A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUGAR DAS RP NO MARKETING

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUGAR DAS RP NO MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 LUGAR DAS RP NO MARKETING
O MKT engloba 04 sub-políticas: produto, preço, praça e promoção/comunicação. Política de Comunicação / PROMOÇÃO Apoiada por três técnicas essenciais: Publicidade Promoção e e vendas Relações Públicas

2 RELAÇÕES PÚBLICAS As RP são complementos do objetivo principal da empresa – da sua missão e da sua visão Para isso se caracterizam por ações contínuas e permanentes. Ações esporádicas e isoladas são insuficientes e correm o risco de não possuírem efeito durável. “ De certa forma, todos fazemos relações públicas mas o erro de muitos executivos é pensar que são especialistas nisso.

3 RELAÇÕES PÚBLICAS Há um ditado que diz: “Um dia a empresa será julgada”-seja por um cliente, comunidade, imprensa. É por isso que a empresa precisa estar sempre atenta e preparada. É preciso então desenvolver junto a TODOS os públicos (INTERNO e EXTERNO) um clima de confiança e reciprocidade pautados nos objetivos da empresa.

4 RELAÇÕES PÚBLICAS INTERNAS
Tem por objetivo obter de cada membro da companhia o orgulho de pertencer a empresa assim como implementar um clima social, estimular a motivação e aumentar a produtividade. É preciso sistematizar a informação de modo a atingir estes públicos. Constitui-se por: Direção da empresa Colaboradores/funcionários Acionistas

5 RELAÇÕES PÚBLICAS INTERNAS Instrumentos de RP Internas
Boletins informativos Jornais internos Reuniões Conselhos e comitês internos Integração de familiares Almoço de funcionários e confraternizações Cartões de aniversário Presentes e lembranças para ocasiões especiais

6 RELAÇÕES PÚBLICAS EXTERNAS
Objetivos Desenvolver uma imagem corporativa/da empresa. Criar vínculos de simpatia e fidelidade me relação a empresa Constitui-se por: Grande público Clientes Fornecedores Distribuidores

7 RELAÇÕES PÚBLICAS EXTERNAS
Constitui-se por: Consultores Meio educacional Administração pública Imprensa

8 RELAÇÕES PÚBLICAS EXTERNAS Instrumentos de RP Externas
Relatório anual de atividades Revistas, jornais e boletins periódicos Comunicados e artigos Reuniões com a imprensa Eventos como almoço e coquetéis Apresentações visuais da empresa Eventos etc.

9 RELAÇÕES PÚBLICAS EXTERNAS Instrumentos de RP Externas
Relatório anual de atividades Revistas, jornais e boletins periódicos Comunicados e artigos Reuniões com a imprensa Eventos como almoço e coquetéis Apresentações visuais da empresa Eventos como feiras e exposições Visitas a empresa etc.

10 PROGRAMA DE RELAÇÕES PÚBLICAS
Em relações públicas, o programa a longo prazo é de longe o investimento mais rentável, mas é sabido que a urgência de uma situação (incidente,descoberta, oportunidade) dá muitas vezes prioridade a ações de curto prazo. Definir públicos Selecionar as ações Definir orçamentos (a partir de um orçamento total da política de comunicação)

11 PROGRAMA DE RELAÇÕES PÚBLICAS A determinação do programa
Principais fases para desenvolvimento de um programa de relações públicas O diagnóstico A definição das necessidades de informação de cada público A determinação do programa A escolha dos meios que atendam melhor a cada público A ação A implantação das técnicas de cada informação selecionadas O controle Como controlar os resultados de cada etapa ao longo de um determinado período.


Carregar ppt "LUGAR DAS RP NO MARKETING"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google