A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE MARCAS 8º Semestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE MARCAS 8º Semestre."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE MARCAS 8º Semestre

2 “O produto é algo que é feito na fábrica; a marca é algo que é comprado pelo consumidor: O produto pode ser copiado pelo concorrente; a marca é única. O produto pode ficar ultrapassado rapidamente; a marca bem sucedida é eterna” Stephen King Extraído de Marcas – Brandy Equity. Gerenciando o Valor da Marca. David A.Aaker.

3 ORIGEM DO CONCEITO

4 Desde a caverna o ser humano registra símbolos em paredes como forma de comunicação;
Há cerca de anos algumas sociedades utilizavam pictogramas e ideogramas para comunicar fatos;

5 Os japoneses, há 900 anos a.c , usavam símbolos para representar famílias nobres;
Na Europa, na Idade Média, reis e cavaleiros utilizavam símbolos e cores para identificação e representação de vários significados;

6 Os Romanos utilizam cores, símbolos e uniformes em seus exércitos;
Também na Idade Média artesãos passam a colocar símbolos para representar as etapas de produção de vários produtos;

7 Nas cruzadas a Igreja utilizou de signos como elemento de propagação da sua doutrina;
Hitler também utilizou de uma marca para difundir a ideologia nazista.

8 MARCA Marca é o ato ou efeito de marcar. Pode ser também, um sinal que se faz em um objeto para reconhecê-lo. Mas, no universo da sociedade produtiva e consumista, marca é um nome. MARCA Um nome

9 Marca é um nome diferenciado e/ou símbolo (tal como logotipo, marca registrada ou desenho) destinado a identificar os bens ou serviços de um vendedor ou de um grupo de vendedores e a diferenciar esses bens e serviços daqueles dos concorrentes. David A. Aaker

10 KAPFERER, 2004, p 24

11 Arquétipos Estereótipos

12

13

14

15


Carregar ppt "GESTÃO DE MARCAS 8º Semestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google