a infelicidade alheia (...) Os dados do usuário e o seu questionamento são preenchidos num formulário eletrônico existente no site do IRC-Espiritismo.

8 www.irc-espiritismo.org.br “Pelas máquinas, pela Internet,
vocês atingem a população anônima que não pode, ou nem sempre vai à Casa Espírita.” Cairbar Schutel Orientação psicofônica recebida em 20/08/1998 no Centro Espírita Léon Denis, RJ Cerca de 400 atendimentos off-line são realizados por ano e outro tanto é feito on-line. O retorno dado por essas pessoas tem sido sempre muito positivo e gratificante, demonstrando que as palavras recebidas por elas causam um efeito confortador e renovador. Além das especificidades de cada caso, há orientações usuais, em caráter genérico, que são dadas a cada pessoa atendida: Realizar o Evangelho no lar, com a presença dos familiares; Assistir às palestras públicas numa casa espírita próxima; Buscar o equilíbrio energético proporcionado pelo passe espírita; Ler obras básicas espíritas e outras literaturas edificantes; Buscar auxílio médico (quando for o caso); Prece e manutenção da boa sintonia; Participar como voluntário de trabalhos assistenciais de caridade; Participar da Evangelização Infanto-Juvenil na casa espírita, se for dessa faixa etária.


Carregar ppt "Atendimento Fraterno INTERNET"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google