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COMO ENTENDER O CLIENTE?

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Apresentação em tema: "COMO ENTENDER O CLIENTE?"— Transcrição da apresentação:

1 COMO ENTENDER O CLIENTE?
AMBIENTE DE MARKETING MIX DE SERVIÇOS SEGMENTO

2 AMBIENTE DE MARKETING O Ambiente de Marketing é constituído pelo ambiente tarefa e pelo ambiente geral; Ambiente Tarefa – participantes imediatos envolvidos na produção, distribuição e promoção de ofertas; Ambiente Geral – constituído de seis elementos: demográfico, econômico, natural, tecnológico, político-legal e sócio cultural;

3 SERVIÇOS Para Kotler (2004), serviço é algo essencialmente intangível, onde uma parte pode oferecer para outra, mas sem possui propriedade de nada. Um serviço pode ou não ser de um produto tangível.

4 VARIÁVEIS DE MARKETING
CONTROLÁVEIS SERVIÇOS Elementos do Produto + Lugar e Tempo Processo Produtividade e Qualidade Pessoas Promoção e Educação Evidência Física Preço e Outros Custos do Serviço = 8P’S

5 ANALISE SWOT - ORIGENS Não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise; Segundo PÚBLIO (2008) a análise SWOT foi criada por dois professores da Harvard Business School : Kenneth Andrews e Roland Christensen; TARAPANOFF (2001, p. 209) indica que a idéia da análise SWOT já era utilizada há mais de três mil anos quando cita em uma epígrafe (um conselho) de Sun Tzu: "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças " (SUN TZU, 500 a.C.)

6 ANALISE SWOT – O QUE É A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam seu funcionamento. Este é o primeiro estágio de planejamento, o que ajuda o empresário focar nos pontos principais da empresa. A sigla SWOT representa a primeira letra das palavras, em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças). Os Pontos fracos e fortes são fatores internos da empresa. Oportunidades e Ameaças são fatores externos.

7 ANALISE SWOT

8 ANALISE SWOT FATORES INTERNOS
Um ponto forte de sua empresa poderia ser: Vasto conhecimento em marketing, especializado na área. Um novo produto ou serviço inovador. A localização da empresa. Qualidade dos processos e procedimentos. Qualquer outro aspecto que adicione valor ao seu produto ou serviço. Um ponto fraco da sua firma poderia ser: Falta de conhecimento em marketing. Produtos ou serviços semelhantes (ex. Em relação a seus competidores). A localização do seu negócio. Baixa qualidade de seus produtos ou serviços. Uma reputação duvidosa.

9 ANALISE SWOT FATORES EXTERNOS
Uma oportunidade para seu negócio poderia ser: Um mercado em desenvolvimento, por exemplo: a internet. Fusões, junção entre empreendimentos ou aliança de estratégias. Mudança para novas áreas do mercado, às quais oferecem melhores lucros. Um novo Mercado Internacional; Uma vaga no Mercado causada pela ineficácia da competição. Uma ameaça para seu negócio poderia ser: A entrada de um novo competidor em sua area empresarial. Guerra de preços com competidores. Um competidor tem um novo produto ou serviço inovador. A competição possui um melhor acesso aos canais de distribuição. Taxas são introduzidas ao seu produto ou serviço.

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