Carregar apresentação
1
Dimensões do produto
2
O produto pode ser dividido em 4 dimensões semióticas: - Hílica ou material - Sintática ou técnica - Semântica ou da forma - Pragmática ou do uso
3
Dimensão hílica: composição química, durabilidade ou outras características semelhantes do material.
4
Dimensão sintática: abrange a estrutura do produto e o seu funcionamento técnico. A estrutura consiste das partes e do modo como elas estão conectadas umas às outras.
5
A sintaxe (estruturas e padrões formais do modo como esse algo é expresso) pode ser ilustrada por desenhos técnicos e modelos.
6
Inclui tanto a análise da construção técnica do produto quanto à análise de detalhes visuais como juntas, aberturas, orifícios superposições, texturas, desenhos e cores.
7
Também podem ser descritos como aspectos da composição formal, como simplicidade e complexidade da forma como um todo, simetria equilíbrio, dinamismo e ritmo.
8
Ex.: Na fotografia, o ritmo requer a repetição de um detalhe visual na forma. A cor afeta também a impressão visual de tamanho – o preto emagrece!
9
A relação entre a construção técnica do produto e o seu ambiente pode ser identificada. Um produto quanto pelo ambiente em que o produto possa se fundir.
10
Ex.: Os equipamentos domésticos podem ser projetados para serem neutros e desaparecerem no ambiente da cozinha ou para se destacarem, chamarem a atenção.
11
Dimensão pragmática: é analisada sob o ponto de vista do seu uso, como ergonômico ou sociológico (quem usa o produto, em que tipo de situação).
12
Pode ser analisada a aplicação prática, social e estética do produto
Pode ser analisada a aplicação prática, social e estética do produto. Ex.: o material do cabo de uma faca de pescador é a cortiça, com o objetivo de prevenir que a faca afunde.
13
Compreende toda a existência do mesmo, de seu planejamento a destruição, reuso ou reciclagem. Inclui o conhecimento sobre os seus usuários e sobre o seu impacto ambiental.
14
Dimensão semântica (estudo do sentido das palavras: o “como”): seus aspectos centrais são as qualidades expressiva e representacional de um produto.
15
- O que o produto representa
- O que o produto representa? - Como o objetivo do produto é expresso ou representado? - A que ambiente o produto parece pertencer?
16
Ex.: são diferentes as qualidades representacionais de uma cadeira de jardim, uma de escritório e uma de mesa de jantar.
17
A semântica do produto está sujeita a mudanças se o material dele muda
A semântica do produto está sujeita a mudanças se o material dele muda. Ex.: um bule de porcelana e um de aço inox.
18
Exercício: fazer a análise das dimensões semióticas (hílica, sintática, semântica e pragmática) do produto abaixo.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.