A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOGÍSTICA GRUPO Adriana Avelar 007897 Alessandra Bugatte 009723 Helena Uehara 003061 Luciula Lemos 002042 Joyce Leal 008957 Mariana Pavan 002162 Marina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOGÍSTICA GRUPO Adriana Avelar 007897 Alessandra Bugatte 009723 Helena Uehara 003061 Luciula Lemos 002042 Joyce Leal 008957 Mariana Pavan 002162 Marina."— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA GRUPO Adriana Avelar Alessandra Bugatte Helena Uehara Luciula Lemos Joyce Leal Mariana Pavan Marina Costa Paula Proença Roberta Tonini Yuri Nakandakari TA742 – Serviços de Alimentação

2 TA742 – Serviços de Alimentação
Conceito de Logística “(...) processo de planejar, implementar e controlar com eficiência, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matéria-prima e produtos acabados, além das informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, visando atender aos requisitos do cliente”.

3 Dificuldades da indústria e serviços
TA742 – Serviços de Alimentação Dificuldades da indústria e serviços Falta de produtos nas lojas; Problemas na distribuição; Falta de planejamento; Altos custos com mão de obra e gerenciamento de estoques; Grandes espaços físicos para armazenagem de produtos acabados; Falta de conhecimento e especialização na área; Aumento de competitividade.

4 Dificuldades => Oportunidades
TA742 – Serviços de Alimentação Dificuldades => Oportunidades Operador Logístico: facilitar o acesso aos produtos e matéria-prima necessárias à produção, racionalizar os recebimentos e cuidar do transporte do produto acabado entre unidades, centros de distribuição e cliente.

5 Logística para pequenos e médios
TA742 – Serviços de Alimentação Logística para pequenos e médios -VANTAGENS - Para o operador logístico: Oportunidade de mercado não atendida; Satisfação das necessidades do cliente;

6 Para o cliente: Benefícios; Reduz o número de recebimentos;
TA742 – Serviços de Alimentação Para o cliente: Benefícios; Reduz o número de recebimentos; Atende a necessidades emergenciais. Ganho no controle de estoque; Redução do espaço físico para estoque; Redução dos custos; Diminui a complexidade do setor de food service.

7 A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA OS FAST-FOOD
TA742 – Serviços de Alimentação A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA OS FAST-FOOD Logística expressão francesa longer (abastecimento) Antigamente: Operações de Transporte; Movimentação; Armazenamento de matéria-prima; Evolução: Devido exigência do consumidor (Tempo e Qualidade) Fast-Foods e Logistica: Gerênciamento da movimentação desde matéria-prima até o produto final na mão do consumidor; Reposição continua; Planejamento de condições de transporte e armazenamento;

8 Os fast-foods e seus aliados:
TA742 – Serviços de Alimentação Os fast-foods e seus aliados: Tecnologia da Informação ( Hardware e Software ) Logística; Resultados Futuros: “Produto e serviços no local certo, na hora certa, quantidade e qualidade”

9 TA742 – Serviços de Alimentação
E-supply chain Desafio: fazer o segmento de comércio eletrônico crescer, permitindo conveniência ao consumidor. Desafio aumenta pois a entrega dos produtos aos clientes é mais importante que a própria substituição do varejo. Sucesso da empresa depende de um sistema eficiente de entrega, não deixando de ser lucrativa e apresentando menor preço que o varejo tradicional.

10 TA742 – Serviços de Alimentação
E-supply chain Conceito esquecido: distribuição = produto certo, embalado corretamente, na quantidade certa, enviado no prazo e local certo, conseguindo a satisfação do cliente. Estratégia alinhada para ganhar mercado, mudando o conteúdo de competição da internet, integrando fornecedores, lojas virtuais e serviços de entrega.

11 E-supply chain Integração da cadeia
TA742 – Serviços de Alimentação E-supply chain Integração da cadeia Estratégia de Marketing definida – só uma logística de distribuição bem definida e planejada pode conquistar o cliente. Sucesso: buscar parcerias que visem um objetivo comum = satisfazer o consumidor. Isto depende da integração do planejamento de entrega de pedidos, da execução da produção em separar os produtos e embalá-los e do gerenciamento da distribuição e da integração entre sistemas operacionais informatizados.

12 Entrega certa e no prazo certo
TA742 – Serviços de Alimentação E-supply chain Entrega certa e no prazo certo Conquista do cliente do comércio eletrônico = entrega correta em tempo certo e a conveniência. Ter a melhor distribuição entre as redes de comércio eletrônico concorrentes é o fator substancial para continuar a atuar neste mercado.

13 TA742 – Serviços de Alimentação
                                                    Empresas de Logística

14 TA742 – Serviços de Alimentação
                                                   

15

16 TA742 – Serviços de Alimentação
A Apprimus é uma empresa criada para atuar no mercado de refeições fora do lar (food service) Bares, restaurantes, lanchonetes, cadeias de fast food, cafés, padarias, caterings, empresas de refeições coletivas e hotéis. Inicialmente inclui os itens como: alimentos secos, congelados e resfriados, além de materiais de limpeza e descartáveis.                                                     Desta forma, a Apprimus traz para o mercado um formato inovador de atendimento: amplo mix de produtos, com entrega única e preço competitivo.

