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Produtos: Ciclo de Vida

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Apresentação em tema: "Produtos: Ciclo de Vida"— Transcrição da apresentação:

1 Produtos: Ciclo de Vida
Por Carlos Reis

2 Bens duráveis e não-duráveis
Produtos usados por um longo período de tempo; Geralmente três anos ou mais. Bens não-duráveis Produtos usados por um breve período de tempo; Geralmente menos de três anos.

3 Bens e Serviços Bens Duráveis Bens Não-duráveis Serviços
Slide 9-3 Lenço de papel Carros Automóveis Óculos Bens Duráveis Bens Não-duráveis Oficina Restaurante Serviços Salão de beleza Serviço de táxi aéreo Editora Saraiva © Churchill&Peter 4 4 4

4 O Ciclo de Vida do Produto
Slide 9-4 Figura 9.1 Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Introdução Crescimento Maturidade Declínio Tempo Editora Saraiva © Churchill&Peter 5 5 5

5 Ciclo de Vida do Produto
Fases Objetivo da fase Introdução Estabelecer um mercado para o produto. Crescimento Aumentar as vendas e a participação no mercado. Maturidade Defender a participação e atrair clientes da concorrência. Declínio Reduzir custos.

6 Ciclo de Vida do Produto
Fases Produto Introdução Obter proteção por marca registrada ou patentes. Crescimento Agregar valor oferecendo serviços. Maturidade Agregar valor oferecendo recursos p/ distinguir o produto da concorrência. Declínio Manter a qualidade para preservar a marca.

7 Ciclo de Vida do Produto
Fases Preço Introdução Alto p/ recuperar os custos iniciais. Baixo p/ construir demanda. Crescimento Alto refletindo a lei da oferta e procura. Maturidade Baixo para ganhar clientes da concorrência Declínio Baixo para liquidar os estoques. Alto para atender um nicho.

8 Ciclo de Vida do Produto
Fases Praça Introdução No. Limitado de canais. Crescimento No. Grande de canais p/ atender a demanda. Maturidade No. Grande de canais. Investir nos vendedores. Declínio No. Limitados de canais para reduzir custos.

9 Ciclo de Vida do Produto
Fases Promoção Introdução Utilização de amostras e cupons de desconto p/ incentivar consumo. Crescimento Ênfase na propaganda (p/ produtos de consumo). Maturidade Mensagens para diferenciar a marca dos concorrentes. Declínio Mínima. Para manter os custos baixos.

10 Segmento de telefonia móvel
Em que fase do ciclo de vida encontram-se os telefones celulares? Justifique sua resposta.


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