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Direito Desportivo Novos rumos legais PARCERIAS NO FUTEBOL Ivandro Sanchez.

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Apresentação em tema: "Direito Desportivo Novos rumos legais PARCERIAS NO FUTEBOL Ivandro Sanchez."— Transcrição da apresentação:

1 Direito Desportivo Novos rumos legais PARCERIAS NO FUTEBOL Ivandro Sanchez

2 A IMPORTÂNCIA DAS PARCERIAS 1- Exemplos práticos: i) Êxito financeiro e esportivo a)Palmeiras / Parmalat (1992-1999) Êxito financeiro obtido principalmente com a revenda de jogadores, tais como:

3 A IMPORTÂNCIA DAS PARCERIAS JOGADORCOMPRAVENDA Roberto CarlosUS$ 500.000,00US$ 7.000.000,00 DjalminhaUS$ 2.000.000,00US$ 12.000.000,00 RivaldoUS$ 2.400.000,00US$ 9.000.000,00 Roque JúniorSão José – BaseUS$ 7.000.000,00 LuisãoUS$ 2.000.000,00US$ 9.000.000,00 Apenas com a revenda desses seis jogadores, a parceria obteve lucros na casa dos US$ 37.100.000,00

4 A IMPORTÂNCIA DAS PARCERIAS Êxito esportivo obtido através da conquista de diversos títulos: Campeonato Brasileiro 1993 e 1994 Torneio Rio – São Paulo 1993 Campeonato Paulista 1993, 1994 e 1996 Copa do Brasil 1998

5 A IMPORTÂNCIA DAS PARCERIAS Copa Mercosul 1998 Copa Libertadores da América 1999

6 A IMPORTÂNCIA DAS PARCERIAS 1- Exemplos práticos: ii) Êxito esportivo a) Corinthians / HMTF (1998 – 2002) Êxito esportivo obtido através da conquista de diversos títulos: Campeonato Paulista 1999 e 2001

7 A IMPORTÂNCIA DAS PARCERIAS Campeonato Brasileiro 1998 e 1999 Campeonato Mundial FIFA 2000 Copa do Brasil 2002 Torneio Rio – São Paulo 2002

8 A IMPORTÂNCIA DAS PARCERIAS 1- Exemplos práticos: iii) Insucesso esportivo e financeiro a) Flamengo / ISL (1999 - 2000) A parceria entre Flamengo e ISL não gerou êxito financeiro e tampouco esportivo Investimentos totais de aproximadamente US$80,000,000.00, em pouco mais de 14 meses

9 O PAPEL DO ADVOGADO NAS PARCERIAS Busca de soluções equilibradas e que confiram segurança às partes Mecanismos contratuais que impeçam/dificultem que a paixão se sobreponha à razão: Indicação de profissionais do esporte / administradores não vinculados ao Clube Incentivo à geração de resultado de longo prazo (aportes de capital pelo investidor diluídos ao longo do contrato) Planejamento dos prazos dos contratos com os jogadores. A rotatividade como um mal necessário ao início da parceria Vinculação parcial de receitas a áreas fundamentais para o cumprimento dos objetivos de longo prazo da parceria: Investimento em marketing / fortalecimento da marca (combate à pirataria/ ampliação do leque de produtos licenciados, etc.); Investimento em categorias de base.

10 INVESTIDOR X CLUBE – CASOS DE SUCESSO NO MUNDO O Manchester United e a Juventus de Turim como exemplos de que um Clube pode ter dono a posição do investidor como acionista a coincidência entre retorno financeiro e retorno esportivo O Chelsea como exemplo de investimento de longo prazo aquisição da sociedade em julho de 2003 investimento superior a US$ 500.000.000,00 em 2 anos êxito esportivo a partir da 2ª temporada: virtual campeão inglês e favorito ao título europeu êxito financeiro previsto apenas para 2009/2010

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