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Curso: Engenharia de Produção

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Apresentação em tema: "Curso: Engenharia de Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: Organização Industrial Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto

2 Objetivo da Disciplina
Elementos de Maquinas Objetivo da Disciplina Apresentar ao aluno as diversas estruturas de métodos, processos e avaliação dos tempos dentro da organização, além de definição de lay outs e movimentação dentro da indústria, capacitando-o para o entendimento e gerenciamento da mesma. Prof. Luis R.M.Pinto

3 Bibliografias renovadas
Elementos de Maquinas Bibliografias renovadas Bibliografia Básica 1. ZILSTRA,K. D. Distribuição Lean, porto alegre. Bookman, 2008 2. WOMACK, J.P. et al. A Máquina que Mudou o Mundo. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992. 3. Rocha, D. R., 2008, Gestão da Produção e Operações, Rio de Janeiro, Ed. Ciência Moderna . 4. Rodrigues, P.S.A., 2007, Gestão Estratégica da Armazenagem, 2ª ed., São Paulo, Ed. Aduaneiras. Bibliografia Complementar 1. Zilstra, K.D., 2008, Distribuição Lean, Porto Alegre, Bookman Prof. Luis R.M.Pinto

4 Avaliação 2 provas (1 por bimestre), ou Trabalhos
Elementos de Maquinas Avaliação 2 provas (1 por bimestre), ou Trabalhos Freqüência Mínima: 75% (onde N1 e N2 são as médias bimestrais e MS é a média semestral) Prof. Luis R.M.Pinto

5 Avaliação MS >= 70 e freqüência > 75% - Aprovado
Elementos de Maquinas Avaliação MS >= 70 e freqüência > 75% - Aprovado 35 > MS >70 – Exame Final MS < 35 – Reprovado Freqüência < 75% - Reprovado Prof. Luis R.M.Pinto

6 Avaliação MF = Média Final MS = Média do semestre
Elementos de Maquinas Avaliação MF = Média Final MS = Média do semestre EF = Nota do Exame Final MF > 50 - Aprovado Prof. Luis R.M.Pinto

7 Horário de Aula Terças das 21:00 as 22:40 Quartas das 19:00 as 20:40
Elementos de Maquinas Horário de Aula Terças das 21:00 as 22:40 Quartas das 19:00 as 20:40 Prof. Luis R.M.Pinto

8 Elementos de Maquinas Ementa da disciplina Noções básicas de organização. (da produção em massa para a produção enxuta) Processo de Projeto. Projeto de Método (Estudo de Movimento): Técnicas de Registro e Análise Economia de Movimentos. Técnicas de Medida do Trabalho: Estudo de Tempos, Amostragem do Trabalho, Tempos Pré-determinados, avaliação/ritmo, Diagrama Homem-máquina. Balanceamento de linhas. Tempo Padrão. Estudo do arranjo físico ‘’Layout’’. Prof. Luis R.M.Pinto

9 Organização : Da Produção em Massa para a produção Enxuta.
Elementos de Maquinas Capítulo 1: Organização : Da Produção em Massa para a produção Enxuta. Prof. Luis R.M.Pinto

10 Organização Da Produção em massa para a produção enxuta
Elementos de Maquinas Organização Da Produção em massa para a produção enxuta Conceitos serão estudados com ajuda de estudos de caso. A indústria escolhida é a automobilística por ser historicamente didática na apresentação dos conceitos. Prof. Luis R.M.Pinto

11 Organização Da Produção em massa para a produção enxuta :
Elementos de Maquinas Organização Da Produção em massa para a produção enxuta : 1.1. A Indústria automobilística em transição: Prof. Luis R.M.Pinto

12 1.1 A Indústria automobilística em transição
Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição A indústria automobilística é uma das maiores em atividade industrial, com mais de 50 milhões de veículos produzidos a cada ano. Por duas vezes no século passado esta indústria alterou nossas noções de como produzir bens. Prof. Luis R.M.Pinto

