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Universidade Federal do Maranhão

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Apresentação em tema: "Universidade Federal do Maranhão"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Maranhão
Curso de Comunicação Social – Jornalismo Disciplina: Assessoria de Comunicação – Férias

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4 Funções da assessoria de comunicação.
- criar um plano de comunicação (estabelecer a importância deste instrumento tanto no relacionamento com a imprensa como os demais públicos internos e externos); - colaborar para a compreensão da sociedade do papel da organização; - estabelecer uma imagem comprometida com os seus públicos; - criar canais de comunicação internos e externos que divulguem os valores da organização e suas atividades; - detectar o que numa organização é de interesse público e o que pode ser aproveitado como material jornalístico; - desenvolver uma relação de confiança com os veículos de comunicação; - avaliar freqüentemente a atuação da equipe de comunicação, visando alcance de resultados positivos; - criar instrumentos que permitam mensurar os resultados das ações desenvolvidas, tanto junto à imprensa como aos demais públicos; - preparar as fontes de imprensa das organizações para que atendam às demandas da equipe de comunicação de forma eficiente e ágil.

5 Assessoria de comunicação: as três grande áreas.
Nas médias e grandes corporações a área de Comunicação Social abrange três profissionais. São eles jornalistas, publicitários e relações públicas. Um destes profissionais pode ser o responsável pela área de comunicação das empresas, instituições ou entidades. No entanto, dentro do leque da Comunicação teremos os serviços de Assessoria de Imprensa que devem ser coordenados e executados exclusivamente por jornalistas habilitados. Da mesma forma, as áreas de Relações Públicas e de Publicidade e Propaganda. Todos devem estar integrados para desenvolver um trabalho de comunicação eficiente e produtivo nas empresas, entidades ou instituições em que atuam.

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8 Delimitando as funções
- Cuidado com o código de ética de cada uma das áreas - conhecer para mandar

9 Delimitando as funções
- “São freqüentes as confusões criadas pelos assessorados e até por profissionais da área de comunicação que não fazem distinção entre as atividades uns dos outros. Isso ocorre em duas circunstancias: desconhecimento das características de cada profissão ou por deliberada intenção de fazê-lo. Uma adequada política de comunicação social permite não apenas uma coordenação dos setores nela envolvidos, mas elimina desperdícios e superposições, invasões e conflitos de competência, erradicando desgastes improdutivos “ (Fenaj)

10 Jornalismo - Produção periódica de press-releases e disseminação de informações para os meios de comunicação coletiva - Coordenação de entrevistas para os quadros jornalísticos com o corpo executivo e diretivo da organização - Coordenação e preparação de projetos jornalísticos especiais

11 Jornalismo - Preparação de textos para os relatórios anuais das organizações - Controle e arquivo das informações do assessoradas divulgadas - Preparação e acompanhamento das entrevistas do corpo diretivo com os meios de comunicação - Arquivo de material divulgado pelos meios de comunicação - Estratégias de comunicação

12 Relações Públicas - Esforço deliberado, planificado, coeso e contínuo da alta administração para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização pública e privada e seu pessoal, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada direta e indiretamente. Focado na execução de programas de integração interna e externa Festividades para funcionários, aniversários, dias especiais, atividades de cunho social, concursos, peças institucionais - ajudado – envio de telegramas, ofícios, convites. - Pesquisas de opinião.

13 Relações Públicas Poderes executivo, legislativo e judiciário
Circuitos empresarial e financeiro Circuito educacional/cultural Universo de clientes e/ou usuários Circuito social global Circuito interno

14 Relações Públicas – subáreas de ação

15 Publicidade - Busca o consumo de produtos ou serviços oferecidos pela instituição, - Criar e executar peças publicitárias e propaganda, - escolhe o veículo mais adequado e as agências para intermediação, - Coordena e administra a publicidade e a propaganda, as campanhas promocionais, os estudos mercadológicos, participar das estratégias de comunicação. - Pensa no projeto gráfico.

16 Publicidade - funções

17 Identidade Visual

18 Editoração - Há nas organizações uma complexa rede de canais: instruções, ordens, memorandos, circulares, manuais, quadro de avisos, relatórios, boletins, diagramas, cartazes. - Editoração: tratar o material e organizá-lo para ser divulgado. - Materiais: servem aos objetivos das outras áreas.

19 Alguns dados Uma semana de avaliação.
- MS Notícias aproveitou 71% dos releseas disponibilizados pela agência do governo, destes, 100% foram publicados na íntegra; - Midiamax usou 56% do material disponível, sendo que destes, 52% foram cópias idênticas; - Campo Grande News aproveitou 64% das notas da assessoria do governo, e 8% foram copiadas integralmente. - Análise do uso do release, mas também da eficiência da assessoria. - Continua ditando os assuntos - inclusive no impresso

20 - Atualmente, 50% dos profissionais formados em Jornalismo atuam em algum tipo de assessoria de imprensa, seja organizacional, institucional ou empresarial, mas essa situação pode sofrer variações dependendo da região.

