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Abordagem Comportamental
Teoria Comportamental da Administração
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Teoria Comportamental
Introdução: Também chamada behaviorista (behaviorismo na psicologia). Marca a mais nova influência do comportamento na Teoria Administrativa. Busca soluções democráticas e humanas para os problemas organizacionais. Ênfase contínua nas pessoas, dentro de um contexto organizacional.
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Teoria Comportamental
Origens: Oposição ferrenha às teorias anteriores; Desdobramento da Teoria das Relações Humanas; Crítica severa aos autores clássicos (Teorias Clássica e da Burocracia); Início da Teoria Comportamental da Administração. Livro: O Comportamento Administrativo, de Herbert Simon.
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Teoria Comportamental
Novas Proposições da Motivação Humana A T. Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas para explicar o comportamento organizacional; O conhecimento das necessidades humanas favorece a compreensão do comportamento humano; A utilização da motivação humana melhora a qualidade de vida dentro das organizações.
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Teoria Comportamental
Hierarquia das Necessidades de Maslow Nec. de Auto-realização Necessidades Secundárias Necessidade de estima Necessidades Sociais Necessidades de Segurança Necessidades Primárias Necessidades fisiológicas
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Teoria Comportamental
Hierarquia das Necessidades de Maslow ► Fisiológicas (já nascem com o indivíduo) Alimento, repouso, abrigo, sexo; Intervalo para descanso, conforto físico, horário de trabalho razoável. ►Segurança (proteção contra:) Perigo, doença, desemprego, roubo. Condições seguras de trabalho, remuneração e benefícios, estabilidade no emprego.
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Teoria Comportamental
►Social: quando não satisfeitas, indivíduos tornam-se antagônicos, hostis, resistentes Aceitação, afeição, amizade, relacionamento. Amizade dos colegas, interação com os clientes, gerente amigável.
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Teoria Comportamental
►Auto-estima (como o indivíduo se vê e se avalia; quando não satisfeitas: sentimento de fraqueza e inferioridade) Orgulho, respeito, progresso, confiança, status, admiração, apreciação; Responsabilidade para resultados, orgulho e reconhecimento, promoções.
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Teoria Comportamental
►Auto-realização (impulso para se tornar mais do que é) Satisfação e desenvolvimento; Trabalho criativo e desafiante, diversidade e autonomia, participação nas decisões. As pesquisas não confirmaram cientificamente a Teoria de Maslow, mas é bem estruturada e útil ao administrador.
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Teoria Comportamental
► Teoria dos Dois Fatores de Herzberg Frederick Herzberg formulou a teoria para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas: Fatores Motivacionais (satisfacientes) Fatores Higiênicos (insatisfacientes)
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Teoria Comportamental
Teoria de Herzberg Fatores Motivacionais (satisfacientes): Relacionados com o conteúdo do cargo (intrínsecos) Relacionados com a satisfação Auto-realização Auto- Estima Social Fatores Higiênicos (insatisfacientes): Relacionados com o ambiente (extrínsecos) Relacionados com a insatisfação Segurança Fisiológica
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Teoria Comportamental
Fatores Motivacioniais (Satisfacientes) Fatores Higiênicos (Insatisfacientes) Conteúdo do Cargo (Relação ao seu cargo) Contexto do Cargo (Relação à sua empresa) 1.O trabalho em si 2.Auto-realização 3.Reconhecimento Profissional 4.Progresso Profissional 5.Responsabilidade 1.Condições de trabalho 2.Administração de Empresa 3.Salário 4.Relações c/supervisor 5.Benefícios
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Teoria Comportamental
Estilos de Administração A T. Comportamental oferece uma variedade de estilos de administração aos administradores. Os estilos de administração dependem das convicções que os administradores têm a respeito do comportamento humano na organização.
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Teoria Comportamental
Teoria X e Y (Douglas MacGregor) TEORIA X ► Convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano: Homem preguiçoso: evita o trabalho – troca por recompensas Falta-lhe ambição: não assume responsabilidade, prefere ser dirigido e dependente É resistente a mudanças: procura segurança e não assume riscos
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Teoria Comportamental – Teoria X
► Na Teoria X as pessoas são vistas como meros recursos ou meios de produção. Estilo típico de administração da Administração Científica de Taylor, da Teoria Clássica de Fayol: bitola a iniciativa individual, a criatividade.
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Teoria Comportamental – Teoria X
Força as pessoas a fazer o que a organização quer, independente de sua opinião. Quando um administrador força o seu subordinado, verticalmente, e passa a controlá-lo, ele estará usando a Teoria X.
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Teoria Comportamental
Teoria Y ► Concepção moderna de Administração: baseia-se em premissas atuais e sem preconceitos. As pessoas não têm desprazer inerente em trabalhar. As pessoas não são resistentes às necessidades da empresa: podem se tornar assim, dependendo de alguma experiência profissional negativa.
