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A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas

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Apresentação em tema: "A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas"— Transcrição da apresentação:

1 A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
Burocracia, profissionalismo e gestão Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH 1o. FPAP Brasilia, 3 a 5 de junho de 2008 Dr. Theo van der Krogt Secretário Geral - EAPAA

2 Burocracia, a Organização do Estado & do Setor Público
As grandes organizações são burocracias: regras, procedimentos e hierarquia Problema: flexibilidade e adaptação A maioria das organizações do Estado são burocracias grandes e complexas Setor Público: provendo o bem estar geral O Setor Público é muito maior que a organização do Estado

3 Globalização Um mundo menor Mais comércio e empresas internacionais
Mais cooperação internacional Mais choques econômicos Mais choques culturais Mais choques políticos

4 O novo papel do Estado De: entregar serviços e produtos
Para: criar condições De: Gestão de processo Para: Gestão de resultados De: supervisão direta Para: controle de qualidade

5 Gestão de Pessoas Globalização requer pessoal internacionalmente orientado Compreendendo a globalização Compreendendo diferenças culturais Aceitando diferenças

6 O novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
Modelo para outros empregadores Equilíbrio entre política e profissionalismo Reorganização do Estado: privatização e poder de ação do governo Desenvolviento da gestão de pessoas no setor terciário

7 Freidson: O Terceiro Tipo Ideal
Freidson, 2001: Profissionalismo – a terceira lógica Três formas de organização do trabalho: Adam Smith: mercado> suprimento e demanda Max Weber: burocracia > hierarquia, regras e ordens Eliot Freidson: profissionalismo> autonomia discricionária

8 Características do profissionalismo
A ocupação tem controle sobre o trabalho Às vezes, também, monopólio de : Educação Acesso ao mercado de trabalho Criação de conhecimento e habilidades Hierarquias de profissões com uma ordem negociada

9 Crenças que embasam o Profissionalismo
Tarefas a desempenhar ou problemas sobre os quais trabalhar, falta de uniformidade e incerteza são altas. Certos tipos de trabalho são tão especializados que são inacessíveis para quem não tem treinamento e experiência requeridos. Não pode ser padronizado ou simplificado Assim, é preciso de autonomia no uso de conhecimento e habilidades.

10 Profissionalismo é baseado em confiança
Confiança de que o profissional utilize conhecimentos e habilidades no interesse do cliente Confiança de que o proifissional assuma o compromisso Confiança de que o profissional seja independente Por conseguinte. O número de regras deve ser limitado: autonomia.

11 O Setor Público como uma atividade profissional
Muitos profissionais trabalham para o governo e terceiro setor (organizações sem finalidade de lucro) Poder discricionário informal Autonomia relativa A tarefa gerencial é garantir as finanças

12 Desenvolvimentos de impacto
Normatização de organizações públicas > nova gestão pública Redução do tamanho do governo Perda de legitimidade da política institucionalizada: forte demanda pelo primado da Política Profissionalização do gestor público

13 Mudança para os Profissionais
Profissionais trabalham sobre sistemas de desempenho empresariais e lógicas de mercado Primado da política não restrito aos profissionais e políticos interferem mais A mídia está procurando constantemente por comportamentos não profissionais

14 Tendência de desprofissionalização
Políticos querem controlar Orçamentos Instruções de trabalho Gestores são orientados para desempenho (principalmente eficiência) Racionalização de processos de trabalho Mecanismos de planejamento e controle

15 Foco no indivíduo O trabalho moderno é multidisciplinar
Gestores tentam influenciar profissionais No entanto, profissionalismo é: Orientado para profissionais individualmente mono-disciplinar

16 Profisssionais num campo de forças
Colegas (mesma profissão e organização) Clientes / pacientes Público (especialmente a mídia) Administração Regulamentadores Financeiros Políticos

17 Diferentes tipos de Profissionais Públicos
Executores de políticas Consultores / assessores de políticas Assessores técnicos Controladores de políticas Gestores públicos

18 Há um futuro para o Profissionalismo?
Aliança entre profissionais e gestores no Setor Público Reconhecer a natureza híbrida : profissional e público Respeitando e salvaguardando padrões profissionais Aceitando as realidades de recursos escassos, clientes emancipados e pressões públicas Aceitando a realidade política

19 Do individual para o coletivo
Até agora: profissionalismo é individual por natureza. Por que não o tratar como característica de uma unidade? Unidades de (semi) profissionais com um gestor profissional, garantido poder discricionário como uma unidade.

20 Condições Trabalho profissional Maximização do desempenho
Desenvolvimento contínuo Asseguração de qualidade Regras disciplinares / disciplinadoras.

21 O gestor profissional de profissionais
Comunicar valores compartilhados Ainda planejar e controlar, mas basicamente inputs – outputs e qualidade Facilitar o trabalho profissional Proteger os profissionais de burocracia e pressões políticas Estimular os profissionais a melhorar efetividade, qualidade e eficiência Gestão individual do profissional

22 O primado da política revisitado
Responsabilidade política limitada à institucionalização do acima descrito: redução da possibilidade de outros agirem irresponsavelmente Indicadores de desempenho deveriam ser mais que simples metas isoladas O primado da política e leis disciplinadoras do profissionalismo em si deveriam ser compementares

23 Conclusões Necessário elaboração e experimentação
Muitas questões permanecem, como:: Atuação discricionária e autonomia limitadas à unidade? As unidades devem sera acreditadas? Aplicável a alguns profissionais públicos: exectores e controladores de políticas – assessores técnicos.


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