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Aula 3 : Norma NBR ISO 9000 Ghislaine Miranda Bonduelle
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CERTIFICAÇÃO 10 Florestas 69 Florestas (mad. e não mad) 198
CERFLOR Unidades Area de atuação Data de negocio Fonte: 10 Florestas nov/07 FSC 69 Florestas (mad. e não mad) 198 Sub-produtos 187 Cadeia de custódia Fonte: 454 ISO 9000 63 Madeira. e sub-produtos 58 Sub produtos papel Fonte: CB 25 121 out/07
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QUALIDADE Grau no qual um conjunto de características inerentes atende a requisitos NBR ISO 9000:2000
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GARANTIA DA QUALIDADE Parte da gestão da qualidade. Focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atingidos. NBR ISO 9000:2000
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OUTRAS DEFINIÇÕES REQUISITO: Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. CONFORMIDADE: Atendimento a um requisito EVIDÊNCIA OBJETIVA: Dados que apoiam a existência ou veracidade de alguma coisa
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8 PRINCÍPIOS DE GESTÃO 1. Organização focada no cliente 2. Liderança
3. Envolvimento das pessoas 4. Abordagem de processo 5. Abordagem sistêmica de gestão 6. Melhoria contínua 7. Abordagem factual para tomada de decisão 8. Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores
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NORMALIZAÇÃO DA QUALIDADE
ISO IEC Normas Regionais MERCOSUL CEN COPANT Normas Nacionais ABNT, BSI, AFNOR, DIN, JISE Normas internas das empresas Internacional Regional Nacional Empresas
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CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE
Depois da II Guerra Mundial MIL-Q-9858 : Sistema de especificação da qualidade MIL-I-45208: Exigência do sistema de inspeção. 1979 : BS 5750 1987: 1ª. edição 1994: 2ª. edição 2000: 3ª. edição 2008: 4ª. edição
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CERTIFICAÇÃO ISO 9000 ISO : Organização Internacional de Normalização
Comitês técnicos ISO/TC176 GESTÃO E GARANTIA DA QUALIDADE (ISO 9000:2000)
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ACREDITADORES CERTIFICADORES INTERNA PRIMEIRA PARTE ORGANIZAÇÃO UKAS
INMETRO ANSI-RAB CREDENCIAMENTO CERTIFICADORES FCAV BVQI ABS CERTIFICAÇÃO TERCEIRA PARTE INTERNA PRIMEIRA PARTE FORNECEDORES CLIENTE ORGANIZAÇÃO SEGUNDA SEGUNDA PARTE PARTE
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CERTIFICAÇÃO ISO 9000 Reconhecimento formal da existência de um sistema de gestão da qualidade.
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NBR ISO 19011:2002 ISO 9000 Fundamentos e vocabulário ISO 9004
Diretrizes para melhoria e desempenho ISO 9001 Requisitos ISO 19011 Diretrizes para Auditorias de Sistema de Qualidade E Meio- Ambiente
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CERTIFICAÇÃO ISO 9000 GESTÃO E GARANTIA DA QUALIDADE (ISO 9000:2000)
Satisfação dos clientes Melhoria da eficácia do sistema
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CERTIFICAÇÃO ISO 9000 1994 ISO 9001 ISO 9002 ISO 9003 ISO 9004 2000
Certificação ou fins contratuais ISO 9004: Ir além das exigências da ISO 9001 2008 Mudanças textuais Visando maior compreensão
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SEÇÃO 4: Requisitos gerais e documentação
SEÇÕES DA NORMA ISO 9000:2000 SEÇÃO 4: Requisitos gerais e documentação SEÇÃO 5: Responsabilidade da direção SEÇÃO 6: Gestão de recursos SEÇÃO 7: Realização do Produto SEÇÃO 8: Medição, análise e melhoria
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4. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
4.1 Exigências gerais 4.2 Exigências relativas a documentação Documentos exigidos Controle de documentos e registros Aprovação e revisão Versão em vigor e disponibilidade Legíveis e identificáveis Tempo de retenção, conservação e eliminação
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DOCUMENTAÇÃO DA QUALIDADE
Manual da qualidade Procedimentos Instruções de trabalho Registros e normas
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Controle de documentos e registros
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5. RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO
A importância em satisfazer Clientes Aspectos regulamentares e legais Política e objetivos da qualidade Recursos
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5. RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO
Escutar o cliente Representante da direção Comunicação interna Análise crítica
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6. GESTÃO DE RECURSOS Humanos Competências Treinamento com registro
Avaliação da eficácia Consciência e importância de suas atividades
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6. GESTÃO DE RECURSOS INFRA-ESTRUTURA Instalações Equipamentos
Serviços de suporte
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6.4. AMBIENTE DO TRABALHO OK
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7. Realização do produto 7.1 PLANEJAMENTO 7.2 PROCESSOS RELACIONADOS
PROCESSOS RELATIVOS AOS CLIENTES ANALISE CRÍTICA COMUNICAÇÃO
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7. REALIZAÇÃO DO PRODUTO 7.3 Concepção e desenvolvimento As entradas
As saídas Análise crítica Verificação e validação Controle das modificações
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7. REALIZAÇÃO DO PRODUTO 7.4. Compras
Fornecedor : critérios de seleção e avaliação Produto comprado: Exigências de aprovação e de inspeção.