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Teoria Comportamental – Teoria Y
As pessoas têm motivação, potencial e comportamento adequados para assumir responsabilidades. Possuem autodireção e autocontrole, não sendo necessários controle rígido e nem punição para alcançarem os objetivos empresariais.
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Teoria Comportamental – Teoria Y
► Na Teoria Y desenvolve-se um estilo de administração aberto, dinâmico e democrático, onde administrar é um processo de criar oportunidades, liberar potenciais, encorajar, etc.
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Teoria Comportamental Sistemas Administrativos (Likert)
Rensis Likert considera a Administração um processo relativo no qual não existem normas e princípios universais válidos para todas as situações. A Administração nunca é igual em todas as organizações e pode assumir feições diferentes, dependendo das condições internas e externas existentes.
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Sistemas Administrativos de Likert
Variáveis Principais Autoritário Coercitivo Autorit.Be-nevolente Consulti-vo Participati vo Processo Decisório Centralizado na cúpula Centrali.c/ pequena delegação Consulta c/delega. e participaçã Descentral.Cúpula dita polít./result. Sistema de Comunica-ções Muito precá rio.Vertical/ descenden. Precário.Descend.sob/ ascendente Fluxo vertic (des./ asc) e horizont. Eficiente p/ sucesso da empresa Relações Interpessoais Vedadas e prejudiciais à empresa Toleradas. Org.infor. é ameaça Certa confiança na pessoa Trab.equipe,grupos,participação Sistemas Recompen. Punições Punições e ações disc. Obedi.cega Menor arbitr ariedade/rec.sal./ soci. Rec.mater.e soc. Rara punição Recompen. sociais e materiais
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Processo Decisorial A Teoria das Decisões nasceu com Herbert Simon, que a utilizou como base para explicar o comportamento humano nas organizações. Organização = Sistema de Decisão Administrador e todas as pessoas tomam decisões.
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A Organização é um complexo sistema de decisões
Processo Decisorial Ênfase nas Ações Teorias anteriores Teoria Comportamental Ação Decisão A Organização é um complexo sistema de decisões
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Teoria das Decisões Decisão = “Processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis, do curso de ação que a pessoa deverá seguir.” A decisão envolve 6 elementos: 1 - Tomador de Decisão 2 - Objetivos 3 -Preferências 4 - Estratégia 5 - Situação 6 - Resultado
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Etapas do Processo Decisorial
Percepção Situação Análise e Definição Problema Definição dos Objetivos Implantação Procura Alternativa Solução Avaliação Comparação Alternativas Escolha Alternativa Adequada
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Homem Administrativo O Comportamento Administrativo procura a maneira satisfatória (satisfaciente) e não a otimizante. Satisfacer = homem que se contenta; satisfação não precisa do máximo absoluto. “O homem sempre considera suas satisfações contentando-se com o que está a seu alcance, mesmo que seja um mínimo, mas que, naquela situação representa o máximo”.
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Comportamento Organizacional
Estudo da dinâmica das organizações e como os indivíduos se comportam dentro delas. Sistema Cooperativo Racional: organização só alcança objetivos se as pessoas reunirem esforços para atingir o que individualmente não conseguiriam.
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Teoria do Equilíbrio Organizacional
Os behavioristas concluíram que o motivo que leva as pessoas a cooperarem é o fato da organização ser vista como um sistema que recebe contribuições dos participantes sob a forma de dedicação ou trabalho e em troca oferece alicientes e incentivos.
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Tipos de Participantes
Organização: sistema social formado por diferentes participantes – interage devido à divisão do trabalho; Participantes: recebem incentivos e trazem contribuições. São eles: Empregados Investidores Fornecedores Clientes
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Tipos de Participantes
Todos mantêm relação de reciprocidade com a organização: proporcionam contribuições em troca de incentivos; A organização, por sua vez: proporciona incentivos em troca de contribuições.
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Teoria da Aceitação da Autoridade
Quando ocorre: Quando o subordinado pode entender ou compreender a ordem; Quando não a julga incompatível com os objetivos da organização; Quando não a julga incompatível com os seus objetivos pessoais; Quando é mental e fisicamente capaz de cumpri-la.
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Conflito entre Objetivos Organizacionais e Individuais
Conflito entre indivíduo e organização: → Incompatibilidade de realização de ambos; → Indivíduos sentem-se pouco valorizados (não precisam demonstrar responsabilidade, autoconfiança, etc..) → Decisões nas mãos dos superiores.
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Críticas Ênfase nas Pessoas
Abordagem mais Descritiva e menos Prescritiva Profunda Reformulação na Filosofia Administrativa Dimensões Bipolares As Relatividades das Teorias da Motivação
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Críticas Influência das Ciências do Comportamento sobre a Administração Organização como Sistema de Decisões Análise Organizacional a partir do Comportamento Visão Tendenciosa
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