A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação

2 Oficina 1: O Despertar para o sonho.
Objetivo: Propiciar a identificação do sonho e o impacto da gravidez não planejada na adolescência no projeto de vida. Material: 1 Livro do Professor – “Vale Sonhar”. 1 Livreto – Viagem ao Futuro. 100 Fichas de trabalho. 1 Saco com testes de gravidez: 25 (positivo) e 50 (negativo). 50 Bexigas. Papel sulfite, papel craft e 4 canetas (pincel atômico, que não acompanha o jogo). Tempo de duração: 1h30 minutos

3 Metodologia: 4 etapas – Aquecimento, Ação do jogo, Compartilhamento e Avaliação.
Preenchimento das fichas (Lado A). Distribuição dos testes de gravidez. Ex: Classe de 40 alunos – 10 positivos e 30 negativos (Índice de 27% de gravidez). Distribuição das bexigas, seguindo o número de testes positivos. Leitura do livreto. Discussão da reflexão (Viagem ao Futuro). Preenchimento das fichas (Lado B), e recolhimento das mesmas. Dividir a sala em 4 grupos (2 de meninas e 2 de meninos). Entregar o papel craft e o pincel atômico. Grupo das meninas: “Quais as conseqüências de uma gravidez na adolescência para as meninas”. Grupo dos meninos: “Quais as conseqüências de uma gravidez na adolescência para os meninos”. Apresentação em painéis. Compartilhamento (Participação da Oficina, relato de conhecidos , pontos principais da aula). Avaliação (Cada aluno escreverá uma mensagem a um colega, aconselhando-o a evitar a gravidez). O professor recolherá esta mensagem.

4 Oficina 2: Nem toda relação sexual engravida.
Objetivo: Conhecer os processos de reprodução humana e saber identificar as práticas sexuais de riscos. Material: 4 Quadros dos Aparelhos Reprodutores (órgãos genitais externos e internos). 8 Cartões imantados com ilustrações (4 óvulos e 4 espermatozóides). 22 Cartas com perguntas e respostas: 6 (Laranja), 6 (Azul) e 10 (Violeta). Tempo de duração: 1h30 minutos.

5 Metodologia: 4 etapas Dividir em 4 grupos iguais. Escrever, em 4 minutos, todos os tipos de trocas de carinho e práticas sexuais que conhecem. Contagem e vencedor (maior número de palavras). Identificar quais oferecem risco de gravidez (R) e não-risco (NR), guardar as lista para o final do jogo. Explicação dos aparelhos reprodutores masculinos e femininos (externos e internos). Jogo se inicia pelo vencedor da competição anterior (Sentido horário). Perguntas das cartas azuis e laranjas, sempre alternando até terminá-las (1 minuto para discussão da resposta) Iniciar com as cartas de práticas sexuais (violeta), respondendo se há ou não a existência do risco de gravidez e porquê (Utilizar os quadros e imãs). Pontuação: Certo. 2 pontos , Errado -2 pontos. Caso não queiram responder passam a vez para o próximo grupo, caso respondam certo ganham 2 pontos, se errarem não perdem nada. Contagem e Vencedor. Avaliação: Ler e reavaliar a lista de práticas sexuais, alterando os dados, caso necessário. Compartilhamento: Discussão sobre o que mais chamou a atenção.

6 Oficina 3: Engravidar é uma escolha.
Objetivo: Informar sobre os métodos contraceptivos e promover a aprendizagem sobre o uso dos mesmos, focando o uso da camisinha e a pílula do dia seguinte. Material: 1 Alvo. 17 Cartões de contraceptivos. 21 Cartas de perguntas e respostas: 7 (verde, amarela e vermelha). 50 Fichas de pontuação. 10 Cartas de riscos. Tempo de duração: 1h30 minutos.

7 Metodologia: 4 etapas Dividir em 4 grupos iguais. Distribuir, para análise, os cartões de contraceptivos (Barreira/Químico, Hormonal, Natural e DIU/Cirúrgico), pontuando de 0 a 10. Esse material passa por todos os grupos, e os mesmos devem ser guardados para sua utilização no final do jogo. Grupo 1 joga no tiro ao alvo para saber a cor das cartas que todos os grupos irão responder naquela rodada. Terão 1 minuto para a resposta. Pontos: Verde: 6 pontos / Amarelo: 4 pontos / Vermelho: 2 pontos. Resposta errada: Carta de Risco (-3 pontos) vulnerabilidade à gravidez. Terminando a rodada, o grupo 2 joga no tiro ao alvo, e assim sucessivamente. Errando o alvo, o grupo fica sem escolher a cor e responder a pergunta da rodada. Contagem e Vencedor. Avaliação: Distribuir novamente os métodos contraceptivos e reavaliá-los. Se ocorrer mudanças, questioná-los. Indicar o melhor método para adolescentes. Compartilhar: O que mudou, como se sentiram, etc.

8 ENQUETE – GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Idade: Sexo: M ( ) F ( ) Série: 1ª ( ) 2ª ( ) 3ª ( ) Meninos Você engravidou alguma menina nos últimos 12 meses? Sim ( ) Não ( ) Meninas Você engravidou ou esteve grávida nos últimos 12 meses?

9 ENQUETE – GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA ESCOLA
Município: Escola: Multiplicador: ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA ENQUETE Série Total Alunos de anos No de alunos (14-19 anos) que responderam SIM Alunos M F 1a 2a 3a

10 Agente de Prevenção Nome do Professor: SÉRIE
N° TOTAL DE ALUNOS DA TURMA N° DE ALUNOS N° DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DAS 3 OFICINAS 1ª oficina 2ª oficina 3ª oficina 1º A 40 38 1º B 42   39 42 41 39 1º C 45 TOTAL  127 124 120 122 117

11 N° DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DAS 3 OFICINAS
REGISTRO DAS OFICINAS ESCOLA DE: Município: Escola: Multiplicador: SÉRIE N° TOTAL DE ALUNOS N° DE ALUNOS N° DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DAS 3 OFICINAS DO 1° EM 1ª oficina 2ª oficina 3ª oficina Total 127  124 120 122 117

12 Entrega de documentos Enquete: Deve ser aplicada com todos os alunos (1º, 2º e 3º Ensino Médio) antes da realização das oficinas. A síntese da enquete deve ser enviada com cópia para e para (A/C Vanessa Tamae e Cida Amieiro), até 15/11/2008. Registro das Oficinas: A síntese do registro das oficinas deve ser enviado para o Instituto Kaplan com cópia para (A/C Vanessa Tamae e Cida Amieiro), assim que as oficinas tiverem sido concluídas na escola ou no máximo até o dia 12/12/2008. Obs: Se as oficinas não forem aplicadas a todos os alunos dos 1º anos, fazer um relato das razões que levaram a este fato, para que este resultado mude para o próximo ano. Enviar para os mesmos endereços acima. Qualquer dúvida sobre o Projeto, entre em contato com o multiplicador (PCOP) pelo


Carregar ppt "Apresentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google