A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
MARISTELA ELIZA R. RODRIGUES PINTO FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER

2 ORIENTADOR EDUCACIONAL
Agente de mudança no cotidiano escolar atuando com os alunos. Contribuir para a melhoria na qualidade da educação, a fim de minimizar os fatores de violência, indisciplina, problemas de aprendizagem e evasão/retenção. Atuar no Ensino Fundamental das escolas públicas municipais do município de Jacarezinho – Pr. Lei 5692/71 tornou obrigatória a presença desse profissional na escola. Atual Lei 9394/96 – LDB – não trata especificamente sobre o assunto. Mudança nos cursos de Pedagogia tratam de que esse profissional será habilitado em cursos de Pós-Graduação. Uma das funções da escola pública é difundir valores cívicos e democráticos.

3 ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
De caráter mediador junto aos demais educadores e atuando com todos os protagonistas da escola . Promover o diálogo e a melhor convivência entre todos. Conhecer a realidade e transformá-la, para que seja mais justa e humana. Orientar e acompanhar o aluno em seu processo de desenvolvimento, levá-lo a um maior conhecimento de si próprio para que possa ajustar-se harmoniosamente ao seu meio social, familiar e escolar. Atuação centrada na possibilidade de eficácia do processo educativo, reforçando a idéia de que a qualidade do relacionamento professor-aluno é que tornam o processo educativo e a escola significativa para o aluno

4 COMPETÊNCIAS DO ORIENTADOR EDUCACIONAL E A EQUIPE PEDAGÓGICA
Ter flexibilidade, inteligência, capacidade de resolver problemas e conflitos inter-pessoais, habilidade para trabalhar em grupo, dinamismo e criatividade. Preparar o aluno para seu auto-conhecimento e auto-compreensão, e o desenvolvimento de sua capacidade para o relacionamento inter-pessoal. Atuação conjunta entre todos os elementos da escola, sem a necessidade de delimitação de função. Diretor, supervisor, orientador e professores - trabalho integrado e mútuo; caráter conjunto na tomada de decisões e medidas eficientes a respeito das problemáticas vivenciadas no cotidiano escolar. O acúmulo de afazeres por um só profissional que exerce duas funções – acarretará difíceis condições físicas e psicológicas - Síndrome de Burnot.

5 RESULTADOS DA PESQUISA
A PROCURA, EM 2005 E 2006 PELA FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, FOI MÍNIMA. DE DEZ DIRETORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS – OITO CONCORDAM COM A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA MEDIAÇÃO DOS PROBLEMAS ESCOLARES, ATUANDO COM OS ALUNOS E PROFESSORES. CONCLUSÃO: O ORIENTADOR EDUCACIONAL É UM PROFISSIONAL QUE DEVE FAZER PARTE DA EQUIPE PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL, DA CIDADE DE JACAREZINHO- PR, COMO AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR.


Carregar ppt "O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google