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Avaliação da Docência 2011 1. Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2 Lei do SINAES – Nº 10.861/2004 Constituição da CPA Projeto.

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1 Avaliação da Docência 2011 1

2 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2 Lei do SINAES – Nº 10.861/2004 Constituição da CPA Projeto de Avaliação da Docência Aprovado no CONSEPE Resolução CONSEPE nº 131/2008 AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA

3 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 3 Para a melhoria da qualidade do ensino de graduação, com base no levantamento de informações nos itens: Atuação didática e postura profissional do professor Autoavaliação do aluno Avaliação das turmas pelo professor Infraestrutura da instituição PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA?

4 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 4 O professor, ao consolidar a turma; O aluno, até o período da rematrícula no semestre seguinte. OBS. O aluno que tranca uma disciplina não participa da avaliação da disciplina trancada, porém justifica os motivos do trancamento. QUEM AVALIA?

5 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 5 As turmas com menos de cinco alunos; Os alunos reprovados por falta; Os alunos que atribuíram nota zero em um ou mais dos itens: – Comparecimento às aulas (dele ou do professor) – Permanência na sala de aula (dele ou do professor). QUEM SERÁ EXCLUÍDO DOS CÁLCULOS?

6 Questionário do aluno 6

7 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 7 1. Dimensão 1 - ATUAÇÃO DIDÁTICA E POSTURA PROFISSIONAL DO PROFESSOR, QUANTO À(AO) 1.1Comparecimento às aulas 1.2Cumprimento do horário das aulas do início ao fim 1.3Cumprimento do programa da disciplina 1.4Clareza na apresentação do conteúdo 1.5Utilização de metodologias que favoreçam o aprendizado 1.6Incentivo à participação dos alunos nas aulas 1.7Disponibilidade para tirar dúvidas dos alunos durante as aulas 1.8 Disponibilidade para atender aos alunos fora do horário de aulas 1.9 Coerência entre o nível de exigência nas avaliações e o conteúdo dado 2.Dimensão 2 - AUTO-AVALIAÇÃO DO ALUNO QUANTO À(AO) 2.1Utilização da bibliografia sugerida pelo professor 2.2Comparecimento às aulas 2.3Permanência nas aulas do início ao fim 2.4Participação nas aulas 2.5Utilização de horário extra para tirar dúvidas com o professor 2.6 Cumprimento das atividades solicitadas pelo professor da disciplina 2.7Dedicação ao estudo da disciplina fora do horário de aula

8 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 8 3.Dimensão 3 - INFRA-ESTRUTURA DA UFRN 3.1Assinale apenas a alternativa que considere mais importante 3.1.1Ampliação do acervo da biblioteca 3.1.2Ampliação do espaço físico da biblioteca 3.1.3Melhoria das salas de aula 3.1.4Melhoria dos laboratórios 3.1.5Construção de mais espacos de convivência 3.1.6Nenhuma 3.1.7Outra 4.Dimensão 4 - ASSINALE "SIM " OU "NÃO " NAS QUESTÕES SEGUINTES 4.1 O professor divulga as notas de uma avaliação antes da avaliação seguinte? 4.2 O professor discute com os alunos os assuntos abordados nas avaliações, esclarecendo suas dúvidas? 4.3 O professor estimula a busca de fontes alternativas de informações? 4.4 O professor divulga o programa da disciplina na primeira semana de aulas? 4.5O professor utiliza o SIGAA ou outro meio eletrônico para manter contato com o aluno?

9 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 9 4.6 Participação em atividades. Assinale as atividades que você está participando nesse período letivo. 4.6.1Movimento estudantil 4.6.2Projeto de extensão 4.6.3Projeto de pesquisa 4.6.4Iniciação à docência (monitoria) 4.6.5Apresentação de trabalho em Seminário/Congresso 4.6.6Estágio não obrigatório 4.6.7Nenhuma 4.6.8Outra 4.7Você tem orientador acadêmico? 4.8Você teve orientação acadêmica neste semestre letivo? 5.Espaço destinado para comentários adicionais