21 - Segundo a Fenaj estima-se que 60% dos jornalistas trabalhem em algum tipo de assessoria (2003)
Não temos essa informação para o MA.

22 O que é briefing Brief: 1. adj. breve, curto. Sin. Short, concise. Ant. Prolonged. - s. sumário, resumo; breve apostólico. -ly, adv. brevemente, em resumo. (Great Dictionary English-Portuguese) 2. Soma de conhecimentos que abrangem a situação de mercado e o produto ou serviço em relação a suas características intrínsecas, aos concorrentes e aos objetivos gerais da empresa e do plano de marketing, em termos de venda ou imagem. (Dicionário de termos de marketing)

23 O que é briefing Resumo de uma discussão; são os pontos a discutir. Geralmente, é aquilo que o cliente transmite, como expressão do trabalho que necessita, ao contato ou, diretamente, a um grupo da agência. 2. Passagem de informações e de instruções de modo ordenado, fornecida para o correto desenvolvimento de uma entrevista. De maneira geral, o briefing é um documento que o profissional de marketing transmite a quem vai realizar uma campanha publicitária promocional, de relações públicas ou uma pesquisa de mercado”. (Dicionário de termos de marketing)

24 O que é briefing Resumo de uma discussão; são os pontos a discutir. Geralmente, é aquilo que o cliente transmite, como expressão do trabalho que necessita, ao contato ou, diretamente, a um grupo da agência. 2. Passagem de informações e de instruções de modo ordenado, fornecida para o correto desenvolvimento de uma entrevista. De maneira geral, o briefing é um documento que o profissional de marketing transmite a quem vai realizar uma campanha publicitária promocional, de relações públicas ou uma pesquisa de mercado”. (Dicionário de termos de marketing) Documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los. Base do processo de planejamento”. (Propaganda de A a Z)

25 O que é briefing Chama-se briefing às informações preliminares contendo todas as instruções que o cliente fornece à agência para orientar os seus trabalhos. É baseado nele e completado com as informações de pesquisas que se esboça o planejamento publicitário. O briefing é uma fase completa de estudos e deve conter as informações a respeito do produto, do mercado, do consumidor, da empresa e os objetivos do cliente”. (S’antanna, 1989: 109) É a hora da verdade. Nada pode ser omitido.

26 Briefing - pra que serve
• Encontrar e sistematizar a informação. • Organizar e disponibilizar as informações certas. • Direcionar e delimitar o que precisará ser feito. • Fundamentar e sustentar as ações do planejamento, além de alimentar as ideias para o desenvolvimento de produtos e ações. • Desenvolver, desde o início, bom relacionamento com o assessorado.

27 Briefing - elaboração Requisitos de quem elabora o briefing
- Domínio de técnicas básicas de elaboração de briefings. (pense num foco mercadológico das técnicas de entrevistas que você já aprendeu) - Possuir conhecimento básicos sobre assessoria de comunicação. - Ter um bom conhecimento prévio sobre o produto/empresa/marca e boa noção do funcionamento do mercado em que estão inseridos. - Ter visão crítica e estratégica.

28 Briefing - elaboração As verdades dos briefings não são originais.
- Quanto maior o trabalho pretendido pela assessoria, maior e mais elaborado deve ser o briefing. - Não é tão simples quanto parece. - Briefing e planejamento são inseparáveis. - Diálogo contínuo. - Questionário pré-estruturado. - Conversa pessoal. , fax ou telefone são formas complementares de contato, sempre posteriores ao primeiro encontro e não substituem posteriores encontros decisivos ou que marquem a entrega de informações cruciais ao planejamento. As verdades dos briefings não são originais. São interpretadas.

29 Briefing - dicas importantes
• Obtenha as informações de briefing das pessoas certas. (pode ser o dono, o gerente, o diretor, mas DEVE ser a pessoa que conheça todo o funcionamento da empresa ou que possa indicar onde e com quem encontrar informações adicionais) • NÃO seja formal demais. (não faça perguntas como um robô que lê o roteiro, nem trate o momento com o seu cliente como uma pesquisa do IBGE. É preciso envolvimento e jogo de cintura para que seu cliente dê as informações que precisa.) • NÃO seja apenas um receptor de informações, interprete! • NÃO fique preso ao roteiro. • NÃO relate informações demais nem de menos. • NÃO perca o foco.

30 Briefing Basicamente, o roteiro de briefing deve levantar informações sobre: Histórico da marca/produto/serviço/pessoa Mercado/sociedade/cidade Consumidores/público Objetivos Estratégias


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