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Comunicação e Marketing

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Apresentação em tema: "Comunicação e Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação e Marketing

2 Conceito Comunicação Organizacional: analisa o processo de comunicação entre a organização e seus diversos públicos e as seguintes modalidades comunicacionais permeiam suas atividades: Comunicação Administrativa: é a que permite viabilizar todo sistema organizacional. Comunicação Interna: viabiliza toda interação possível entre a empresa e seus funcionários, contribuindo para o desenvolvimento e a manutenção de uma clima positivo, propício ao cumprimento das metas estratégicas da organização. Comunicação Mercadológica: responsável por toda produção comunicativa em torno dos objetivos mercadológicos que visam conquistar o público-alvo definido pela organização. Comunicação Institucional: responsável pela construção de uma imagem e identidade corporativa fortes e positivas de uma organização.

3 Equipe MCE: Terceirizados:
Frederico Machado – Diretor Administrativo / Financeiro Lídia Marques – Analista de Comunicação Terceirizados: Atenas Comunicação – Agência de Publicidade Comunicativa – Assessoria de Imprensa

4 Comunicação Interna Veículos de Comunicação Campanhas
Comunicação Visual Eventos Ações Especiais

5 Veículos de Comunicação
Canteiro de Notícias - Jornal Mural Público Alvo – Funcionários Periodicidade – Semanal Responsabilidades: Comunicação: elaborar/editar notícias e enviar. Operações: envio de informações para comunicação; impressão e publicação. Errado

6 Veículos de Comunicação
MCE Informa Público Alvo – Funcionários que possuem da empresa. Periodicidade – De acordo com a demanda. Conteúdo: Informações de SMS, datas comemorativas, eventos, campanhas, etc. Responsabilidades: Comunicação: elaborar/editar notícias e enviar. Operações: envio de informações para comunicação.

7 Veículos de Comunicação
Comunicado MCE Público Alvo – Funcionários que possuem da empresa. Periodicidade – De acordo com a demanda. Conteúdo: Informações corporativas, procedimentos, diretrizes. Responsabilidades: Comunicação: elaborar/editar notícias e enviar. Operações: envio de informações para comunicação.

8 Veículos de Comunicação
MCE EM FOCO Público Alvo – Funcionários, clientes e demais públicos de relacionamento. Periodicidade – Trimestral. Responsabilidades: Comunicação: estimular envio de pautas, acompanhar entrevistas, intermediar contato entre fonte e assessoria. Operações: fomentar pautas e distribuir os jornais aos funcionários. Assessoria de Imprensa: realizar entrevistas, escrever matérias e produzir os jornais.

9 Campanhas O setor de comunicação é responsável por desenvolver campanhas que tem como objetivos: disseminar informações sobre a empresa; promover um clima organizacional positivo; orientar aos funcionários sobre novos procedimentos ou assuntos de utilidade pública, entre outras. Como funciona: Solicitantes – Obras, Paradas, Contratos e Escritórios. Executantes – Setor de Comunicação e Operação Solicitante. Demandas – Segurança, Saúde, Meio Ambiente, Programas Corporativos, Ações de Comunicação, etc.

10 Gincana da Solidariedade 2013
Campanhas Missão, Visão e Valores Outubro Rosa Gincana da Solidariedade 2013

11 Comunicação Visual A comunicação visual é fundamental para preservarmos o padrão de identidade da MCE em qualquer lugar em que ela esteja. Como funciona: Solicitantes – Obras, Paradas, Contratos e Escritórios. Executantes – Setor de Comunicação, Compras e Operação Solicitante. Demandas – Sinalização dos setores, placas de orientação, faixas e banners de segurança, adesivos, entre outros.

12 Comunicação visual Diretrizes MCE Faixas de Segurança Placas de SMS
Sinalização Refeitório Adesivo imantado para porta de carro/Marca para sinalização de canteiros Sinalização ADM

13 Ações Especiais Aniversariantes: todo funcionário deve receber um cartão da MCE no dia do seu aniversário. Boas Vindas: em 2014 será implantada a ação de boas vindas. Todos os novos admitidos vão receber um cartão de seu líder. Cartão Boas Vindas Cartão de Aniversário

14 Eventos Confraternização final de ano;
Premiação dos funcionários mais antigos; Datas especiais.

15 Comunicação Institucional
Gestão da Marca Assessoria de Imprensa Gerenciamento de site e redes sociais Relacionamento com públicos de interesse

16 Comunicação Institucional
Gestão de Marca Manual de Aplicação de Marca Todo material a ser produzido com a marca da MCE deverá ter como norteador o Manual de Aplicação de Marca.

17 Comunicação Institucional
Gestão de Marca Timbrado Pasta CD e DVD

18 Comunicação Institucional
Gestão de Marca Envelopes Assinatura de Cartão de Visita

19 Comunicação Institucional
Gestão de Marca Slide Padrão

20 Comunicação Institucional
Assessoria de Imprensa “É umas das ferramentas essenciais nas mediações das organizações com o grande público, a opinião pública e a sociedade”. Margarida Kunsch Televisão MCE na TV Bahia / BA Veiculada em: 29/10/13 MKS na TV Nordeste / PE Veiculada em: 29/11/13 Site Revista

21 Comunicação Institucional
Relacionamento com públicos de interesse Elaboração de mailling; Ações em datas comemorativas (dia do cliente, dia do jornalista, dia da secretária, natal, ano novo, etc); Parceria com clientes na realização de eventos (SIPAT, gincanas)

22 Comunicação Institucional
Gerenciamento de Site e Redes Sociais

23 Comunicação Mercadológica
Eventos Publicidade e Material Promocional

24 Comunicação Mercadológica
Eventos

25 Comunicação Mercadológica
Publicidade: Anúncio de Revista

26 Comunicação Mercadológica
Material Promocional Dossiê Portfólio

27 Orientações Finais Pontos a serem observados nas obras, contratos e/ou paradas: Atualização semanal do Canteiro de Notícias; Qualquer material de comunicação visual deve ser criado e validado pelo setor de comunicação; Realizar registro fotográfico de todas as ações realizadas (SIPAT, DDS Especial, campanhas), assim como dos serviços / equipamentos utilizados; Ninguém tem permissão para falar com a imprensa, em nome da MCE, sem autorização prévia do setor de comunicação; Não fazemos brindes corporativos. Caso precise de algo específico, entrar em contato conosco; É importante realizar, periodicamente, comunicação face a face com a equipe, para ouvir o que eles tem a dizer, assim como falar um pouco sobre a empresa, novas diretrizes, procedimentos, etc.

28 Obrigado. Comunicação e Marketing Contatos Frederico Machado
Diretor Adm/Financeiro Obrigado. Lídia Marques Comunicação e Marketing Tel.: Cel.:

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