10 Questionário do professor 10

11 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 11 1. Dimensão 1 - AUTO-AVALIAÇÃO DO PROFESSOR QUANTO A (AO) 1.1Comparecimento as aulas 1.2Cumprimento do horário das aulas do inicio ao fim 1.3Cumprimento do programa da disciplina 1.4Clareza na apresentação do conteúdo 1.5Utilização de metodologias que favorecem o aprendizado 1.6Incentivo a participação dos alunos nas aulas 1.7Coerência entre o nível de exigência nas avaliações e o conteúdo dado 1.8Disponibilidade para tirar dúvidas dos alunos durante as aulas 1.9Disponibilidade para atender aos alunos fora do horário de aulas 2. Dimensão 2 - A TURMA, SOB A ÓTICA DO PROFESSOR, QUANTO À (AO) 2.1Comparecimento dos alunos às aulas 2.2Permanência dos alunos nas aulas do início ao fim 2.3Participação dos alunos nas aulas 2.4Cumprimento das atividades solicitadas nas disciplinas

12 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 12 3. Dimensão 3 - Infraestrutura da UFRN. 3.1Assinale apenas a alternativa que considere mais importante. 3.1.1Ampliação do acervo da Biblioteca Central Zila Mamede 3.1.2Ampliação do espaco fisico da Biblioteca Central Zila Mamede 3.1.3Construção de mais espaços de convivência 3.1.4Melhoria das salas de aula 3.1.5Melhoria dos laboratórios 3.1.6Outra 3.2 Utilização de recursos didáticos nas disciplinas. Assinale o(s) recurso(s) didático(s) que já utiliza no desenvolvimento das disciplinas. 3.2.1Data-show 3.2.2Retroprojetor 3.2.3Vídeo-aula 3.2.4Produção de material disponibilizado na Internet 3.2.5Material Impresso 3.2.6Videoconferência 3.2.7Outro

13 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 13 4. Dimensão 4 - ASSINALE "SIM " OU "NÃO " NAS QUESTÕES SEGUINTES 4.1Disponibiliza para os alunos o programa da disciplina na primeira semana de aulas? 4.2Discute com os alunos os resultados das avaliações, esclarecendo suas dúvidas? 4.3Divulga as notas de uma avaliação antes da avaliação seguinte? 4.4Informa aos alunos seus horários de atendimento fora do horário de aulas? 4.5Os alunos o procuram fora do horário das aulas para tirar dúvidas? 4.6Participa de cursos ou eventos de atualização pedagógica? 5.Espaço destinado a comentários adicionais 3.3 Necessidade de recursos didáticos nas disciplinas. Assinale o(s) recurso(s) didático(s) que acha necessário para desenvolver as disciplinas. 3.3.1Data-show 3.3.2Retroprojetor 3.3.3Vídeo-aula 3.3.4Produção de material disponibilizado pela Internet 3.3.5Material impresso 3.3.6Videoconferência 3.3.7Outro

14 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 14 DADOS COMPARATIVOS DA AVALIAÇÃO 2006 – 2011.2 ITENS NÚMEROS DA AVALIAÇÃO 200620072008200920102011.12011.2 Disciplinas avaliadas 2.4322.3712.2482.1012.3102.3702.395 Turmas avaliadas 2.4822.6743.7513.2543.6603.7023.763 Alunos participantes --16.94816.50419.09121.09621.045 Professores avaliados 1.4561.4741.6421.6821.7681.9261.983 Questionários preenchidos 42.40649.66395.09998.800111.943178.017183.740

15 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 15 ITENS VERIFICADOS NÚMEROS DA AVALIAÇÃO 2011.12011.2 Aprovações por média125.875127.923 Aprovações na 4ª avaliação33.38433.112 Reprovações por nota15.28717.695 Reprovações por nota e por falta4.9604730 Reprovações por falta163240 DESEMPENHO DOS ALUNOS PARTICIPANTES EM 2011

16 Atuação didática e postura profissional do professor (% de notas) 2008/11 16

17 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 17 2011 Atuação didática e postura profissional do professor (% de notas) 2008/11

18 Autoavaliação do aluno (% de notas) 2008/11) 18

19 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 19 2011 Autoavaliação do aluno (% de notas) 2008/11

20 Percentual de notas atribuídas à turma pelo professor (Comparativo 2008 - 2011) 20

21 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 21 2011 Percentual de notas atribuídas à turma pelo professor

22 Percentual de notas atribuídas aos alunos pelo professor (Comparativo 2008 - 2011) 22

23 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 23 2011 Percentual de notas atribuídas aos alunos pelo professor

24 Avaliação do professor pelo aluno MÉDIAS GERAIS (Comparativo 2008 - 2011) 24

25 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 25 2011 Avaliação do professor pelo aluno – MÉDIAS GERAIS

26 Autoavaliação do aluno MÉDIAS GERAIS (Comparativo 2008 - 2011) 26

27 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 27 2011 Autoavaliação do aluno – MÉDIAS GERAIS