13 1.1 A Indústria automobilística em transição
Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Após a 1º guerra mundial, Alfred Sloan (GM) e Henrry Ford (Ford) conduziram uma mudança importante: de séculos de produção artesanal (com liderança de indústrias européias) para a era da produção em massa (início da liderança dos EUA) Prof. Luis R.M.Pinto

14 1.1 A Indústria automobilística em transição
Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Após a 2º guerra mundial, Eiji Toyoda e Taiichi Ohno da Toyota japonesa, foram os pioneiros no conceito da Produção Enxuta. Com as outras companhias japonesas copiando este sistema, o Japão logo saltou para a atual proeminência econômica. Prof. Luis R.M.Pinto

15 1.1 A Indústria automobilística em transição
Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Histórico comparativo: Produção Artesanal Produção em massa Produção enxuta Prof. Luis R.M.Pinto

16 1.1 A Indústria automobilística em transição
Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Produção Artesanal: Características Trabalhadores muito qualificados Ferramentas simples e flexíveis Um item por vez conforme desejo do cliente Ex; móveis por encomenda, trabalhos de arte decorativa, alguns modelos de super-carros, etc. Prof. Luis R.M.Pinto

17 1.1 A Indústria automobilística em transição
Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Produção Artesanal: resultado Bens produzidos muito caros, o que levou à produção em massa. Prof. Luis R.M.Pinto

18 1.1 A Indústria automobilística em transição
Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Produção em Massa: Características Trabalhadores menos qualificados. Máquinas complexas e dispendiosas. Alto volume de produção de cada item. Necessita suprimentos, trabalhadores e espaço extra para garantir a continuidade da produção. Prof. Luis R.M.Pinto

19 1.1 A Indústria automobilística em transição
Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Produção em Massa: resultado Mudança de Produto muito cara, mantém os modelos padrão pelo máximo tempo possível. Bens produzidos muito baratos, porém com pouca variedade. Métodos de trabalho tediosos Prof. Luis R.M.Pinto

20 1.1 A Indústria automobilística em transição
Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Produção Enxuta: Características Mescla os dois métodos anteriores. Evita o alto custo do processo artesanal. Evita a rigidez do processo de produção em massa. Emprega trabalhadores multiqualificados nos diversos níveis da Organização. Máquinas mais flexíveis e automatizadas Prof. Luis R.M.Pinto

21 1.1 A Indústria automobilística em transição
Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Produção Enxuta: resultado Produção de grandes volumes de produtos com ampla variedade Prof. Luis R.M.Pinto

22 1.1 A Indústria automobilística em transição
Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição A produção Enxuta foi uma expressão definida pelo pesquisador John Krafcik. É “Enxuta”, por empregar menores quantidades de tudo em comparação com os métodos de produção em Massa. Prof. Luis R.M.Pinto

23 1.1 A Indústria automobilística em transição
Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Vantagens da Produção Enxuta. Menos esforço dos operários da fábrica. Menos espaço para a fabricação. Menos investimento em ferramentas. Menos tempo para planejamento e desenvolvimento de novos produtos. Menos estoques no local de fabricação. Menos defeitos de fabricação. Maior e sempre crescente variedade de produtos. Prof. Luis R.M.Pinto

24 1.1 A Indústria automobilística em transição
Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Diferenças de Mentalidade (Enxuta x Massa). Massa: Objetivo – meta limitada, que seja boa o suficiente. Quantidade tolerável de defeitos. Nível máximo de estoques aceitável Limitada variedade de produtos padronizados. Prof. Luis R.M.Pinto

25 1.1 A Indústria automobilística em transição
Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Diferenças de Mentalidade (Enxuta x Massa). Enxuta: Objetivos: Custos declinantes. Ausência de itens defeituosos. Nenhum estoque. Grande variedade de novos produtos. Prof. Luis R.M.Pinto

26 1.1 A Indústria automobilística em transição
Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Para o trabalhador a principal vantagem é que para cada produto os processos diferem, tornando o trabalho mais desafiador e menos monótono que o processo relacionado com a produção em massa. Isso torna o trabalho mais estimulante. Prof. Luis R.M.Pinto


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