17 (Ricardo Nishikawa, diretor da Fast Food)
TA742 – Serviços de Alimentação “A empresa oferece consultoria para estruturação de suprimentos de clientes e fornecedores, controles de estoque e compras, projetos para distribuição e prevê o suprimento que vai consumir e faz estudo para distribuir todos os itens.” (Ricardo Nishikawa, diretor da Fast Food)                                                    

18 Abertura em 5 estados. Expansão de 10 para 290 salas de exibição. Nacionalização de 90% dos produtos importados.                                                     Abertura nas principais capitais nacionais. Expansão de 30 para 103 lojas. Abertura em 6 estados. Aumento de 300% no número de lojas.

19 Frotas para o Transporte
TA742 – Serviços de Alimentação Frotas para o Transporte Para viabilizar toda a logística de fornecimento de produtos, é fundamental que haja um meio de transporte para os mesmos. Principal forma de transporte em países em desenvolvimento: rodoviário. Exemplos: Argentina,Brasil, Chile e Venezuela

20 Conforto ao caminhoneiro; Economia de combustível;
TA742 – Serviços de Alimentação Fabricantes e montadoras promoveram grandes mudanças tecnológicas para atender à demanda de caminhões e à leis anti-poluentes ( Euro 3 ,Euro 4, Conama 2005); Conforto ao caminhoneiro; Economia de combustível; Alerta contra sonolência. Retração do Mercado Interno em 2001; Escoamento da produção de caminhões para:Argentina, Chile, Venezuela, República Dominicana, Caribe e Arábia Saudita; Eua e Europa deixaram de ser o público-alvo (ataques terroristas).

21 TA742 – Serviços de Alimentação
Diante deste panorama, nota-se que o setor das montadoras está crescendo juntamente com o setor logístico, para atender às necessidades de melhoria na qualidade dos transportes e eficácia do sistema de distribuição de produtos.

22 TA742 – Serviços de Alimentação
Desafio: Montadora Scania -> transportar pão de hambúrguer sem deixar cair a cobertura de gergelim, para servir às necessidades da Martin Brawer (que presta serviços para a rede Mc Donald´s). Solução: Um caminhão com configuração especial do cavalo mecânico e suspensão 100% a ar traseira, que reduz a vibração da carga provocada por irregularidades do asfalto.

23 Logística de distribuição
TA742 – Serviços de Alimentação Logística de distribuição Há 20 anos: injeção eletrônica e motores turbo Velho caminhão  veículos com motor e câmbio eletrônicos, airbag, computador de bordo, sistemas sofisticados de freios Tendências de mercado: especialização e segmentação

24 TA742 – Serviços de Alimentação
Fatores que influenciam na compra: potência, velocidade, segurança e conforto da cabine, menor consumo de combustível. Fatores que levam à implantação de equipamentos mais sofisticados: legislação ambiental (controle de emissões) e logística. Há 5 anos: caminhões com computador de bordo, piloto automático, sistema de gerenciamento eletrônico, maior potência.

25 Eletrônica: tendência mas não unanimidade
TA742 – Serviços de Alimentação Eletrônica: tendência mas não unanimidade Regiões diferentes (SE e NE); Condições precárias de algumas estradas; Treinamento de pessoal. Tecnologia sofisticada: acréscimo de 10% no preço final Oscilações da economia: não há expansão do mercado interno.

26 Rede Angeloni de supermercados
TA742 – Serviços de Alimentação Rede Angeloni de supermercados Alterações operacionais: Construção de um único CD (localizado na rota dos fornecedores) terceirização da operação de transporte (minimização de custos de manutenção, mão-de-obra e combustível)

27 Outras mudanças: Acompanhamento do tráfego de veículos;
TA742 – Serviços de Alimentação Outras mudanças: Acompanhamento do tráfego de veículos; Segurança (monitoramento com câmeras); Qualificação de mão-de-obra (treinamentos);

28 Resultados: Maior poder de negociação nas compras;
TA742 – Serviços de Alimentação Resultados: Maior poder de negociação nas compras; Gôndolas sempre abastecidas; Clientes satisfeitos; Em 1998 – 24º posto no ranking Em 1999 – 16º posto no ranking Em 2000 – 12º posto no ranking

29 TA742 – Serviços de Alimentação
Logística é estratégico. Torna as compras mais eficientes, reduz custos e ruptura, mantém os clientes satisfeitos.

30 Obrigado!


Carregar ppt "LOGÍSTICA GRUPO Adriana Avelar 007897 Alessandra Bugatte 009723 Helena Uehara 003061 Luciula Lemos 002042 Joyce Leal 008957 Mariana Pavan 002162 Marina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google