A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dimensões do produto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dimensões do produto."— Transcrição da apresentação:

1 Dimensões do produto

2 O produto pode ser dividido em 4 dimensões semióticas: - Hílica ou material - Sintática ou técnica - Semântica ou da forma - Pragmática ou do uso

3 Dimensão hílica: composição química, durabilidade ou outras características semelhantes do material.

4 Dimensão sintática: abrange a estrutura do produto e o seu funcionamento técnico. A estrutura consiste das partes e do modo como elas estão conectadas umas às outras.

5 A sintaxe (estruturas e padrões formais do modo como esse algo é expresso) pode ser ilustrada por desenhos técnicos e modelos.

6 Inclui tanto a análise da construção técnica do produto quanto à análise de detalhes visuais como juntas, aberturas, orifícios superposições, texturas, desenhos e cores.

7 Também podem ser descritos como aspectos da composição formal, como simplicidade e complexidade da forma como um todo, simetria equilíbrio, dinamismo e ritmo.

8 Ex.: Na fotografia, o ritmo requer a repetição de um detalhe visual na forma. A cor afeta também a impressão visual de tamanho – o preto emagrece!

9 A relação entre a construção técnica do produto e o seu ambiente pode ser identificada. Um produto quanto pelo ambiente em que o produto possa se fundir.

10 Ex.: Os equipamentos domésticos podem ser projetados para serem neutros e desaparecerem no ambiente da cozinha ou para se destacarem, chamarem a atenção.

11 Dimensão pragmática: é analisada sob o ponto de vista do seu uso, como ergonômico ou sociológico (quem usa o produto, em que tipo de situação).

12 Pode ser analisada a aplicação prática, social e estética do produto
Pode ser analisada a aplicação prática, social e estética do produto. Ex.: o material do cabo de uma faca de pescador é a cortiça, com o objetivo de prevenir que a faca afunde.

13 Compreende toda a existência do mesmo, de seu planejamento a destruição, reuso ou reciclagem. Inclui o conhecimento sobre os seus usuários e sobre o seu impacto ambiental.

14 Dimensão semântica (estudo do sentido das palavras: o “como”): seus aspectos centrais são as qualidades expressiva e representacional de um produto.

15 - O que o produto representa
- O que o produto representa? - Como o objetivo do produto é expresso ou representado? - A que ambiente o produto parece pertencer?

16 Ex.: são diferentes as qualidades representacionais de uma cadeira de jardim, uma de escritório e uma de mesa de jantar.

17 A semântica do produto está sujeita a mudanças se o material dele muda
A semântica do produto está sujeita a mudanças se o material dele muda. Ex.: um bule de porcelana e um de aço inox.

18 Exercício: fazer a análise das dimensões semióticas (hílica, sintática, semântica e pragmática) do produto abaixo.


Carregar ppt "Dimensões do produto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google