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Experiências de Uso de Tecnologias na Educação Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.

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Apresentação em tema: "Experiências de Uso de Tecnologias na Educação Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed."— Transcrição da apresentação:

1 Experiências de Uso de Tecnologias na Educação Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed

2 Evolução Tecnológica CozinhaX Sala de Aula Sala de Aula

3 Tecnologia na Cozinha 1500 2000

4 Tecnologia em Sala de Aulas 1210

5 Tecnologia em Sala de Aulas 1910

6 Tecnologia em Sala de Aulas 2004

7 Pilares do Novo Ensino: Tecnologias da Informação 1. Todas as disciplinas devem ter apoio de tecnologias educacionais: –home page da disciplina –disponibilização de materiais on-line –funções de comunicação –funções de gerenciamento do aprendizado –substituição da carga horária teórica –grau variável de presencialidade: não existem mais disciplinas puramente presenciais ou puramente à distância

8 Pilares do Novo Ensino: Acesso à Informação 2. Todos os alunos e todos docentes têm acesso 24/7 à informação eletrônica: –CD-ROMs e DVD –áudio, vídeo sob demanda –teleconferência –livros e periódicos eletrônicos –computadores portáteis e palmtops para empréstimo –redes de computadores na escola e hospital

9 Universalidade e Qualidade Através da Virtualidade t Convênios de cooperação docente e clínica com universidade de alta qualidade no Brasil e no exterior t Recepção de aulas e cursos através de videoconferência e Web t Facilitação de contatos para estágios, internato, residência, pesquisas, etc. t Aumento do nível do corpo docente t Educação a distância

10 Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Email Publ.Eletrônicas.ÁudioVídeo Informática Listas Chat Videoconferência Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana Tempo Distância Facilidade Velocidade ReuniãoConferênciaTradicionalCarta Revistas, livros RádioTV

11 Educação a Distância t Ocorre quando existe distância física entre alunos e professores t Independência da localização física e tempo t Variáveis graus de presencialidade

12 Tecnologias EaD Teleconferência Internet Videoconferência

13 Tipos de Apoio da Internet t Cursos Puramente Presenciais –Home-page do curso –Suporte on-line a material didático –Comunicação com alunos via email t Cursos Mistos ou Puramente Remotos –Mais: Comunicação síncrona (chat) –Gerenciamento acadêmico on-line –Avaliação on-line

14 Colaboração Visual a Distância t Videoconferência interativa simétrica (áudio e vídeo simultâneos em ambas pontas) t Teleconferência de vídeo/áudio: vídeo unidirecional em uma ponta e voz bidirecional em ambas t Teleconferência de vídeo/texto: vídeo unidirecional em uma ponta e texto bidirecional (fax, IRC ou email)

15 Sinergia Teleconferência-Web t Cada curso ministrado por tele ou videoconferência tem um site correspondente na plataforma via Web t Através do site, o aluno tem acesso a slides, leituras, links, fórum de discussão e chat para trabalhos extra-classe.

16 Ambiente TelEduc t Inscrição on-line do aluno, envio automático de senha t Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) t E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet t Interatividade (batepapo, fórum, email) t Aprendizado independente e colaborativo

17 Atualização Científica www.edumed.org.br

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19 Classe Virtual Chat audio texto Video stream

20 Controle Acadêmico

21 TI e Sociedade t 90% dos municípios brasileiros têm menos de 50.000 habitantes, 65% menos de 30 mil habitantes t 80% dos brasileiros não usam computadores, 92% não usam Internet t 48% dos brasileiros adultos têm menos de 8 anos de estudo, 34% têm menos de 4 anos de estudo

22 Solução EduVirt Via Satélite t Solução de conectividade via satélite digital bidirecional t Conexão assimétrica em banda larga t TV digital MP4 em streaming de 400 a 750 Kbps t VoIP e videoconferência de até 256 Kbps t Acesso total à Internet (email, Web, FTP, etc.) t Diferenciação de preços por entidades receptora e geradora de conteúdo t Investimento inicial e operação de baixo custo t Disponibilidade imediata, instalação imediata

23 Arquitetura do Terminal Outroute Inroute Até 256 kbps Até 46 Mbps 10/100BaseT DW4020 IRU ITU GWH 4 portas

24 Footprint do Satélite Geossincrônico

25 Conexão via satélite Internet

26 EaD via Teleconferência t Ensino em classe t Terminal de satélite digital para recepção de aulas expositivas t Transmissão centralizada (broadcasting) t Interação através de telefone ou Internet t Material via download

27 EaD via Videconferência t Ensino em classe t Terminal de satélite digital interativo t Transmissão centralizada (broadcasting) t Interação através de videoconferência t Material via download

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29 O que é t Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas t Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP da área de informática médica e educacional t Coordena consórcio de 25 universidades e associações científicas para desenvolver uma rede de educação a distância t 10 anos de experiência em educação a distância e publicações eletrônicas

30 Consórcio EduVirt t Universidade Federal do Amazonas t Escola de Saúde Pública do Ceará t Universidade Federal de Pernambuco t Universidade Federal de Goiás t Pontifícia Universidade Católica do Paraná t Universidade de São Paulo t Universidade Estadual de Campinas t...

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32 Realizações t Redes Edumed e Eduvirt t Biblioteca Digital Multimídia t Desenvolvimento, padronização e implementação das tecnologias-chave t Desenvolvimento de cursos on-line (mais de 4.000 alunos em 2002) t Consultoria de EaD para entidades educacionais e empresas t Centro corporativo em Campinas

33 Internet Faculdade Hospital Rede Nacional de Educação a Distância em Medicina Satélite digital Internet Videoconferência Hospital Meta: 90 faculdades e 500 hospitais Centros produtores Centros consumidores

34 Curso de Capacitação de Instrutores em EAD t Curso intensivo prático de 50 horas t Treinamento no uso da Web, plataformas de gerenciamento de ensino/aprendizagem e televideoconferência t Capacitação em planejamento e gestão de e-learning.

35 Grandes Projetos t Biblioteca Digital Multimídia Instituto Embratel 21, Fundação Biblioteca Nacional, MINC t Projeto OncoRede SOBOPE, POLI-USP, UNIFESP, UNICAMP t Rede Cooperativa de Telecardiologia t Projeto MIDAS (Municipio Integrado Digital com Aplicações Sociais) t Projeto EduVirt (Educação Virtual para Municípios) t Universidade Virtual de Saúde da Família

36 Algumas Aplicações t Aprimoramento gerencial t Treinamento em marketing e vendas t Lançamento de novos produtos t Treinamento de representantes e filiais t Cursos de MBA, especialização, etc. t Educação continuada t Grupos de foco

37 Universidade Corporativa t Estrutura que engloba e unifica as atividades internas e externas de educação, treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários e executivos da empresa; t Pode ser inteiramente terceirizada (docentes, cursos, site na Web, etc.), sem necessidade de investimento em infraestrutura física e humana própria

38 Desafios e Reflexões t Como modificar o paradigma e a cultura nas escolas? t Quando, quem e como treinar o corpo docente e discente nas novas tecnologias educacionais? t Onde achar os recursos financeiros? t Como evitar a desumanização do ensino? t Como continuar evoluindo? t Como gerar um modelo auto-sustentável?

39 Contatos Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed http://www.edumed.netsabbatini@edumed.net Tel. (019) 3295-8191 Fax (019) 3287-6768 Video (019) 3295-9001


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