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7.5. PRODUÇÃO E PREPARAÇÃO DO SERVIÇO
Controle da produção e da preparação do serviço. Características Disponibilidade de instruções Equipamentos e dispositivos de controle e medição apropriados
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7.5. PRODUÇÃO E PREPARAÇÃO DO SERVIÇO
VALIDAÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E DE PREPARAÇÃO DO SERVIÇO Critérios de análise crítica e aprovação do processo Equipamentos e qualificação do pessoal Métodos e procedimentos Registros Revalidação
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7.5.3. IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE
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7.5. PRODUÇÃO E PREPARAÇÃO DO SERVIÇO
Propriedade do cliente Preservação do produto
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7.6. CONTROLE DOS DISPOSITIVOS DE CONTROLE E DE MEDIÇAÕ
Identificação e registros das calibrações Proteção contra danos e deterioração
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8. MEDIÇÕES, ANÁLISE E MELHORIAS
8.1. Demonstrar e assegurar a conformidade Melhorar a eficácia do sistema 8.2. Controle e medidas Satisfação do cliente Auditoria interna Intervalos planejados Auditores independentes As ações devem ser verificadas
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8. MEDIDAS, ANÁLISE E MELHORIAS
Auditoria e medição do processo Métodos apropriados A aptidão dos processos Resultados planejados
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8. MEDIDAS, ANÁLISE E MELHORIAS
8.2.4 Controle e medida do produto
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8.5. CONTROLE DO PRODUTO NÃO-CONFORME
Ações de eliminação Liberação ou aceitação por derrogação Impedir a sua utilização Registros
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8.4. ANÁLISE DOS DADOS Satisfação dos clientes Conformidade do produto
Evolução do processo Fornecedores
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8.5. MELHORIAS 8.5.2 Ação corretiva Ação preventiva
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AUDITORIA Processo sistemático, documentado e independente, para obter evidências da auditoria e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos.
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AÇÃO CORRETIVA
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Tipos : quem audita Interna Externa Primeira parte Segunda parte
Terceira parte
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AUDITORIA Processo sistemático, documentado e independente, para obter evidências da auditoria e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos.
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Tipos: aplicação Sistema Processo Produto
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Tipos : quem audita Interna Externa Primeira parte Segunda parte
Terceira parte
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Tipos: aplicação Sistema Processo Produto
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EQUIPE AUDITOR ESPECIALISTA
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PRINCÍPIOS DE AUDITORIA
CONDUTA ÉTICA APRESENTAÇÃO JUSTA PROFISSIONALISMO INDEPENDÊNCIA ABORDAGEM BASEADA EM EVIDÊNCIA
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COMPETÊNCIA DOS AUDITORES
Conhecimentos e habilidade genéricas e específicas Educação Experiência profissional Treinamento em auditoria Experiência em auditoria Atributos Pessoais
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Titulo da Aula Conteúdo da aula conteúdo da aula conteúdo da aula conteúdo da aula conteúdo da aula da aula conteúdo da aula conteúdo da aula conteúdo da aula conteúdo da aula conteúdo da aula da aula .
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