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Linguagem publicitária

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Apresentação em tema: "Linguagem publicitária"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem publicitária
Linguagem mista I Linguagem publicitária

2 Linguagem para convencer
O que caracteriza a publicidade é o uso de uma linguagem retórica. Retórica é a arte de convencer, de persuadir. A linguagem da publicidade é uma linguagem centrada no receptor ou destinatário da mensagem. Usa, como principal função da linguagem, a conativa ou apelativa.

3 Atrativos Trocadilhos e referências: A publicidade utiliza a criatividade para seduzir o consumidor. Para entendê-la, ou, ainda, para construí-la, muitas vezes é necessário conseguir "ler" aquilo que não está escrito, entendendo as referências que a publicidade faz. Contexto: Numa peça publicitária, o texto mantém uma relação estreita com a imagem. A relação entre texto e imagem potencializa a força de persuasão do anúncio.

4 Linguagem A linguagem da publicidade é uma linguagem de massas, que deve ser direta e acessível. Geralmente a peça publicitária é composto por imagem, título, texto, assinatura e slogan. A linguagem da publicidade usa ambiguidades, omite, exagera, brinca, usa metáforas e expressões de duplo sentido. Pode também conquistar usando a musicalidade, o ritmo e recursos sonoros, como rimas e assonâncias. Os textos publicitários merecem uma leitura crítica e inteligente do consumidor.

5 Observe as propagandas a seguir:

6

7 O que podemos concluir? Repertório – “patrimônio intelectual”:
Conhecimento de mundo e o conhecimento lingüístico. Escolha dos signos: Feita por meio de aproximações, oposições, associações. Substantivos com semântica positiva –uso freqüente na publicidade (os negativos, são empregados em situações de contraste como, por exemplo, antes e depois). Em geral, evitam-se signos que indicam injustiça, doença, tabu, preconceito.

8 Observe a propaganda a seguir.

9 O que podemos concluir? Público: Tipo de apelo:
Mulheres associadas ao lar. Tipo de apelo: Principalmente emocional. Associação da imagem ao texto: Figura da mulher. Mistura de gêneros: Receita.

10 Observe e responda:

11 Responda rápido: A que público a propaganda está destinada? Por quê?
É possível fazer uma leitura da imagem? O que ela quer dizer? Quais os apelos que a propaganda faz? Na maioria das vezes, eles atingem o objetivo? Por quê? O texto verbal está dialogando com o texto imagético? Inferências são idéias que se pode tirar por conclusão. Quais as possíveis inferências contidas na propaganda?

12 Observe e responda:

13 Responda rápido: Nessa propaganda foi usado um slogan, qual?
Há ironia no uso desse slogan? Que conselhos estão presentes na propaganda? Qual é o tempo e o modo dos verbos? Como é denominada a função da linguagem que utiliza os verbos no imperativo? A foto apresentada na propaganda chama a atenção? Há interação entre o texto verbal e o texto imagético?

14 Observe e responda:

15 Responda rápido: A propaganda foi elaborada a partir de um gênero textual já conhecido. Qual? O texto imagético e o texto verbal estão dialogando entre si? As imagens menores que são apresentadas abaixo na propaganda têm carga semântica? Quais as inferências contidas nessa propaganda social? No texto verbal foi empregado o verbo ”retornar”. Quais os possíveis sentidos que podemos atribuir a esse verbo? Qual o sentido que devemos entender na propaganda?

16 Atividade para casa

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18 Atividade para casa Há nesta propaganda, uma série de informações. Em casa observe os sentidos implícitos e apresente ao professor um pequeno texto com dois parágrafos, mostrando as suas conclusões.


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