28 A turma sob a ótica do professor MÉDIAS GERAIS (Comparativo 2008 - 2011) 28

29 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 29 2011 A turma sob a ótica do professor – MÉDIAS GERAIS

30 Autoavaliação do professor MÉDIAS GERAIS (Comparativo 2008 - 2011) 30

31 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 31 2011 Autoavaliação do professor - MÉDIAS GERAIS

32 Itens da Infraestrutura priorizados pelos alunos (Comparativo 2008 - 2011) 32

33 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 33 2011 Itens da Infraestrutura priorizados pelos alunos (%)

34 Itens da Infraestrutura priorizados pelos professores (Comparativo 2008 - 2011) 34

35 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 35 2011 Itens da Infraestrutura priorizados pelos professores (%)

36 Participação dos alunos em atividades extraclasse (Comparativo 2008 - 2011) 36

37 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 37 2011 Participação dos alunos em atividades extraclasse (%)

38 Utilização de recursos didáticos, segundo os professores (Comparativo 2008 – 2011) 38

39 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 39 2011 Utilização de recursos didáticos, segundo os professores (%)

40 Necessidade de recursos didáticos, segundo os professores (Comparativo 2008 - 2011) 40

41 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 41 2011 Necessidade de recursos didáticos, segundo os professores (%)

42 Prática docente, na opinião dos alunos (Comparativo 2008 - 2011) 42

43 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 43 2011 Prática docente, na opinião dos alunos (%)

44 Prática docente, na opinião dos professores (Comparativo 2008 - 2011) 44

45 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 45 2011 Prática docente, na opinião dos professores (%)

46 Orientação acadêmica segundo o aluno (Comparativo 2008 – 2011) 46

47 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2008 47 2011 Orientação acadêmica segundo o aluno - %

48 Comentários 48

49 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 49

50 Motivos de trancamentos 50

51 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 51

52 Medidas 52

53 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 Resolução 131/08-CONSEPE - Artigo 17 sobre a Avaliação da Docência: determina que a plenária dos departamentos deve discutir os dados e propor melhoria ao ensino de graduação (anexo aos Planos Trienais). Ofício do Reitor solicitando justificativa sobre o não comparecimento ou não cumprimento do horário de professores com notas médias abaixo de 6.0 (seis). Criado um espaço no Sigaa para o aluno informar a ausência do professor. Revisão dos questionários atendendo as sugestões dos departamentos na avaliação da docência incluindo: Trancamento de disciplinas com justificativa Orientação acadêmica MEDIDAS TOMADAS 53

54 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 Programa de Atualização Pedagógica (PAP) que, a partir de 2004 passa a ser institucionalizado, de forma permanente, e obrigatório para professores recém contratados. Implantação do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino de Graduação com financiamentos. Redimensionamento da monitoria com um programa de iniciação à docência. Ampliação da Docência Assistida com incentivo de bolsas REUNI para melhoria do ensino de graduação. Inclusão da docência assistida no instrumento de avaliação. MEDIDAS TOMADAS 54

55 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 Ampliação da Biblioteca Central e mudança no processo de compra de livros. Melhoria da infraestrutura: salas de aula e laboratórios que foram incorporados ao plano de obras da universidade. Laboratório de habilidades na área da saúde. Melhoria de espaços de convivência em alguns centros. MEDIDAS TOMADAS 55

56 Encaminhamentos 56

57 Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2010.1 ENCAMINHAMENTOS DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA NA UFRN – 2010.1 (RESOLUÇÃO 131/2008-CONSEPE) 25 de março – Apresentação dos resultados gerais da Avaliação da Docência 2010.1 no Fórum de Dirigentes, convocado pelo Reitor. 30 de março - Disponibilização dos resultados, on-line, no SIGAA, pela Comissão Própria de Avaliação, aos Diretores de Centro e Unidades Especializadas de Ensino, Chefes de Departamento e professores. (CAP. IV. Art. 10 e 12). Até 14 de abril : Prazo para recurso do professor, à CPA, do seu resultado (Cap. IV. Art. 13.) Até 16 de maio: Prazo para cada Centro discutir os resultados gerais da avaliação da docência no contexto do Centro, acompanhar a divulgação e a discussão dos resultados da avaliação pelos Departamentos a ele vinculados, aprovar os adendos aos planos trienais dos Departamentos e encaminhar à PROPLAN e à CPA os adendos e outras decisões aprovados pelos CONSECs (CAP. V. Art. 17 e seus parágrafos). 57

58 PROPLAN cpa_proplan@reitoria.ufrn.br Comissão Própria de Avaliação - CPA Avaliação da Docência


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