Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
GESTÃO DE MARCAS 8º Semestre
2
“O produto é algo que é feito na fábrica; a marca é algo que é comprado pelo consumidor: O produto pode ser copiado pelo concorrente; a marca é única. O produto pode ficar ultrapassado rapidamente; a marca bem sucedida é eterna” Stephen King Extraído de Marcas – Brandy Equity. Gerenciando o Valor da Marca. David A.Aaker.
3
ORIGEM DO CONCEITO
4
Desde a caverna o ser humano registra símbolos em paredes como forma de comunicação;
Há cerca de anos algumas sociedades utilizavam pictogramas e ideogramas para comunicar fatos;
5
Os japoneses, há 900 anos a.c , usavam símbolos para representar famílias nobres;
Na Europa, na Idade Média, reis e cavaleiros utilizavam símbolos e cores para identificação e representação de vários significados;
6
Os Romanos utilizam cores, símbolos e uniformes em seus exércitos;
Também na Idade Média artesãos passam a colocar símbolos para representar as etapas de produção de vários produtos;
7
Nas cruzadas a Igreja utilizou de signos como elemento de propagação da sua doutrina;
Hitler também utilizou de uma marca para difundir a ideologia nazista.
8
MARCA Marca é o ato ou efeito de marcar. Pode ser também, um sinal que se faz em um objeto para reconhecê-lo. Mas, no universo da sociedade produtiva e consumista, marca é um nome. MARCA Um nome
9
Marca é um nome diferenciado e/ou símbolo (tal como logotipo, marca registrada ou desenho) destinado a identificar os bens ou serviços de um vendedor ou de um grupo de vendedores e a diferenciar esses bens e serviços daqueles dos concorrentes. David A. Aaker
10
KAPFERER, 2004, p 24
11
Arquétipos Estereótipos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.