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LARVA METODOLOGIA DA PESQUISA Professora: Avanilde Kemczinski Professor: Marcelo da Silva Hounsell.

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1 LARVA METODOLOGIA DA PESQUISA Professora: Avanilde Kemczinski Professor: Marcelo da Silva Hounsell

2 LARVA O quê se avalia ? - Conteúdo - Estrutura - Estilo de Escrita - Forma Textos Técnicos

3 LARVA Conteúdo –O mais importante Estrutura –O mais técnico Estilo de Escrita –O mais pessoal mas, é estilo técnico (não coloquial) Forma –O menos importante, o mais fácil de avaliar, o mais irritante É estilo e forma que irritam o leitor Checklist para Textos Técnicos

4 LARVA Conteúdo

5 LARVA O mais importante de ser avaliado e o mais difícil de avaliar: – O encadeamento lógico dos temas e da argumentação –A atualidade dos fatos/autores –A metodologia utilizada –A capacidade de convencimento e de uso dos dados –.... Conteúdo

6 LARVA 1.O Resumo fala sobre o todo do trabalho já feito? 2.O problema está claramente apresentado? 3.A importância e justificativa para estar tratando o problema está convincente? 4.Os objetivos dentro do escopo identificado estão claramente limitados? 5.As referências nos pontos principais do trabalho são de boa qualidade? 6.Os Trabalhos Futuros apresentam propostas de investigações de mesmo nível/qualidade? Checklist de Conteúdo

7 LARVA Checklist de Conteúdo 8. Existem termos jogados no texto (conceitos que merecem definição e/ou detalhamento)? 9. Todas as definições importantes apresentadas estão devidamente referenciadas? 10. As conclusões mostram realmente o significado de todo os principais resultados e a tendência do que foi entendido? 11. Os trabalhos semelhantes (estado-da-arte) foram devidamente identificados? 12. O trabalho se compara com os assemelhados (concordando, aproveitando ou excluindo-os como solução do problema adotado) ? 13. Todas as decisões de projeto/solução estão claramente justificadas e a justificativas são convincentes?

8 LARVA Estrutura

9 LARVA Macro Estrutura Fundamentação Teórica e Trabalhos Relacionados –ordem no texto é diferente da pesquisa –MST = Revisão da Literatura e Estado da Arte Foco –Distribuir o sucinto e o detalhado, conforme a necessidade Definições e Comparações Uniformidade –Usar os mesmos elementos quando comentar várias coisas parecidas Estrutura

10 LARVA Macro Estrutura Motivar –interessante, importante, que vou fazer, escopo Instruir (que preciso saber ?) Reconhecer (como tem sido feito) Propor (projeto fundamentado) Testar (implementar) Comparar –resultados com os outros e com as expectativas Significado de tudo isso

11 LARVA Definições e Comparações Sempre pedem uma referência para se saber quem a produziu. Se é uma definição proposta então, esta deve vir claramente identificada como tal –no contexto deste trabalho.... –analisando as definições existentes pode-se enfatizar que...

12 LARVA Checklist da Estrutura 1.Os itens do texto estão na seqüência correta (sumário, resumo, lista de tabelas, lista de abreviaturas, anexos e referencias)? 2.O texto está estruturado de forma que a fundamentação teórica está claramente separada e completa para o contexto ? 3.Os capítulos estão bem balanceados quanto ao tamanho, ordem e conteúdo? 4.A fundamentação teórica se concentra nos elementos realmente necessários à compreensão do resto do texto (principalmente estado-da-arte e da solução) ou tem coisas a mais/faltantes ? 5.A seqüência de capítulos mostra coerência e uma evolução no aprofundamento do tema? 6.A lógica da seqüência dos itens de um capítulo está explicitada (cronologia, importância, confiabilidade, volume de detalhes, difusão) ? 7.Há uso excessivo de referencias da internet? 8.Há abuso no uso de aspas e apuds ?

13 LARVA Estilo

14 LARVA De Referenciação Coloquial – Formal Parágrafos Exageros Estilo

15 LARVA Referenciação Aspas, blocos e Plágio –Quando usar ? Direto ou apud (Você leu?) Texto –vários autores -> quais ? Mais que 3! –já foi dito -> quem ?

16 LARVA Referências Fracas É atribuir uma afirmação que no contexto do seu trabalho é importante a um autor que, no contexto do trabalho dele (ou daquele trabalho específico), é um dado ou informação periférica, sem grandes discussões ou aprofundamentos. Para isso, melhor referenciar livros!

17 LARVA Exageros Superlativos –Muito, grande, demais, importantíssimo, super Diminutivos –Pouco, nenhum, nada, apenas, somente Indefinitivos –Razoável, bastante, adequado, aceitável

18 LARVA Exagero Superlativos –Grande parte dos autores é contra... –A maioria dos autores ([A], [B]) estudados se manifesta contrário...

19 LARVA Parágrafos Muito grande –1 página! -> máximo 0,5 páginas Muito pequenos –1F=1P Encadeamento –Seqüência mais lógica de argumentação Ligação –De um parágrafo com o anterior/posterior

20 LARVA Forma

21 LARVA Português –Concordância –Pontuação Formatação Figuras Ilustrativas Forma

22 LARVA Português Indicam a atenção e dedicação Concordância –Frases muito longas acabam perdendo o sujeito –Gênero e número têm que concordar com o sujeito Pontuação –Auxilia o leitor –Frases explicativas (entre vírgulas)

23 LARVA Figuras Figuras, tabelas, gráficos, quadros... Devem acrescentar informação ao texto mas isso não deve ser deixado para a divagação do leitor (isso não é uma obra de arte). Assim, deve ser explicado o quê se deve observar/ver na figura que justifica a existência dela no texto. Se não houver nada a explicar NA figura, elimine-a.

24 LARVA 1.Existe muito uso de parágrafos de uma única frase? (juntar parágrafos) 2.Há frases muito longas que dificultam o entendimento? (dividi- lá) 3.Existe uso de superlativos indevidos (maior, melhor, grande, mais importante,m etc.)? (eliminá-los) 4.Existem conjugações no pessoal (indiquei, definimos, queremos, etc.) ? (impessoalizar) 5.Os títulos de figuras/quadros/etc.. são muito longos ? (ser mais sucinto) 6.Existem frases/parágrafos repetidos/repetitivos? Checklist de Forma/Estilo

25 LARVA Checklist de Forma/Estilo 8. Há uso demasiado e próximo de uma mesma referência? (estudar outros materiais e diminuir o excesso de referencias). 9. A escrita evita uso repetitivo e próximo de frases do mesmo tipo segundo fulano..., de acordo com fulano..., conforme fulano...., etc. ? 10.Existe o uso de termos evasivos (complexo, simples, interessante, bom nível – qual nível, bastante, muito custoso – quanto custa, razoável, apropriado, adequado,...) sem indicar o critério de avaliação para o caso ? (ser direto e especificar o que quer dizer) 11.A lista de abreviaturas tem realmente todas as abreviaturas constantes no texto? 12.As figuras utilizadas realmente tem significado, estão devidamente explicadas no texto e ajudam no entendimento (ou são meramente ilustrativas) ?

26 LARVA –larva@joinville.udesc.br –www.joinville.udesc.br/larva GPIE –gpie@joinville.udesc.br –www2.joinville.udesc.br/~gpie


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