A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS PROCIÊNCIAS O ESTUDO DOS PLÁSTICOS COMO FORMA DE INSERIR O COTIDIANO NO ENSINO DE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS PROCIÊNCIAS O ESTUDO DOS PLÁSTICOS COMO FORMA DE INSERIR O COTIDIANO NO ENSINO DE."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS PROCIÊNCIAS O ESTUDO DOS PLÁSTICOS COMO FORMA DE INSERIR O COTIDIANO NO ENSINO DE QUÍMICA Rosane de Fátima Nery da Silva Orientador: Prof. Dr.:Edgardo do Prado

2 1.OBJETIVOS: 1.1.OBJETIVOS GERAIS: Relacionar a Química estudada com o cotidiano do aluno; Possibilitar aos alunos o conhecimento de um tema gerador/motivador, no caso os plásticos como inserção do estudo da Química;

3 Identificar os plásticos que encontram- se no meio ambiente e fazer deles o devido aproveitamento, bem como os demais componentes do lixo encontrado na comunidade; Conscientizar a comunidade escolar da necessidade de preservar o meio ambiente.

4 1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Fazer a análise do lixo na comunidade escolar, especialmente o lixo plástico; Adquirir conhecimentos sobre a História dos Plásticos; Entender os processoos de identificação do diversos plásticos; Sensibilizar a comunidade escolar frente aos problemas ambientais decorrentes do lixo plástico, fazendo visitas ao bairro;

5 Visitar fábricas de produtos plásticos; Obter plásticos a partir do leite; Fazer uma mostra de aproveitamento e/ou redução do lixo encontrado para todos os segmentos da comunidade escolar.

6 2.JUSTIFICATIVAS: Tendo em vista a dificuldade que os alunos demonstram em aprender Química nos diversos níveis de ensino, constatou-se a necessidade de vincular esta com a realidade, introduzindo assuntos interessantes e motivadores; O tema surgiu da preocupação por parte de toda a comunidade escolar, com o lixo existente nas proximidades da escola, bem como seu aproveitamento;

7 Sendo a Química uma ciência basicamente experimental, viu-se a necessidadede demonstrar práticas simples e acessíveis, mas de caráter investigativo e participativo.

8 3.REFERENCIAL METODOLÓGICO O presente projeto tem a intenção de partir de um tema motivador, no caso os plásticos,fazendo com que os alunos encontrem no seu ensino a sua utilidade. ROTEIRO DE TRABALHO: Tema Meio Ambiente, textos e vídeos como Ilha das Flores,Quixote Reciclado e Rio Passo Fundo, debates e questionamentos;

9 Coleta e análise de amostras de materiais encontrados no lixo como: restos de alimentos, latas, vidros, embalagens em geral, papéis, diversos materiais plásticos, entre outros... Reaproveitamento dos materiais existentes no lixo: Criar receitas com folhas de legumes e frutas, cascas de ovos e frutas, etc... Reutilização de vidros e latas:enfeites, porta-trecos; Reciclagem de papel:obter papel reciclado e fazer blocos, cartões, livros com as receitas criadas,convites;

10 Plásticos: Identificação dos plásticos; Testes para verificação das propriedades dos plásticos; Obtenção de um plástico caseiro, a caseína- formadeído Trabalhos de pesquisa sobre a história dos plásticos, novos plásticos, Visitar a FábricaCris Indústria e Comércio de Plásticos Ltda; Construir materiais( brinquedos, adornos, bolsas, etc...) com garrafas plásticas; Fazer uma exposição com as receitas criadas, os papéis reciclados, os plásticos obtidos e os vidros, latas e plásticos reaproveitados.

11 4.CONSIDERAÇÕES FINAIS: O presente projeto procura desafiar o educador, mostrando uma entre tantas alternativas, de ensinar química de forma a abordar o cotidiano do aluno, levando à experimentação investigativa, tornando o aluno mais crítico,capaz de opinar e tomar decisões,enfim fazer a leitura do mundo quimicamente;

12 O problema de destino do lixo urbano está inserido na realidade de todo o povo brasileiro e é um desafio que pode ser vencido através de projetos interdisciplinares de conscientização que perpassa todos os segmentos escolares, cabe a todos os educadores, de qualquer nível de ensino e de qualquer disciplina, apontar saídas trabalhando de forma coletiva e continuada;

13 O projeto procura levantar sugestões para que toda a comunidade escolar tenha consciência dos problemas ambientais principalmente do lixo, e que este seja trabalhado em todas as disciplinas e que haja um constante retorno ao tema para que este não seja considerado apenas mais um conteúdo vencido e encerrado.

14 O BICHO-Manoel Bandeira Vi ontem um bicho na imundície do pátio catando comida entre os detritos. Quando encontrava alguma coisa, Não examinava alguma coisa, Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, Era um homem.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS PROCIÊNCIAS O ESTUDO DOS PLÁSTICOS COMO FORMA DE INSERIR O COTIDIANO NO ENSINO DE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google